Sorte ou Azar?
Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa. O que ele mais desejava era ter um cavalo, mas não tinha dinheiro. Justamente nesta dia passou em sua rua uma cavalaria, que levava um potrinho incapaz de acompanhar o grupo. O dono da cavalaria, sabendo do desejo do menino, perguntou se ele queria o cavalinho. Exultante o menino aceitou. Um vizinho, tomando conhecimento do ocorrido, disse ao pai do garoto: "Seu filho é de sorte!" "Por quê?", perguntou o pai. "Ora", disse ele, "seu filho queria um cavalo, passa uma cavalaria e ele ganha um potrinho. Não é uma sorte?" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", comentou o pai.
O menino cuidou do cavalo com todo zelo, mas um dia, já crescido, o animal fugiu. Desta vez, o vizinho diz: "Seu filho é azarento, hein? Ele ganha um potrinho, cuida dele até a fase adulta, e o potro foge!" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", repetiu o pai.
O tempo passa e um dia o cavalo volta com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz, consegue cercá-los e fica com todos eles. Observa o vizinho: "Seu filho é de sorte! Ganha um potrinho, cria, ele foge e volta com um bando de cavalos selvagens." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", responde novamente o pai. Mais tarde, o rapaz estava treinando um dos cavalos, quando cai e quebra a perna. Vem o vizinho: "Seu filho é de azar! o cavalo foge, volta com uma manada selvagem, o garoto vai treinar um deles e quebra a perna." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", insiste o pai.
Dias depois, o reino onde moravam declara guerra ao reino vizinho. Todos os jovens são convocados, menos o rapaz que estava com a perna quebrada. O vizinho: "Seu filho é de sorte..."
Assim é na vida, tudo que acontece pode ser sorte ou azar. Depende do que vem depois. O que parece azar num momento, pode ser sorte no futuro.
Do livro: O Sucesso não Ocorre por Acaso - Dr. Lair Ribeiro - Ed. Objetiva
-------------------------------------------
Isso faz-me lembrar do post que publiquei outro dia sobre as dicas de bem viver de Regina Brett, no item 26, em que ela diz:
"- 26. Encare cada "chamado" desastre com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?"
Pois e'! Sorte ou Azar? Depende... em cinco anos em tera' sido convertido o acontecimento? E' muito relativo, por isso o que importa e' o momento presente vivido de forma moderada e sabia... Daqui a 5 anos, vai importar? Se sim, entao vale a pena "sofrer" pelo acontecimento, senao... senao deixa pra' la'... :o)
Beijos, flores e muitos sorrisos... :o)
-------------------------------
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar
9 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:
Carmem, deixei um selinho para vc no meu blog
ajude a divulgar.
Bom final de semana!
Carmem, que coisa boa você aquí conosco. Achei linda a sua postagem. É uma lição de fibra. De você só se podia esperar isso, né?
Você é um amor de pessoa. Adorei isso:
"Se sim, entao vale apena "sofrer" pelo acontecimento, senao... senao deixa pra' la'... :o)"
É isso mesmo, Carmem. Toca para a frente e tudo vai dar certo. Tomara que seja breve. Estava com muitas saudades dos encontros virtuais. Pelo menos agora você está mais perto. Seja bem vinda!
Beijos com muita alegria, flores de boas vindas e muitos sorrisos lindos seus, é claro! Manoel.
"Há corações que param no passado;
e para que isto não
aconteça com você deixo-lhe este
pequeno lembrete, para que o
seu coração, ao mover-se no futuro,
encontre sempre algo no
presente."
Bom fim de semana pra vc amiga.
beijooo.
Fermosa fábula que nos erve de aprendizaxe. Saúde, sorte e amor na nova etapa.
Bicos, frores e moitos sorrisos.
Gostei tanto da história.. É mesmo isso, o que num momento parece azar, no outro pode revelar.se uma sorte tremenda. :D
Beijinhos beijinhos beijinhos e (outra vez) que os próximos dias sejam divertidos mas também o mais calmos possíveis. :P
É COMO DIRIA AQUELA SENHORA DE NACIONALIDADE PORTUGUESA:
-ORA, POIS,POIS NADA COMO UM "DIAS" APÓS O OUTRO (RSRS)
UM ABRAÇÃO CARIOCA E BELO RETORNO!!!
Querida Carmem, tenho uma frase que carrego comigo: Nada é apenas ruim, ou totalmente bom,quanto mais luz, mais sombras; sempre há custos e benefícios, é importante estar preparado para a nova etapa. Assim é a vida, em cada acontecimento podemos tirar lições, a dor é que ensina. Bjs
Que a minha solidão me sirva de companhia,
que eu tenha coragem de me enfrentar,
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir, como se
estivesse plena de tudo".
Clarice Lispector
Desejo um lindo domingo para você.
Abraços com todo meu carinho
É verdade... tudo te seu lado bom e ruim, depende do ponto de vista de cada um...
Bom texto. Beijos
Post a Comment