Showing posts with label esperança. Show all posts
Showing posts with label esperança. Show all posts

Sunday, January 01, 2012

Eterno (Re)Começo

 (Pic by Carmem L Vilanova - Lago Titicaca, Copacabana - Bolívia)

Eterno (Re)Começo

Cada dia, semana, mês, ano de nossas vidas é um Eterno (Re)Começo.

Embora nem sempre paremos para observar, não podemos deixar de reconhecer que há toda uma magia em cada amanhecer.

O simples fato de abrir os olhos e reconhecer-nos vivos (não falo em fisicamente vivos unicamente) neste novo dia, é algo que por si só já deve encher nossa existência de uma alegria incomparável.

Como todo (re)começo, cada novo dia nos oferece a oportunidade de fazer as coisas de outro modo, de uma forma mais adequada às nossas necessidades, às nossas expectativas e a magia inconfundível disso é que temos o direito - e por que nao dizer, o dever - de mudar de opinião, posição e direção, sempre que seja preciso, sem que isso faça com que nos sintamos culpados ou ressentidos com algo ou alguém, pois a prioridade em nossas escolhas deve estar sempre em optar por caminhos que nos façam felizes, caminhos que possuam um coração, um amor, um sentimento de bondade, de paz e de harmonia. E, se o caminho a ser escolhido não possuir nada disso, há que deixá-lo para trás, pois não nos serve, pelo menos não neste momento de nossas vidas.

A música diz "começar de novo e contar comigo, vai valer a pena ter amanhecido"... Sim, claro que vale e esta é a graça da vida: a de poder (re)começar todos os dias, poder contar consigo mesmo para enfrentar todos os desafios que a vida oferece...

Vencer? Nem sempre! Mas devemos lutar quantas vezes sejam necessárias sem medo do que venha mais adiante...

Sorrir? Talvez seja um pouco difícil, mas continuar sendo teimoso em "mostrar os dentes", isso faz com que toda nuvem que queira acercar-se de nós se desfaça mais facilmente...

Neste ano que (re)começa, espero que possamos refletir um pouco sobre isso e agradecer sempre ao Ser Superior (não importando como a Ele nos refiramos) a oportunidade de Viver e Ser Feliz... Sempre!

Um Lindo (Re)Começo para todos!

FELIZ 2012!!! E que venham mais... muitos mais!!!

Wednesday, November 30, 2011

Voltaste


(Pic by Carmem L Vilanova - Sahuarita, Arizona - USA)

Voltaste

Voltaste 
e porque voltaste minh'alma sorriu e cantou
e pulou de contentamento.

Voltaste 
e porque voltaste tudo se fez luz 
e a alegria invadiu meus dias, meu coração.

Voltaste
e porque voltaste brotou outra vez
a esperança que jazia em meus sentimentos.

Voltaste
e porque voltaste quero encher-te de beijos e abraços, 
saciando todo o desejo que corre em meu ser.

Voltaste
e porque voltaste sou feliz
... eternamente!

(Carmem L Vilanova)



-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Wednesday, November 23, 2011

Por Ti Espero


(Pic by Carmem L Vilanova - La Paz, Bolívia)

Por Ti Espero

Quisera sentir o calor dos teus abraços
como antes, como sempre...
teus beijos úmidos e ardentes,
tuas mãos atrevidas a explorar meu corpo,
fazendo-me sentir a mais bela das mulheres.

Quisera sentir tua voz macia,
falando-me ao ouvido aquelas coisas que somente
tu és capaz de dizer e de fazer-me estremecer,
e sonhar e nunca mais ter vontade de acordar
deste delírio encantador.

Quisera sentir teu corpo forte,
entranhando-te ao meu, de tal forma que 
nem a natureza poderia separar
dois corpos assim de unidos, pelo amor,
pela paixão, cumplicidade e desejo.

Quisera não ter mais que esperar para ver-te voltar
a entrar por esta porta, a do meu coração
que sonha em cubrir-te de beijos, carícias,
e tudo aquilo que somente nosso amor é capaz...
Volta logo amor meu, que meu amor por ti espera!

(Carmem L Vilanova)



-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Monday, November 21, 2011

Só Por Hoje

(Pic by Carmem L Vilanova - Lago Titicaca, Peru-Bolívia)



Só Por Hoje

Só por hoje não quero despertar.
Quero permanecer em teus braços,
como pássaro que se recusa
a deixar o ninho que o acolhe e o protege.

Só por hoje não quero sonhar.
Não! Hoje não há sonho, só realidade,
a realidade deste amor que preenche meu ser,
como a luz que ilumina a própria existência.

Só por hoje não quero dormir.
Quero viver a vida e poder estar desperta e alerta
e assim, usufruir dos carinhos 
e da dulçura dos beijos teus.

Só por hoje não quero ter esperanças.
Esperança é para que não acredita que a vida pode ser vivida plenamente, 
o amor apaixonante,
sábio e, sobretudo, real e verdadeiro.

Só por hoje eu quero ser somente...
Feliz... Muito Feliz!

(Carmem L Vilanova)



-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Tuesday, November 15, 2011

Rima do Amor


(Pic by Carmem L Vilanova - Arequipa, Peru)

Rima do Amor

Há quem diga que Amor não existe...
Eu digo que sim!
e mais, que Amor tem rima...

Para mim Amor é:
sol, luz, felicidade, resplendor...
dia, noite, amizade, sabor...
chuva, vento, natureza, cor...
calor, frio, desejo, ardor...
presença, saudade, ansiedade, flor...
riqueza, pobreza, alegria, valor...

Amor rima com tudo...
Amor só não rima com dor...
Se Amor rima com dor...
Acredite, pode ser tudo...
Mas na vida
não é Amor...

(Carmem L Vilanova)


-------------------------------
-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Thursday, October 20, 2011

Mote

MOTE
Cada coisa no seu canto,
Cada coisa no seu tempo...



GLOSA
Cansados de esperar tanto
Por um bem que nao virá,
A gente pensa em deixar
Cada coisa no seu canto...
Em cada vida há um pranto,
Um sorriso em cada TEMPLO...
De JESUS segue o exemplo
E a tua cruz carregando.
Logo dirás gargalhando:
Cada coisa no seu tempo!

Este poeminha foi feito por minha mae, Otávia Vila Nova, em Canhotinho, Pernambuco, Brasil, no ano de 1960.
Muito bonito! Obrigada, mãe!

Friday, September 16, 2011

O Barco

(Pic by Carmem L Vilanova - Lago Titicaca, Peru-Bolívia)

O Barco


Vai barco! 
Leva contigo minha solidão.
Sozinha estou. 
Abandonaram-me a paz, a harmonia, a vontade de ser.
Deixaram-me aqui a padecer de sonhos e esperanças.
Esperanças que alimentam sonhos...
Sonhos que me ajudam a viver.

Vai barco!
Leva contigo minha tristeza.
A tristeza é feia e eu tenho medo.
Medo de não voltar a ser feliz como um dia fui.
Medo de me acostumar à mesmice do cotidiano.
Medo de não voltar a ver meu sorriso...
Sorriso que já não flui.

Vai barco!
Leva contigo minha amargura.
A amargura dói e faz doer.
Quero de volta minha alegria.
Alegria às vezes sinto por amar e saber-me amada;
Mas com medo de fazer sofrer.

Vem barco!
E traz contigo tudo o que perdi.
Enche-me de esperanças,
Que alimentam meus sonhos,
Que espantam essa tristeza,
Que me devolvem o sorriso,
Que expulsam a amargura,
Que me refazem de alegrias,
Que me permitem amar e querer viver.

(Carmem L Vilanova)


-------------------------------
-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Monday, December 20, 2010

Então é Natal...

Então é Natal... E como é Natal, eu gostaria de compartilhar com vocês da história de Ana Beatriz.

Vocês sabem quem é Ana Beatriz? Não?! Pois eu sei e vou contar a história dela para vocês, aproveitando que é Natal e essa história tem muito a ver com o que deveria ser revisto e reflexionado por nós, inicialmente dentro do espírito natalino, e de aí, por toda uma vida.

Eu já a havia visto muitas vezes nas aulas de atletismo do clube onde levo minha filha também para o atletismo e natação.

Além das aulas de atletismo normais como as de Carmencita, o clube também oferece aulas para pessoas com incapacidades físicas ou mentais, com um professor especializado e é lindo ver como Ana Beatriz corre, faz estiramentos, salta, tenta cruzar barreiras, obviamente dentro de suas limitações.

Juntamente a Ana Beatriz, estão Carlitos, Luciana, Andrés, Mariita e Júlia, sendo que Ana Beatriz é a única dentre eles que não é portadora de Síndrome de Down. Então, se não tem Síndrome de Down, qual seria o problema de Ana Beatriz, uma menina de olhar penetrante, sorriso lindo e uma alegria contagiante?

Vejam só... somente há poucos dias soube que Ana Beatriz foi gerada com muita alegria, dentro de uma gravidez absolutamente normal, em uma família rica, muito esperada e desejada por seus pais.

Até aí a história não tem nada de diferente da maioria das histórias que conhecemos. As diferenças, no entanto, começam a partir do momento do seu nascimento. Por complicações que não saberia dizer quais foram, há 20 anos, na hora em que Ana Beatriz nasceu, ela, que era "normal" até aquele instante, sofreu alguma complicação séria e pela demora na atenção médica, sofreu uma paralisia cerebral em 90%, de caráter irreversível.

A partir daquele momento, Ana Beatriz que tinha tudo para viver um conto de fadas em sua vida, teve seu destino traçado da forma mais triste para um ser humano: o desprezo e o abandono.

Ao vê-la "deficiente mental" o pai, um homem de alta sociedade para quem o padrão de "beleza e normalidade" é o que há de mais importante na vida, revelou, imediatamente, o seu desejo em se divorciar da mãe de Ana Beatriz, que não pode dar-lhe uma filha saudável.

Embora nunca tenha deixado, durante estes 20 anos, de ajudar a Ana Beatriz financeiramente, o pai nunca voltou a vê-la, nem sequer deseja saber como está. Triste, não? Pois é! Mas o pior ainda estava por vir.

Junto com o desprezo do pai, veio o desprezo da família paterna, que igualmente nunca voltou a ver esta menina tão linda, dona do sorriso mais lindo que já tive a oportunidade de ver em toda minha vida. E com isso Ana Beatriz se criou ao lado da mãe e um irmão dois anos mais velho que ela.

Tudo na vida de Ana Beatriz ia supostamente bem, dentro de suas limitações, até que há 6 anos a mãe foi diagnosticada com câncer, já em estado avançado. Chamaram para cuidá-la a Maria, uma enfermeira que, coincidentemente (aliás, coincidências deste tipo não existem na realidade) era especialista não somente no cuidado de adultos, mas também, e principalmente, no cuidado de crianças com necessidades especiais.

Maria cuidou da mãe de Ana Beatriz durante um ano e para a tristeza de todos, um ano depois a mãe de Ana Beatriz não pode suportar e lutar contra a doença e faleceu. Não antes de pedir a Maria que "por amor a Deus" nunca abandonasse a sua filha.

Com a morte da mãe, o pai se responsabilizou pela criação do irmão mais velho de Ana Beatriz (já que este filho era normal), afastando-o de uma vez por todas da vida deste ser humano que desde seu nascimento conheceu unicamente o abandono por parte dos que a deveriam amar. Também com a ausência da mãe, veio a ausência (desta vez definitiva) da família materna.

A família, símbolo principal de união. A família, criada por Deus para ser o apoio em nossas vidas, nosso pilar e nosso norte. Essa mesma família, foi a responsável pela maior tristeza na vida de um ser humano que nada fez para ser tão desprezado, a não ser o fato de não estar dentro dos padrões de "normalidade" impostos pela sociedade.

E é assim que desde os 15 anos, essa pobre menina rica vive, por assim dizer, sozinha no mundo. Abandonada pelo pai, pelo irmão e pela família, afastada de sua mãe pelas mãos do Criador, vivendo em uma casa bonita, mobiliada exclusivamente para suas necessidades, uma conta bancária invejável; no entanto, acompanhada unicamente de Maria, a enfermeira a quem ela ama como se fosse sua própria mãe, a profissional que deixou de sê-lo para se transformar na companhia inseparável de Ana Beatriz, chorando com suas tristezas, sorrindo com suas alegrias, dedicando-se a ela como a uma verdadeira filha, dando a Ana Beatriz o que todo o seu dinheiro nunca conseguiu comprar, AMOR.

Essa é Ana Beatriz. Deficiente mental, 20 anos (e idade mental de 4), linda (por dentro e por fora), alegre, ladra de corações (sim, porque temos nosso coração roubado por seu carinho no momento imediato a conhecê-la), rica e solitária.

E essa é Maria. Enfermeira, solteira, 45 anos, sem filhos biológicos, expressão máxima do AMOR INCONDICIONAL. Um exemplo de vida e amor ao próximo!

Então, como é Natal, época dedicada ao AMOR, deixo esta mensagem para que possamos refletir no que realmente deve ter valor em nossas vidas.

Essa é uma história verídica, vivida e ouvida por mim, Carmem L Vilanova, que as conheço e por quem tenho um carinho e um respeito imenso.

Que o espírito de AMOR de D. Maria seja o que impere em nossas vidas a partir de hoje e que a alegria e vontade de viver de Ana Beatriz sejam nossas companheiras inseparáveis.

FELIZ NATAL A TODOS!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

PS: Esta postagem é parte do Concurso Literário: "Então é Natal", promovido pelo nosso querido Espaço Aberto, do qual participo com enorme carinho e gratidão.



-------------------------------
-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Saturday, September 18, 2010

Roda da Vida

Pic by Carmem L Vilanova

Roda que move a água,
que move a vida,
a existência.

Roda que move esperança,
que move os dias,
e todo o Ser.

Roda... da Vida
que dá Vida!

(Carmem L Vilanova)

-------------------------------
-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Sunday, September 12, 2010

Ensinando um cavalo a cantar

"De acordo com uma antiga lenda, um homem sentenciado à forca por ofender a um sultão decidiu fazer um trato com a corte: se eles lhe dessem um ano, ele poderia ensinar o cavalo do sultão a cantar, ganhando assim, sua liberdade; no entanto, se ele falhasse, aceitaria ser enforcado sem reclamações.

Quando ele retornou para sua cela, um outro prisioneiro disse: "Você está louco?" Ao que o homem respondeu: "Sei que ao longo de um ano muita coisa pode acontecer. Talvez o sultão morra; e o novo sultão me perdoe. Talvez eu morra; e neste caso eu não perderia nada. Talvez o cavalo morra; e aí eu posso ser libertado. E, quem sabe... eu posso até ensinar o cavalo a cantar!"

Esta encantadora história fala, definitivamente, sobre a esperança. Fala da crença na impermanência das situações e não acreditar em conclusões desesperadas. Ultrapassa a ilusão de que podemos prever o futuro e colocar em nós um bom sentido de humildade. Reflete total otimismo, que é totalmente diferente da falta de habilidade em ter esperança.

Para mim, esta história é uma parábola de ciência, criatividade e ingenuidade. Coisas que parecem más agora poderemos encontrar uma forma de resolver mais adiante. Usando a mesma ciência, criatividade e ingenuidade que nos destrói. Será que podemos ter confiança em nós mesmos para encontrar uma solução para nossos problemas? Se prestarmos suficiente atenção ao que acontece ao nosso redor, poderemos incrementar nossa capacidade de encontrar soluções.

A prudência nos ajuda a discernir o que é o pensamento desejável do que é o pensamento fundamentado em possibilidades. A prudência nos ajuda a prevenir uma reação desesperada quando as circunstâncias não se realizam de acordo com o planejado para um determinado momento. O momento seguinte, a próxima respiração pode nos oferecer uma resposta. As coisas podem ser vistas diferentemente após uma boa noite de sono ou a passagem de um ano.

Enquanto isso o processo de ensinar um cavalo a cantar pode ter seu próprio valor. Podemos aprender sobre nós mesmos e a nos apreciar ao longo deste tempo. É melhor tentar do que se render ao desespero. Então, aproveite para ensinar o cavalo a cantar. Quem sabe você terá sucesso!!!

(Adaptação do texto de  Steven Pinker)
-------------------------------

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Monday, May 31, 2010

Duas bolas, por favor

Não há nada que me deixe mais frustrada do que pedir sorvete de sobremesa, contar os minutos até ele chegar e aí ver o garçom colocar na minha frente uma bolinha minúscula do meu sorvete preferido.

Uma só.

Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa.

Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um litro de sorvete bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.

O sorvete é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano.

A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade.

A gente sai pra jantar, mas come pouco.

Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons.

Conquista a chamada liberdade sexual, mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de 'fácil').

Adora tomar um banho demorado, mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta.

Quer beijar aquele cara 20 anos mais novo, mas tem medo de fazer papel ridículo.

Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar.

E por aí vai.

Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação...
Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem tesão...

Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'.
Deixar de lado a régua, o compasso, a bússola, a balança e os 10 mandamentos.
Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito.
Recusar prazeres incompletos e meias porções.

Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou e disse uma frase mais ou menos assim:
'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'...

Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar várias bolas de sorvete, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado.

Um dia a gente cria juízo.
Um dia.
Não tem que ser agora.

Por isso, garçom, por favor, me traga: cinco bolas de sorvete de chocolate, um sofá pra eu ver 10 episódios do 'Law and Order', uma caixa de trufas bem macias e o Richard Gere, nu, embrulhado pra presente.

OK?
Não necessariamente nessa ordem.
Depois a gente vê como é que faz pra consertar o estrago.

(Danuza Leão)

--------------------------------

Adorei este texto. É óbvio que eu não tomo sorvetes, nem como chocolates, nem cometo muitos tipos de extravagâncias, mas tenho a alegria de viver plenamente, e não pela metade. Isso me faz feliz... e acredito que a todos!

Vale refletir!

Beijos, flores e muitos sorrisos

--------------------------------

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana ------------------------------- Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Wednesday, May 19, 2010

A Evolução da Educação


É DISSO PRA PIOR!!!



Se a Educação não tiver uma mudança radical...
As nossas crianças.... Sem comentários!!!!!
A Evolução da Educação.
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas
Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes
de iniciar as aulas..


Leiam o relato de uma Professora de Matemática: Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$
20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavo s, para evitar receber ainda mais
moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se
convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos
enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem
entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi
assim:
 1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?


 2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual
a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?


 3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
 produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?


 4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
 ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


 5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO


 6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


 7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro
descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não
precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

 E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com
 que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a
 professora provocou traumas na criança.

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta
 melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos
 melhores para o nosso planeta?"


Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana ------------------------------- Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Thursday, May 13, 2010

O Poder de seus Pensamentos

Em maio de 1954 Roger Banister se tornou o primeiro atleta a correr uma milha em 3 minutos, 59.4 segundos, batendo assim um récorde que não havia sido rompido por mais de 100 anos. Este acontecimento atraiu a atenção dos meios de comunicação em todo o mundo.

Naquela época os cientistas e médicos diziam que conseguir uma façanha como esta era humanamente impossível, que tentar poderia fazer com que o coração de uma pessoa explodisse, que os ossos se quebrassem e que os músculos se rasgassem no esforço.

Esta façanha é por si assombrosa, mas talvez o mais interessante é que o aconteceu depois. Em um lapso de 7 meses de batido este récorde, outros 37 atletas conseguiram romper também com a barreira dos 4 minutos e nos 3 anos que se seguiram, otros 300 também o fizeram.

A pergunta chave é, como foi que tudo isso aconteceu? Se até uns meses antes correr uma milha em menos de 4 minutos era considerado algo fisicamente impossível, como foi que apenas Roger Banister conseguiu bater este récorde, muitos outros também o fizeram? É que o corpo humano realizou um salto quântico repentino que fez com que as capacidades do próprio corpo se expandisse? Claro que não. O que mudou foram os pensamentos das pessoas e o que antes parecia impossível em suas mentes, agora já não o era. Uma crença limitadora, um paradigma havia sido quebrado e então o ser humano se viu capaz e conseguiu facilmente o que antes parecia impossível.

Com isso quero lhes mostrar o poder que seus pensamentos têm em suas vidas, o muito que podem limitá-lo ou fazê-lo capaz. Seu mundo é um reflexo do que você pensa e acredita. Seus pensamentos podem fazê-lo sentir-se feliz ou triste, otimista ou pessimista, capaz ou incapaz. Alguns pensamentos podem ser amáveis, amorosos e otimistas, outros, estressantes, limitadores e pessimistas. E são estes últimos os que nos impedem de ser feliz e viver plenamente.

Muitas vezes vivemos com base a pensamentos e crenças que aprendemos desde pequenos, pensamentos limitadores, medos e paradigmas e que consideramos como verdades absolutas e não nos questionamos para comprovar sua veracidade. Enquanto acreditamos neles, vivemos também em base a eles. Estou lhe convidando a que preste atenção a seus pensamentos, aos pensamentos que rondam sua cabeça e ver como o levam a viver a vida de uma maneira amável, confiada e otimista ou a viver a vida com medo e limitações.

Por exemplo, recentemente estava com uma equipe de vendas que pensava que ser a companhia mais nova em seu setor era um obstáculo para conseguir seus objetivos. Uma vez que identificamos esta crença limitadora, começamos a questioná-la com as seguintes perguntas:

1. Isso é verdade? É verdade que ser uma empresa nova é um obstáculo para suas vendas? A resposta inicialmente foi sim.

2. Seguimos indagando e lhes perguntei se podiam saber que "era verdade com absoluta certeza" que ser novos era um obstáculo para suas vendas. Comecaçam a duvidar, não podiam estar totalmente certos disso.

3. Perguntei como se sentiam quando estavam diante do cliente e pensavam que ser novos era um obstáculo. Como tratavam os clientes quando tinham esse pensamento. Eles me explicaram que se sentiam inseguros, na defensiva, iam com uma idéia pessimista dos resultados, estavam inquietos e nervosos, não eram tão amáveis com seus clientes porque pensavam que lhes diriam que não e que não estariam abertos a seus serviços. Imaginavam uma série de resultados negativos e objeções antes sequer de chegar. Saiam cansados da reunião.
     
4. Perguntei então como se sentiriam, como seriam as coisas se não acreditassem no pensamento de que ser novos era um obstáculo para suas vendas. Disseram que se sentiriam mais confiantes, mais seguros, mais tranquilos para atuar, responder e lidar apropriadamente com o cliente.

Podem ver a grande diferença entre acreditar em um pensamento ou não? Podem ver como quando ao acreditar que ser novos os limitava se sentiam pessimistas e desmoralizados antes sequer de chegar ao cliente e quando não tinham esse pensamento se sentiam mais seguros, otimistas e confiantes? E podem ver como isso pode refletir em uma melhor relação e trato com o cliente e melhores resultados?

Por último, os convidei a inverter o pensamento e ver como o oposto do que eles acreditavam podia ser tão verdadeiro ou mais. Quer dizer, como o fato de ser novos podia ajudá-los a alcançar seus objetivos e ser uma fortaleza em lugar de uma debilidade.

Aqui alguns dos exemplos que encontraram de como isso podia ser tão verdadeiro ou mais que o pensamento original:

* Por ser novos, nos esforçamos em ganhar um cliente e damos o melhor serviço.

* As pessoas muitas vezes preferem uma empresa nova e menor onde se sintam mais bem atendidas e se sintam clientes mais importantes, a uma empresa grande e de trajetória, onde se transformam em um cliente a mais.

* Porque se desenvolve mais a nível profissional para poder responder às objeções que um cliente possa lhes oferecer por sua posição de novos e os empurra a desenvolver ao máximo suas habilidades como vendedores.

Inicialmente o fato de ser uma empresa nova os fazia sentir em desvantagem, como se tivessem algo que ocultar. Questionar este pensamento limitador e invertê-lo lhes permitiu abrir sua mente, sentir-se cômodos com o fato de ser novos e, inclusive vê-lo como uma fortaleza que podia fazer com que reluzissem diante do cliente.

Agora pense. Quais são estes pensamentos que o limitam? O que é que o freia antes de que realize o que lhe pide seu coração? Responder a estas perguntas poderá lhe dar algumas pistas sobre quais são os pensamentos que estão limitando a que faça o que seu coração deseja. O primeiro passo é reconhecer seus pensamentos limitadores. E o seguinte, questioná-los para que se liberte deles e assim bater seus próprios récordes.

Por Sandra Iozzelli

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana ------------------------------- Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Friday, April 09, 2010

Volto ja'

Queridos amigos,

Estou em um novo projeto que acredito vai ajudar a muita gente que necessita de um apoio psicológico e-ou um ombro amigo quanto ao problema do Mutismo Seletivo.
Estou no meio da criação de uma novo site dedicado única e exclusivamente a este tema, na esperança de dar uma luz a tantos que nos procuram em busca deste assunto.
É certo que o projeto está tomando mais tempo do que o desejado, mas esperamos vê-lo em atividade o quanto antes... coisa de dias, nada mais!
Não me esqueci de ninguém nestes dias, só não tive como passar em cada um dos meus blogs tão queridos para deixar uma mensagem de carinho por pura falta de oportunidade... eu estou precisando que o dia tenha pelo menos 30 horas, mas como não é possível, deixo aqui as minhas desculpas sinceras, pelo desaparecimento, e meus eternos sorrisos... com muitas esperanças!!!

Beijos, flores e meus eternos sorrisos!

-------------------------------
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar

Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Friday, March 26, 2010

Saboreie os bons momentos

Um sujeito estava caindo num barranco e se agarrou às raízes de uma árvore. Em cima do barranco, havia um urso imenso querendo devorá-lo. O urso rosnava, babava e mostrava os dentes. Embaixo, prontas para engoli-lo quando caíssem, estavam nada mais nada menos do que seis onças. As onças em baixo,urso em cima!!!

Meio perdido, ele olhou para o lado e viu um morango, vermelho, lindo. Num esforço supremo, apoiou o seu corpo, sustentado apenas pela mão direita e, com a esquerda, pegou o morango. Então, levou o morango a boca e se deliciou com o sabor doce e suculento da fruta.

Foi um prazer supremo comer aquele morango. Aí você pensa: "mas e o urso"? Dane-se o urso e coma o morango! E as onças? Azar das onças, coma o morango! Sempre existirão ursos querendo devorar nossas cabeças e onças prontas para arrancar nossos pés. Mas nós precisamos sempre saber comer morangos. Você pode dizer: mas eu tenho muitos problemas para resolver! Mas os problemas não impedem ninguém de ser feliz. Coma o morango. Poderá não haver outra oportunidade. Saboreie os bons momentos. Não deixe para depois. O melhor momento para ser feliz é agora!

(Autor desconhecido)

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Thursday, March 18, 2010

A borboleta no casulo

Esta já é bastante conhecida, mas nunca é demais relembrar e reviver...


Beijos, flores e meus eternos sorrisos!

------------------------

A borboleta no casulo



Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.

Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.

Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais. Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.

Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se passássemos esta nossa vida sem quaisquer obstáculos, nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.

Eu quis Força... e recebi Dificuldades para me fazer forte.
Eu quis Sabedoria... e recebi Problemas para resolver.
Eu quis Prosperidade... e recebi Cérebro e Músculos para trabalhar.
Eu quis Coragem... e recebi Perigo para superar.
Eu quis Amor... e recebi pessoas com Problemas para ajudar.
Eu quis Favores... e recebi Oportunidades.
Eu não tive nada do que quis ... Mas eu recebi tudo de que precisava.

(Desconheço a autoria)
------------------------

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Saturday, February 27, 2010

SOBRE A FELICIDADE NO CASAMENTO

E já que estamos falando em FELICIDADE, encontrei este texto que me chamou a atenção por sua simplicidade e conselhos tão fáceis de seguir... basta querer!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

***********
Escrevi e tenho dito nos casamentos aquilo que chamo de os Dez mandamentos de um casamento feliz. Não é receita, é um projeto de construção da felicidade no casamento. Amar pode e deve dar certo.

Sejam sábios: Nunca se irritem um com o outro ao mesmo tempo.

Sejam inteligentes: Lembrem-se que quando um não quer, dois não brigam.

Sejam gentis: Jamais gritem um com o outro a não ser que a casa esteja em chamas.

Sejam amigos: Se um tiver que ganhar a discussão deixe que seja o outro.

Sejam honestos: Se cometerem um erro reconheçam e peçam perdão.

Sejam companheiros: Se tiverem que criticar que seja para somar nunca para dividir.

Sejam positivos: Não remoam erros passados. Águas passadas não movem moinhos.

Sejam criativos: Inovem sempre, namorem sempre, fujam da mesmice sempre.

Sejam amorosos: Pelo menos uma vez ao dia digam ao outro uma palavra de carinho.

Sejam bons amantes: Nunca durmam com mágoas. Por que perder uma noite de amor?

(Carlos Alberto Rodrigues Alves)

-------------------------------
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Sunday, February 21, 2010

Para ser Feliz

Por Janice Taylor

Se você está buscando pela felicidade, você veio ao lugar certo! Felicidade é um estado de alma que somente você pode criar. Felicidade é a escolha que você faz. Usando o que você aprendeu com a vida e as técnicas de bem-estar.

- Seja seu melhor amigo
Aprecie sua própria companhia. Tudo sobre você! Sem dúvida, é o mais passo mais importante para ser uma pessoa feliz.

- Sorria, Gargalhe, Dê Risadas!
Sorrir libera serotonina no cérebro, e lhe proporciona uma melhora de humor instantânea.

- Cante em voz alta!
Feche as portas e as janelas, coloque a sua canção favorita para tocar e cante... tão alto quanto possa!

- Tenha satisfação com Chocolate
Saboreie um pequeno pedaço de chocolate amargo e veja como melhora o seu humor.

- Espere um milagre
Acredite que algo maravilhoso irá acontecer com você hoje. O Universo está esperando para mostrar-lhe todas as bêncãos de alegria em sua vida.

- Medite, Reze, Cante
Pesquisas mostram que as pessoas que têm uma tendência espiritual são mais alegres e mais saudáveis do que as que não têm esta tendência.

- Ria de suas falhas
Todos nós cometemos erros; ninguém é perfeito. Perdoe suas imperfeições, aceite suas faltas, e sorria.

- Durma bem
Sete ou oito horas por noite pode aumentar sua energia e diminuir seu mau humor.

- Acorde cedo!
Comece o dia com o pé direito, com o pensamento alegre. As horas da manhã são cheias de energias espirituais e prana (força da vida).

- Deixe entrar a luz solar
20 minutos de luz solar por dia aumenta o bom humor e espanta a Depressão Sazonal (SAD por sua sigla em Inglês, Seasonal Affection Disorder).

- Crie Afirmações Positivas
Pense nisso, leia sobre isso, diga e cante: "Minha felicidade me traz mais alegrias".

- Diga sempre "Muito Bem!"
Dê a si mesmo o direito de reconhecer suas conquistas e suas qualidades positivas.

- "Colha" a Alegria que vem dos outros
Lembre-se que a felicidade é contagiosa. Cerque-se de felicidade, pessoas positivas que dividam com você seus valores, objetivos e sonhos.

- Plante
Observe o crescimento e o florescimento das plantas. É excitante!

- Fique em silêncio por um instante
Todos os dias sente-se em um lugar reservado, sem televisão, sem revistas, sem internet. Fique apenas ali por um instante!

- Olhe para o seu Futuro
Planeje a sua vida futura e faça este futuro acontecer. Ver nossos sonhos realizados sempre nos traz felicidade.

- Aceite o que você não pode mudar
Não perca seu precioso tempo, energia e pensamentos em algo que está fora do seu controle. Simplesmente deixe a vida tomar conta disso.

- Descanse
Um descanso de 10 minutos pode ser milagroso e rejuvenecer o seu espírito, além de fazer com que flore a sua alegria.

- Ame a tudo e a todos
Ame quem você é. Ame o que você faz. Ame a pessoa com quem você está. Ame seus amigos e seus inimigos também. Ame! Ame! Ame!

-------------------------------
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Tuesday, February 16, 2010

‘O impossível está na mente dos acomodados’

Há pouco tempo li duas histórias incríveis, sobre duas pessoas igualmente incríveis, cujos exemplos são uma "tapa de luva de pelica" nestas nossas vidinhas normais, cheias de reclamações e insatisfações diárias...

O autor da frase que dá título a este post, é tão forte como a mensagem que pretende espalhar pelo mundo, que tudo é possível, basta querer e ir à luta para conseguir os objetivos.

"Pirata", apelido de Alcino Neto, é um conhecido surfista do Guarujá. Atropelado aos 14 anos de idade, Pirata não desistiu do seu maior sonho, o de ser um grande surfista, mesmo depois de ter tido sua perna esquerda totalmente amputada, devido ao acidente provocado por um motorista embriagado.

Sua missão é mostrar a todos que os limites existem para serem vencidos, e força de vontade e garra não faltam a este vencedor.

Hoje, aos 39 anos, ensinar o esporte que tanto ama é, realmente, a maior alegria de Pirata. Para fazer real esta alegria de viver, ele tem uma escolinha de surf, a "Pirata Surf", dedicada a ensinar a prática deste esporte a portadores de deficiência física e crianças carentes da região.

Alcino costuma dizer que: "Com esse acidente, houve uma mudança muito grande em minha vida. E eu acredito que essa mudança foi para melhor", conta. "Eu consegui, além de me superar, ajudar outras pessoas".

Belo exemplo de vida! Mas há outros igualmente lindos e que nos fazem parar para pensar e agradecer à Vida por nossa perfeição física...

Nascida sem os membros superiores, a professora de Educação Física, Carol Tanaka é um exemplo ímpar de superação, boa vontade e alegria de viver...

Carol nasceu sem os dois braços, mas nunca deixou que sua deficiência física fosse obstáculo para conseguir tudo aquilo que desejou em sua vida.

Aos 24 anos, ela é hoje, além de professora de Educação Física, Assistente Administrativa, adora Artesanato, dá palestras motivacionais, e ainda dirige o próprio carro, totalmente adaptado para maior comodidade.

Com um bom humor insuperável, Carol costuma dizer que não vale a pena perder a alegria por causa de pequenos problemas do dia a dia e nos ensina que a Vida é totalmente adaptável a nossas necessidades diárias, basta que saibamos como agir.

Por haver nascido sem os dois braços, Carol aprendeu, ainda criança a fazer tudo com os pés, incluindo dirigir, usar o computador, digitar, pentear os cabelos e tudo o que fazemos normalmente com as mãos e que muitas vezes não valorizamos. É certo que há a necessidade de uma certa elasticidade e alongamento, mas isso não é nenhum "bicho de sete cabeças" para esta linda jovem que já ganhou sete medalhas de ouro de natação, e diz: “Eu adoro nadar, mas nunca quis seguir carreira como atleta. Mesmo assim, essa etapa foi importante porque eu via pessoas que tinham deficiências mais complicadas e percebi que não ter dois braços não era tão ruim. Convivi com tetraplégicos que nadavam só com a força do pescoço e da cabeça, e pessoas que não tinham nem os braços e nem as pernas”.

Vale a pena parar para refletir nestes dois bons exemplos de fé, alegria e esperança de vida e ver que nossos pequenos problemas diários são na realidade tão pequenos, quando comparados com os problemas vividos por nossos semelhantes que é como diz o ditado: "Se todos jogassem seus problemas na rua, ao observar os problema alheios, correriamos para recolher os nossos outra vez".

Vale a reflexão!

Um lindo final de Carnaval para todos e um lindo começo de nova etapa de vida!

Beijos, flores e meus eternos sorrisos para todos!

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Thursday, February 04, 2010

Os Doze Pratos

Um príncipe chinês, orgulhava-se de sua coleção de porcelana, de tão rara quão antiga procedência, constituída por doze pratos assinalados por grande beleza artística e decorativa.

Certo dia, o seu zelador, em momento infeliz, deixou que se quebrasse uma das peças. Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou à morte o dedicado servidor, que fora vítima de uma circunstância fortuita.

A notícia tomou conta do Império, e, ás vésperas da execução do desafortunado servidor, apresentou-se um sábio bastante idoso, que se comprometeu a devolver a ordem à coleção, se o servo fosse perdoado.

Emocionado, o príncipe reuniu sua corte e aceitou a oferenda do venerando ancião. Este solicitou que fossem colocados todos os pratos restantes sobre uma toalha de linho, bordada cuidadosamente, e os pedaços da preciosa porcelana fossem espalhados em volta do móvel.

Atendido na sua solicitação, o sábio acercou-se da mesa e, num gesto inesperado, puxou a toalha com as porcelanas preciosas, atirando-as bruscamente sobre o piso de mármore e arrebentando-as todas.

Ante o estupor que tomou conta do soberano e de sua corte, muito sereno, ele disse:

-- Aí estão, senhor, todos iguais conforme prometi. Agora podeis mandar matar-me. Desde que essas porcelanas valem mais do que as vidas, e considerando-se que sou idoso e já vivi além do que deveria, sacrifico-me em benefício dos que irão morrer no futuro, quando cada uma dessas peças for quebrada. Assim, com a minha existência, pretendo salvar doze vidas, já que elas, diante desses objetos nada valem.

Passado o choque, o príncipe, comovido, libertou o velho e o servo, compreendendo que nada há mais precioso do que a vida em si mesma.

(Joanna de Angelis)

-------------------------------
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br