Monday, December 24, 2007

Feliz Natal para todos!

recados para orkut


Wednesday, December 12, 2007

Peru - II - Império Inca


O Império Inca foi o maior das Américas. Surgiu no final do século XII e em seu momento de maior exito chegou a abarcar territórios desde o sul da Colombia e Equador, passando pelos Andes, pelo próprio Peru e Bolívia e chegando até o norte do Chile e noroeste da Argentina.


O Império Inca também era chamado de Tahuantinsuyo (do idioma Quechua, "as quatro regioes") e era dividido em: Chinchaysuyo (ao norte), Collasuyo (ao sul), Antisuyo (a leste) e Contisuyo (a oeste). A capital do Império era a cidade de Cusco, Cuzco, Qusqu ou Qosqo ("umbigo do mundo", em Quechua).



Ainda existem muitas dúvidas sobre a origem dos Incas, mas, segundo lendas orais que tentam explicar este Império fantástico, sabe-se que duas sao as lendas principais: o Mito dos Irmaos Ayar e a Lenda de Manco Capác e Mama Ocllo (mais aceita e mais conhecida). Estes últimos teriam sido filhos do próprio Deus Sol, que vendo a situaçao em que se encontravam os homens no mundo, teve piedade e enviou os próprios filhos (que saíram do Lago Titicaca), para juntos, civilizarem aos homens e contruírem o Império.


Deixando a lenda um pouco de lado, a partir de dados arqueológicos pode-se saber o verdadeiro processo de ocupaçao de Cusco e, por senso comum, os estudiosos dizem que a partir do colapso do reinado de Taypiqala foi produzida uma migraçao do seu povo e este grupo, de aproximadamente 500 homens havia-se estabelecido pouco a pouco no vale do Rio Huatanay e que este processo teria culminado com a fundaçao da cidade de Cusco.

Posteriormente os reis cusquenhos foram formando alianças e conquistando outros reinados e ao final do seculo XV, governavam sobre as zonas altas e médias do vale do Vilcanota e viviam em constante atrito com os demais estados.


Os principais Imperadores do Império Inca foram: Pachacútec, Túpac Yupanqui, Huayna Capác, Huáscar e Atahualpa.



O governo imperial era do tipo monárquico teocrático e a autoridade máxima era do Imperador, que era aconselhado pelo Conselho Imperial e o governo de cada distrito estava a cargo de um tucuyrucuy, que atuava como Vice-Rei.


As classes sociais do Império Incaico se dividiam da seguinte forma: o Inca; os Representantes Inca, que eram os chefes das tribos incaicas; a Realeza, que abrangia El Auqui (o filho do Inca), La Coya (a esposa do Inca), e o chamados Pañacas Reales que eram a primeira geraçao; a Nobreza de Sangue, que eram o membros restantes; Nobreza de Privilégio, que eram as pessoas que se destacavam por seus serviços, além dos Sacerdotes e Altos Chefes; os Hatun Runa, que era o povo em geral (os camponeses); os Mitimaes, que eram grupos que eram enviados a outras regioes ensinando aos povos os novos costumes; e, por último os Yanacondas, que eram os servidores do Inca e do Império, sendo que muitos deles eram prisioneiros.

A base da economia do Império Inca era a Agricultura e as terras eram comum a todos. Cada família tinha terras para cultivar e alimentar-se. As famílias mais numerosas recebiam maior quantidade de terras e a forma de trabalho nas terras era a "minka" (se ajudavam nas tarefas agrícolas em forma comunitária).

A principal fonte de alimentaçao dos incas era a batata e o milho (como até hoje), complementada com carne de llama e alpaca. Ainda hoje, nas zonas altas dos Andes se cultivam até 200 espécies de batatas que se diferenciam pela cor e pelo tamanho. Na época do Império Inca, tanto quanto nos dias atuais, a dieta da regiao era complementada com outros vegetais, a exemplo do tomate, do feijao, da abóbora, do amendoim, da quínoa e de frutas.


Os Incas cultivavam os terrenos planos, da mesma forma que os inclinados, usando um sistema de cultivo nas ladeiras das serras. Esta técnica consistia em formar terraços, chamados "andenes", com terra vegetal contidas por muros de pedras. Nestas terras, além dos alimentos, costumavam cultivar o algodao para a confecçao de suas vestimentas e nas terras correspondentes a selva alta, semeavam a "hoja sagrada": a coca.

Os Incas foram grandes engenheiros hidráulicos, o que lhes permitiu manter a quantidade de terras cultivadas, e muitos dos canais de irrigaçao da serra funcionam perfeitamente até os dias de hoje.


Eles também criavam patos e galinhas, pescavam uma variedade de peixes muito diversificada e caçavam aves silvestres.

Eram politeístas e muito supersticiosos. A superstiçao era uma constante em tudo o acreditavam e em tudo o que faziam. Os principais Deuses Incas eram: Viracocha, que era considerado como o Mestre dos Deuses que surgiu das águas e criou o céu e a terra; Inti, o Deus Sol e servo de Viracocha e que exercia a soberania no plano divino (HananPacha), além de ser a divindade mais popular do Império Inca; Mama Quilla, Mae-Lua e esposa do Deus Sol, cultuada pelas sacerdotisas; Pacha Mama, também chamada de Mae-Terra, encarregada de propiciar a fertilidade nos campos; Pachacamac, uma reediçao de Viracocha, venerado na Costa Central do Império, também conhecido como Deus dos Tremores; Mama Sara, a Mae-do-Milho e do alimento, Mama Cocha, Mae-do-Mar, a quem se rendia culto para acalmar as águas e para boa pesca.

A principal festividade incaica (ainda nos dias atuais) era 0 Inti Raymi (Festa do Sol - dedicada ao Deus Sol), realizada exatamente no dia 24 de Junho junto ao Solistício de Inverno no Hemisfério Sul.


A arquitetura no Império Inca se caracterizava pela simplicidade das formas, pela solidez das contruçoes, pela simetria e pela busca da harmonia com a paisagem. O principal material utilizado foi a pedra e as construçoes mais simples era feita, inclusive, sem a necessidade de talhar a pedra. Os construtures incas desenvolveram técnicas para levantar muros enormes, verdadeiros mosaicos formados por blocos de pedra talhada que encaixavam perfeitamente, sem que entre elas pudesse passar um alfinete sequer.

O sítio arqueológico mais importante do Império está localizado no atual Valle Sagrados de los Incas, onde se encontra a cidade de Machu Picchu, cujo primeiro aspecto chama a atençao dada a localizaçao, em cima de uma serra coberta de vegetaçao e de difícil acesso. Este isolamento fez com que fosse possível o seu desconhecimento por centenas de anos, até o ano 1911.


A arte textil do Império se caracteriza por desenhos geométricos e pela fineza de sua técnica. Os Incas se destacaram por seus mantos de plumas, com extraordinário sentido simétrico, com repetiçao de figuras estilizadas dispostas de forma extremamente organizada. Para os Incas a importancia desta arte foi religiosa, social e política. Muitas vezes, os desenhos geométricos serviam para identificar aos incas e suas famílias.

Na música, os Incas contaram com vários instrumentos de sopro e percussao, sendo a mais conhecida a zampoña, um tipo de flauta feita de bambus que identifica a música regional.

(... continua com "Os Andes"...)



Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

(Fonte: wikipedia.org)
Pic from internet:
- Mapa do Império Incaico
- Ofrenda del Inca
- Machu Picchu
- Inca en la Fiesta del Sol
- Andenes em Machu Picchu
- Inti Raymi (Festa do Sol)
- Poncho Incaico

Friday, November 30, 2007

Peru - I

Berço da civilizaçao inca - a mais avançada da América Pré-Colombiana -, o Peru é um país lindo, mágico e místico, cheio de encantos e mistérios, além de muita festa e gente alegre.


O Peru reúne tudo o que há de belo na natureza, a exemplo de florestas, rios, serras, picos nevados, vulcoes ativos, lagos gelados, desertos e os canyons mais profundos do planeta.


No sul do Peru, próximo a cidade de Arequipa, estao localizados os vulcoes Chachani (com 6.075 metros de altitude), El Misti (com 5.822 metros de altitude) e Pichu Pichu (5.664 mtros de altitude),
com picos brancos e geleiras eternas, um espetáculo magnífico, mesmo em época de Verao.







Também perto desta regiao, estao localizados os dois canyons mais profundos do planeta, "El Cañon del Colca" (com 3,4mil metros de profundidade) e "El Cotahuasi" (com 4mil metros de profundidade).



Ainda no Peru está localizado (divisa com Bolívia) o lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, a uma altura de 3.812 metros acima do nível do mar. No Titicaca estao as ilhas flutuantes feitas de "totora" uma espécie de junco próprio da regiao. Estas ilhas sao habitadas pelos índios "uros", que sao os responsáveis pela fabricaçao das "islas flotantes" (como sao chamadas) e também das "balsitas de totora" que servem para navegar pelo Lago, hoje em dia como forma de transporte turístico.



(... continua... esta foi só uma introduçao...)


Beijos, flores e milhares de sorrisos para todos!


* Pics from internet: Machu Picchu, El Volcan Pichu Pichu, El Condor en el Valle del Colca, Lago Titicaca

Tuesday, November 27, 2007

Mais perto do céu...


Pois entao... Após quase um mes de ausencia, estou de volta e desta vez, para ficar, ou pelo menos até as próximas férias (risos)...

Depois de tantos anos experimentando a vida no Hemisfério Norte, cá estou novamente no lado do planeta que me viu nascer... é bem verdade que ainda nao estou no meu país de nascimento, mas sim, naquele que adotou o meu coraçao, Peru - um país mágico e místico, cheio de belezas naturais (e porque nao dizer, sobrenaturais?) que me conquistou há anos e com o qual me identifico em tudo e por tudo...

Cá estamos mais perto do céu, na cidade de Arequipa, a quase 3 mil metros acima do nível do mar, com seus tres vulcoes semi-adormecidos (Chachani, Misti e Pichu Pichu) que embelezam a paisagem e enchem meu coraçao de alegria ao abrir a janela e dar de cara com eles, na maior parte do tempo nevados, mesmo no verao, a "saludarme" com um lindo "buenos dias, Carmencita!" e a esperança de dias cada vez mais felizes...

Sinceramente?! Quem ainda nao conhece, deveria... há muito o que se aprender por aqui... é bem verdade que, como todo país de "Terceiro Mundo", há alguns pequenos probleminhas, mas no meu ponto de vista, todos superáveis e perdoáveis, sem sombra de dúvidas...

Sei que este ainda nao é o meu/nosso porto seguro, mas enquanto aqui estivermos, quero poder compartilhar e cantar a minha alegria de estar junto aos que me querem, que me amam, junto a este país que me recebeu de braços abertos!

Os seguintes posts, com certeza, serao uma aventura turística por estes mundos de cá e espero que possam apreciar e desfrutar tanto quanto eu... :o)

A todos, meus eternos beijos, flores e sorrisos... sempre!
* Pic from internet - El Misti, vulcao - Arequipa

Tuesday, October 30, 2007

Vamos!

Aproveitei o que havia para aproveitar…
Aprendi o que havia para aprender...
Conheci o que havia por conhecer...
Sonhei o que havia por sonhar...
Vivi o que havia por viver...

... Agora é hora de voltar para casa!

Levo comigo as lembranças...
O carinho dos amigos destes anos...
Experiencias adquiridas...
A Saudade...

... Agora é hora de começar uma nova vida...
... E recheá-la com novos sonhos, novas esperanças, novas experiencias!

... Vamos!
... É hora de voltar para casa!

+++++++++++++++++++++++++++

Queridos amigos e visitantes,
Estarei ausente por alguns poucos dias por motivo de viagem. Na realidade por motivo de mudanca... Hoje, 30 de outubro estamos deixando os Estados Unidos e partindo rumo ao Peru por onde estaremos por algum tempo ate que o destino nos indique o caminho a seguir... :o)
Estou feliz de poder estar mais proximo aos meus familiares, embora nao viage ao Brasil, mas pelo menos tenho a sensacao de que por estar no mesmo continente, ja tudo seja mais facil e possa, em breve rever minha querida maezinha a quem nao vejo a 5 anos...
Nao se preocupem que eu volto, em alguns dias, mas volto!
Uma linda semana para todos, com muitos beijos, flores e meus eternos sorrisos para todos!
Ate ja! :o)

Saturday, October 27, 2007

Trick or Treat?!

(...continuacao do post anterior)

"Trick or treat!!!"... é o que se ouve nas noites de 31 de outubro, quando as crianças se vestem com fantasias a visitar as casas e bater de porta em porta a pedir por "gostosuras" sempre oferecidas pelos visitados...

Esta é uma atividade predominantemente infantil nas noites de Halloween, sendo a sua maior tradiçao nos dias de hoje e todos sabem que quem vive pela vizinhança e que tenha crianças em casa, principalmente, deve comprar para distrubuir com os demais uma quantidade variada de doces, guloseimas, chocolates e tudo o que seja considerado uma verdadeira "gostosura" para os pequenos...

A atividade é bastante popular em países como Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Canadá e, recentemente, entre crianças da Austrália e Nova Zelandia, além de parte da Europa e Oriente Médio.

A prática de se fantasias na noite de Halloween e sair de porta em porta pedindo por "gostosuras" remonta a Idade Média e está relacionada a uma prática medieval conhecida por "souling", quando os camponeses pobres saiam de porta em porta recebendo comida para poder retornar a suas preces no Dia de Todos os Santos (All Hallows' Eve).

Fantasiar-se tornou-se popular nas festividades de Halloween no começo de 1900, tanto para adultos como para crianças, enquanto a prática do "trick-or-treat" popularizou-se por volta de 1930.

As crianças costumam sair acompanhadas sempre de um adulto a tocar as portas e pedir por doces e, acreditem, há as que no final da noite de brincadeira, conseguem reunir mais de 200 tipos de "gostosuras" dos mais variados tipos, tamanhos e sabores... é, sem sombra de dúvida, uma prática esperada durante todo o ano por milhoes de crianças, que consideram (nos países onde se celebra Halloween) o melhor feriado de todo o ano, comparando-se, unicamente, ao Dia de Açao de Graças (Thanksgiving) e Natal.

Happy Halloween para todos!

(Fonte www.wikipedia.org)

* Pic by Carmem L Vilanova

Thursday, October 25, 2007

Halloween... uma tradiçao americana?


Nao há sombra de dúvidas que os americanos, da mesma forma que acreditam ser os donos do mundo, acreditam também que todas as tradiçoes mais conhecidas por estes mundos de cá também sao criaçao sua unicamente, o que está absoluta e completamente avesso a realidade, diga-se de passagem...

No próximo dia 31 de outubro, nos países anglo-saxonicos e já em muitos países do mundo, comemora-se Halloween, mas muitos ainda nao conhecem bem onde, como e porque começou esta tradiçao...

A origem do Halloween remonta as tradiçoes dos povos Celtas, habitantes da Gália e ilhas da Gra-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C.

Inicialmente a comemoraçao nao tinha relaçao com as bruxas, "gostosuras ou travessuras" (Trick or Treat) tao conhecidos nos dias atuais. Na época, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o final do verao no Hemisfério Norte. O próprio nome da celebraçao, "Samhain", significa, na língua celta, "fim do verao".

Para os celtas, o final do verao era considerado como um "ano novo", e, consequentemente, uma data sagrada, vez que durante este período os celtas consideravam que o "véu" entre os mundos material, o dos mortos (ancestrais) e o dos deuses (divino) ficava mais tenue.

O festival de Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro (como o nosso Dia de Todos os Santos, nos países católicos), com muita alegria e homenagem aos seres queridos que já haviam partido, tanto quanto aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram considerados seus ancestrais, sendo os primeiros de toda árvore genealógica.

Como a celebraçao normalmente ocorria entre o por-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, era chamada de a noite sagrada ("Hallow Evening") . Acredita-se que esse tenha sido a origem do nome que conhecemos nos dias atuais: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Por este motivo, o termo "Dia das Bruxas" nao é utilizado pelos países de língua inglesa, é senao uma designaçao única dos países de língua portuguesa e espanhola, países com maioria católica, que festejam nesta data o Dia de Todos os Santos, conhecidos nos países de idioma ingles como All Hallow's Eve.

A relaçao da comemoraçao desta data com as bruxas propriamente ditas começou na Idade Media, com a perseguiçao dos lídres políticos e religiosos contra os pagaos, conduzidos a julgamento pela "Santa Inquisiçao", com o intuito de condenar homens e mulheres que atuassem de forma distinta ao que pregava a Igreja Católica, tais como curandeiros e pagaos. Os que nao estivessem dentro das normas proclamadas pela Igreja eram considerados bruxos e bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, sendo julgados pelo Santo Ofício e queimados vivos em fogueiras.

Nos dias atuais, além das práticas de pedir doces ou vestir roupas de fantasias que se popularizou na maioria dos países que comemoram Halloween, ainda é possível encontrar pessoas que celbram a moda celta, como os praticantes do druidismo (druidas eram os sacerdotes celtas) ou da wicca (uma forma de bruxaria moderna).

Para os que ainda comemoram desta forma, um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela em uma das janelas da casa, em homenagem aos ancestrais. Muitos grupos ainda se reúnem para metidar em volta de fogueiras, honrando seus mortos e seus deuses, com oferendas de frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança.

(... continua com "Trick or Treat" - "Travessuras ou Gostosuras"... aguardem)

* Fonte www.wikipedia.com

* Pic by Carmem L Vilanova

Friday, October 19, 2007

Consultório Psicológico On Line

Para quem já conhece nao vai aqui nenhuma novidade, mas para os que ainda nao conhecem, tenho a alegria de apresentar o "Consultório Psicológico On Line".

Este Consultório Psicológico trabalha, assim como está descrito, de forma unicamente on line, seja por meio de chat ou e-mail, a depender da disponibilidade do terapeuta e do cliente.

As vantagens oferecidas por este tipo de serviço sao, entre outras, a oportunidade de que o paciente/cliente faça seu próprio horário de atendimento (com a disponibilidade de 24 horas por parte do terapeuta, 7 dias da semana), com sessoes que podem ter a duraçao desejada, a depender da disponibilidade financeira e/ou de tempo do próprio paciente, além do benefício do total anonimato, o que, para muitas pessoas que necessitam de auxílio psicológico é um fator extremamente positivo, dado que muitas pessoas ainda tem vergonha de necessitar de ajuda e de pedi-la pessoalmente...

O serviço está disponível em Ingles e Espanhol (para chat e e-mail) e Portugues (somente para e-mail).

Vale a pena conferir, divulgar aos amigos e conhecidos e se beneficiar deste tipo de serviço cujo propósito principal é o de ajudar a enfrentar as adversidades do dia-a-dia na companhia de um profissional que possa realmente auxiliar na soluçao de seus conflitos... Lembre-se que voce nao está sozinho!

Vale a dica! O link para o Consultório Psicológico On Line estará em caráter PERMANENTE na coluna esquerda do meu blog, logo abaixo ao meu profile... é só chegar, clicar e ser beneficiado...

Beijos, flores e meus eternos sorrisos... sempre!

Monday, October 15, 2007

Arrumando a casa...

Pic by Carmem L Vilanova

Ok, I give up!

Eu bem que pensei que dava para tentar me organizar de forma que eu pudesse manejar 3 blogs ao mesmo tempo, mas estou vendo que está virando uma bagunça daquelas. Tentando nao falhar em nenhum estou falhando nos tres ao mesmo tempo, assim que já que entramos em um novo ano de vida deste espaço tao querido por mim, vamos arrumar a casa e, além da cara comum do Eu Sei que Vou Te Amar que todos já conhecem, vamos somar as idéias dos meus outros dois blogs, um de "alimento" para a alma ou espírito e outro de "alimento" para o corpo, tanto quanto ao bem-estar e saúde, assim que "tudo junto, reunido" vai ficar muito melhor...

Dessa forma, a partir de agora o nosso espaço terá múltiplas caras, múltiplos idiomas, múltiplas informaçoes, de forma a dar a oportunidade a que aqui se encontre tudo o que se necessite para auxiliar a uma melhor vida, em todos os sentidos... Será o novo Eu Sei Que Vou Te Amar 3 em 1!!! :o)

Para quem ainda nao sabe estamos em processo de mudança uma vez mais, desta vez de país e por este motivo peço um pouco de paciencia com esta amiga nem tao "multitask" como gostaria... :o) O importante é seguir em frente, devagar mas sempre!!!

Meus usuais beijos, flores, sorrisos, além de poesia, bem-estar, saúde e alegria para um começo de semana com o pé direito, como todos nós merecemos! :o)

Tuesday, October 09, 2007

3º Ano de Vida...

Pic by Carmem L Vilanova


Acreditem... cheguei ao 3º ano de blogosfera e eu que nem pensava que algo assim pudesse acontecer... :o) Fico feliz de poder seguir aqui, poder seguir acompanhando meus amigos de ontem, hoje e na espera pelos de amanha, para que a vida do Eu Sei Que Vou Te Amar continue sendo sempre assim, plena de felicidade, de esperança, de mensagens de carinho, amor e amizade...

Devo tudo isso a todos os que por aqui passam, a todos os amigos de blogosfera, a todos os visitantes anonimos e a minha familia...

Aqui estarei, se a Vida me permitir, por mais alguns anos... Quero comemorar junto a todos voces, muitos e muitos anos de existencia...

Deixo a todos o meu carinho, e os meus usuais beijos, flores e muitos sorrisos...

Vamos comemoraaaaaaaaaarrrrr!!!!

Wednesday, September 26, 2007

NESTE NOVO DIA...

Pic by Carmem L Vilanova

NESTE NOVO DIA...

Prometa a si mesmo:
ser tão forte que nada perturbe
a paz de sua mente.

Falar de felicidade, saúde e
prosperidade a cada pessoa
que conhecer.

Fazer sentir aos seus amigos
que há algo de valor neles.

Ver o lado brilhante de cada
coisa e conseguir otimismo
por meio dele.

Pensar somente o melhor,
trabalhar somente pelo melhor.

Ser tão entusiasta, pelo êxito dos
demais como por seu próprio.

Esquecer os erros do passado e insistir
para conseguir grandes realizações no futuro.

Exibir um aspecto atraente em todo o tempo.

Obsequiar cada pessoa conhecida com um sorriso.

Dar tanto tempo ao seu melhoramento pessoal
que não sobre tempo para criticar os outros.

Ser demasiado grande para preocupar-se,
demasiado nobre para irar-se,
demasiado feliz para permitir a presença
de problemas que perturbem a SUA FÉ.

(Desconheço o autor)

Friday, September 14, 2007

Pobre menina rica!

E saber que eu nem gosto dela, mas esta semana me vi a pensar e sentir pena desta moça, que, se nao como artista, como Ser Humano merecia mais respeito.

Estou a falar sobre Britney Spears, uma jovem que muito menina conheceu a fama e toda a frivolidade que a acompanha. Sim, toda a frivolidade, futilidade e estupidez a que estao expostos todos os que se aventuram nesta vida de fama e sucesso.

Eu cá nao tenho nada contra ou a favor a estas pessoas, principalmente porque a vida de cada uma delas nao me diz respeito em absoluto; no entanto, tenho coraçao e uns quilinhos a mais, o que forçosamente me exclui deste cenário hollywoodiano, onde para que sejas bela e exitosa, tens que ter pouca inteligencia - para poder aceitar toda classe de exigencia sem sentido e acreditar nelas como sendo o mais correto na Vida; tens que ser egoísta - porque a fama nao permite que teus sentimentos vao mais além do teu próprio umbigo; e tens que ter pouca (ou nada) saúde física e mental, já que a beleza está associada a anorexia por estes mundos de cá, e todos nós, com um mínimo de conciencia, sabemos que isto é uma enfermidade fisica e mental, sem esquecer que é, antes de mais nada, mortal.

Bom, mas o fato é que esta semana a menina Britney foi alvo da minha sincera compaixao. No domingo passado, ela foi responsável por uma apresentaçao na abertura do MTV - Video Music Award em um Hotel Cassino aqui de Las Vegas. Desde entao os jornais sensacionalistas nao fazem outra coisa a nao ser criticar a pobre moça por sua "má" performance, pelo fato de nao ter o vigor e a boa forma física de anos atrás, quando ela, sem filhos, era possuidora de um corpo bonito, mas demasiadamente magro, exibindo ossos por onde fosse possível...

Vejam cá que eu nada tenho contra as pessoas que sejam naturalmente magras, por sua própria constituiçao física, o que nao é o caso desta jovem que, para aparentar dentro dos "padroes-modelo", necessita, como tantas outras em sua mesma condiçao, estar prejudicando sua saúde física e mental, com todo tipo de drogas e outros "bichos", em troca de pouco ou quase nada.

O certo é que o entao corpo normal, no meu ponto de vista, nao agradou aos "experts" no assunto que nao páram de criticar o tamanho da barriga (inexistente) desta pobre criatura que, conhecedora do mundo ao qual pertence, entrou em panico antes da apresentaçao por já saber, por antecipaçao, o que lhe iria passar...

Ora, por favor, até quando as pessoas vao valer pelo que aparentam, unicamente, e nao por pelo que realmente sao? Desculpem-me, mas eu me recuso a aceitar que o Mundo seja assim, e nao descansarei enquanto nao conseguir mudar isso, nem que seja somente naquelas pessoas que me rodeia, já que o Mundo inteiro é demasiado grande para minha pequena ambiçao...

Fica cá o meu protesto e a minha lembrança de que somos (e devemos sempre ser) muito mais do que aquilo que aparentamos, principalmente se aquilo que aparentamos ser é algo frívolo e sem nenhuma importancia real...

Um lindo fim de semana que já se aproxima para todos nós...

Beijos, flores e muitos sorrisos... sempre!

Saturday, September 08, 2007

Feliz Cumpleaños, Amor de mi Vida...

En los últimos dias vengo celebrando el cumpleaños de personas muy queridas en mi Vida, y hoy día no pudiese dejar de felicitar a la persona que llenó mi Vida con todo lo que hay de más bello y sabio... Mi Esposo, mi Mejor Amigo, mi Compañero, mi Consejero, mi Padre, mi Hijo, mi Amor, mi Todo... Rafael!

A Ti, Amor mio, dedico todo mi cariño, todo mi respeto, todo lo que haya de mejor dentro mio...

Te Amo por Siempre...

Feliz Cumpleaños, Almita Bendita!



"Love me, that's all I ask of you..."

NOCTA @};-

Friday, August 31, 2007

Feliz Aniversário, Jane Amiga!

Há 25 anos perdemos contato, depois de havermos sido as melhores amigas de adolescencia...

Crescemos, estudamos, nossas vidas tomaram rumos diferentes, casamos, tivemos nossos filhos, mas a Vida que nao abandona a ninguém, escutou o coraçao desta amiga saudosa e por força do destino voltamos a nos reencontrar 25 anos depois... ambas casadas, ambas com dois filhos, ambas vivendo em países diferentes daquele que nos ofereceu a vida, ambas longe do que há de mais precioso, nossa família...

Hoje é seu aniversário... o primeiro depois de tantos anos sem poder felicitá-la e, embora a distancia ainda nao permita dar o abraço que ela merece, o carinho e a saudade que acompanham o meu pensamento serao a minha presença "nesta data querida"...


Jane, amiga... Um dia eu me malcriei contigo e por culpa de minha malcriaçao, estive toda uma vida órfa desta amizade que tanto encheu meus dias de juventude de alegria real e verdadeira...

A saudade é grande e a distancia também e pelo fato de nao poder abraçar-te e desejar-te pessoalmente tudo o que sei que mereces, deixo aqui meu carinho público e sincero!

FELIZ ANIVERSáRIO, Querida Amiga!

Que Deus te abençoe sempre e que tua Vida seja sempre plena de felicidades!

Meus beijos, flores e meus eternos sorrisos vao para ti neste dia tao feliz!

PS: Segue abaixo o texto do vídeo, pois acho que nao ficou muito legível... :o) Para ver o vídeo, cancele o som da página na coluna da esquerda.

++++++++++++++++++++++++



++++++++++++++++++++++++

Letterman disse que "Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos."

Eu diria que só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: REENCONTRAR OS ANTIGOS e renovar uma amizade que por anos esteve dormitando, esperando sempre por um reencontro, e por um perdao sempre desejado... e por que nao dizer, necessário, para poder completar uma Felicidade!

Querida amiga, o tempo passou, mas a nossa amizade permaneceu, e embora a Vida nos tenha afastado em um passado, esta mesma amizade cuidou em nos reaproximar...

Hoje é teu aniversário, é fato, mas a presenteada sou eu, por ver esta lembrança tao feliz em minha vida tornar-se realidade...

Parafraseando Einstein, digo mesmo que há duas formas para viver uma vida: a primeira é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre... e este reencontro, depois de 25 anos de ausencia total, só pode ser mesmo, um feliz milagre...

Muitas felicidades neste teu dia, minha amiga!
Que tudo seja sempre lindo em tua vida, pois sei que bem o mereces!

Recebe o nosso abraço e o nosso beijo mais carinhoso neste dia tao feliz!

Os amigos,

Carmem Lucia
Rafael
Lucas
Carmen Leticia

Monday, August 27, 2007

Jardim de Infancia

Tao simples e tao facil de seguir... Por que é que simplesmente nao conseguimos? ou será que é por que simplesmente nem chegamos a tentar?

Jardim da Infancia
Por Pedro Bial

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infancia.

A sabedoria nao se encontrava no topo de um curso de pós-graduaçao, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Estas so as coisas que aprendi:

1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Nao bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Nao pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as maos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar.
9. De descarga. (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para voce.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco, desenhe, pinte, cante, dance, brinque, trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. De a mao e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os a sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e ai verá como ele é verdadeiro claro e firme....

Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das tres da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. ... Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair....

Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as maos e ficarmos juntos, é necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estao dentro de nós, onde os sentimentos nao precisam de motivos nem os desejos de razao. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duraçao, pois a vida está nos olhos de quem souber ver.

* Pic by Carmem L Vilanova

Tuesday, August 21, 2007

O tal Verao...

Quem me conhece sabe que eu sou um ser diurno... amo o dia... Nao tenho nada contra as noites, mas sempre achei que elas foram feitas para dormir... afinal nada como uma boa noite de sono... :o)

Quem me conhece sabe que desde sempre a minha estaçao do ano preferida é o Verao... ou pelo menos foi, até o ano passado... Este ano já nao posso afirmar com tanta certeza!

Verao para mim sempre foi sinonimo de praia, férias na casa da vovó, frutas tropicais, banho de mar, banho de piscina, biquini, pouca roupa, sandália abertinha, cabelos ao vento, sorteve e diversao... para melhor dizer, para mim Verao sempre foi sinonimo de férias no Nordeste brasileiro... muita água de coco, uma boa rede para descansar em baixo de uma mangueira frondosa, coisa mesmo de conto de fadas a moda nordestina...

Pois sim, esta história está a mudar... já se vao 5 anos desde meu último verao nordestino, naquela minha terra cheia de sonhos e alegria... Sou feliz aqui, nao posso negar, tenho cá meus amores, pessoas que fazem minha vida ter um sabor de manha de domingo de Primavera todos os dias... mas falta algo, ou melhor dizendo, sobra algo... está a sobrar calor por estes mundos de cá e este excesso me faz pensar que esta estaçao tao perfeita em meus sonhos, nao passa de um desespero e pela eterna espera pelo Outono e pelo vento fresco, temperaturas amenas e do frio mais adiante...

Gosto do sol... mas nao do sol que de tao claro nao te permite abrir os olhos e ver a beleza da natureza ao teu redor...

Gosto do calor... mas nao do calor que faz com que sintas que o sangue em tuas veias estao a fervilhar e em pouco vao entrar em ebuliçao, ou pior, fazer com que te sintas tao mal a ponto de que seja necessário uma visitinha ao hospital para colocar a desordem no lugar outra vez...

Gosto de sentir o cabelo grande roçando as costas... mas nao da inquietude causada por ele junto ao suor que teima em deixar a roupa empapada e com um cheirinho sempre suspeito...

O calor no deserto chega ao ponto que nao sabemos o que fazer... nao é possível permanecer vestido, ao mesmo tempo, é impossível permanecer desnudo... um desespero total, o único lugar absolutamente perfeito é a banheira cheia de água fria, dentro de casa, com ar-condicionado ligado 24 horas do dia, 7 dias na semana, e se duvidar, pode haver a necessidade de uma ajudinha por parte do ventilador também, afinal um ventinho fresco nunca é demais na situaçao atual...

Praia, Verao, 35ºC ao sol... ventro fresco numa sombrinha uma maravilha!!! Perfeito!!!

Deserto, Verao, 50ºC a sombra... vento quente que queima e estica a pele mesmo dos mais privilegiados pela natureza com uma boa dosagem de melanina... quem quase nao a possui como eu, nem fale!!!

O certo é que Verao-Sonho, para mim, nos dias atuais, nao existe...

Por agora estou eu cá a esperar pelo Outono e o Inverno na esperança de poder voltar a ver o mundo... Para mim que vivo em um 3º andar, a situaçao chega ao ponto de pensar que sou mesmo, um passarinho trancafiado em uma "gaiola de ouro", tudo tenho, mas nao posso sair e cantar já nao me apetece tanto quanto antes... Dá para imaginar a história, pois nao?!

Vamos mesmo sorrir, ver como tirar bom proveito da situaçao e esperar por dias mais frescos, que por certo virao... :o)

Muitos beijos, flores e meus eternos sorrisos... sempre!!!

* Pic by Carmem L Vilanova

Monday, August 06, 2007

- "Doutora, o cancer está me matando!!!"

Há aproximadamente uma semana, tive a oportunidade de saber de uma história que, nao houvesse sido contada por minha mae e nao houvesse se passado com minha prima (Dra. Alice Marinho), eu nao teria acreditado...

Uma história que chega a ter o seu toque de graça, principalmente nos dias atuais, em pleno século XXI, onde se supoe a tecnologia já seja tao avançada que nao deixe margem a certos tipos de equívocos. Mas claro está que tudo depende enormemente de onde os fatos ocorram, isso é verdade! E talvez esta tenha sido a causa principal deste inusitado acontecimento...

O ocorrido se deu no menor estado brasileiro, um estado pequenino, mas muito atrevido, afinal todos brincam dizendo que é o único estado brasileiro que queria ser carro, Sergipe (ser - jeep). Bom, mas o fato é que no interior deste pequeno estado, na regiao Nordeste do Brasil, a tecnologia ainda nao chegou a certos povoados, que ainda estao a viver no século XVIII e olhe lá... :o)

Há alguns meses, a D. Maria (vamos chamá-la assim) foi ao médico de sua pequena cidade porque estava com a menstruaçao atrasada e nao sabia o que poderia estar acontecendo, vez que estava se "prevenindo" com anti-conceptivos. O Dr. José (também vamos chamá-lo assim) médico de muito respeito na cidadezinha fez toda uma "bateria" de exames na D. Maria, de todos os tipos, e nada encontrando, diagnosticou que a D. Maria, 41 anos, mae de 4 filhos pequenos, estava com um cancer no útero... Resignada, assustada, desiludida, a D. Maria resolveu voltar para casa e esperar pelo dia da morte segura...

Durante meses ela sofreu, chorou, desesperou-se ao ver que a cada mes, o cancer aumentava e aumentava, a ponto de quase "estourar" a barriga, com um peso absurdo... Mas o pior ainda estava por vir... as dores... até entao o cancer tinha se comportado bem, as vezes se movia, as vezes fazia com que D. Maria tivesse vontade de vomitar, as vezes vontade de comer algo extraordinário, mas nao doía e a dor, violenta, fez com que D. Maria se destinasse a ir a capital do estado, pois já que sabia que ia morrer, que morresse, pelo menos, nas maos de médicos competentes...

D. Maria, cheia de dor, viajou a capital, Aracaju e foi atendida em um dos hospitais mais conhecidos pela Dra. Alice, oncologista. Chegando ao hospital, contou toda a sua história a doutora e completou, no auge da dor: "-Doutora, o cancer está me matando!!!"...

A doutora, achando a situaçao um tanto estranha, mandou que a D. Maria se deitasse na sala de ultrassom, enquanto organizava tudo e arrumava o aparelho para fazer uma ultrassonografia na barriga volumosa...

Nisso estava quando as enfermeiras começaram a correr e gritar: "- Rápido, corre, chega!!! que já está nascendo!"

Vejam só, queridos amigos! Eis que o cancer nasceu e nasceu menina, pesando quase 4 kilos, medindo 50 cm, absolutamente saudável, tanto quanto D. Maria, que tem sim, saúde suficiente para cuidar (por muito tempo), agora, de 5 filhos... Quem diria!!!

E como diz a história, "entrou por uma perna de pinto, saiu por uma de pato... e quem quiser que conte mais quatro..." :o)

Mas esta sim, foi verdade... acreditem! :o)

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Saturday, July 28, 2007

Mais dois Blogs...

Eu sou uma pessoa muito interessada no que signifique melhoria de vida, nao exatamente no tocante ao financeiro, mas melhoria na qualidade de vida, mais saudável, mais tranquila, mais alegre, mais bem-vivida (o que nao significa bebedeiras, festas diárias, ou coisas semelhantes… refiro-me ao prazer de poder viver com saúde física e mental…).

Os que já me conhecem há mais tempo sabem que eu tenho cá minhas tendencias budistas, que sou vegetariana (vegan) e que tenho todas as tendencias místicas imagináveis, sempre buscando o lado bom das coisas, afinal em tudo na vida sempre há dois lados, dois caminhos… o bom e o mau… e eu diria que o bom nem sempre é o mais fácil de ser seguido, muito menos o caminho mais rápido, mas certamente, independente de fé e modus vivendi, é o melhor…

Bom, mas deixando de conversa fiada… hoje tenho o prazer de apresentar meus outros dois blogs… um para alimentar a alma, outro para alimentar o corpo… sao dois projetos antigos, um deles, recriado… O Eu Sei Que Vou Te Amar seguirá sendo o meu blog número 1, mas quero levar adiante os projetos “Eternal Journey” e “Casa Vegan”… quero seguir expondo ali tudo o que acredito poder ser de utilidade a quem busca ajuda, seja física ou espiritual, independente de crenças e demais…

Para quem busca alívio espiritual, filosófico, ou simplesmente para receber uma bonita mensagem que ajude a seguir adiante no dia-a-dia, o “Eternal Journey” é uma boa opçao…

Para quem busca ajuda referente a saúde, alimentaçao, bem-estar e todas aquelas dicas de productos e ingredientes perigosos e escondidos nos mais variados alimentos… “Casa Vegan” é a minha indicaçao…

Assim que sejam sempre bem-vindos a estas minhas tres casas, meus tres coraçoes…

Beijos, flores e sorrisos… sempre, sempre!

Friday, July 20, 2007

Depois de Algum Tempo...

Essa é conhecidíssima, mas vale a pena rever sempre...


DEPOIS DE ALGUM TEMPO

por William Shakespeare


Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com graça de um adulto e não a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair meio ao vão."

Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima se ficar a ele exposto por muito tempo.

E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...

E aceita que, não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo (a) de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá para o resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, devemos deixar as pessoas a quem amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm muita influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se chegar aonde está indo, mas que, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas pessoas que o ajudam a se levantar.

Aprende que a maturidade tem mais a ver com tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando se está com raiva, tem direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama mais do jeito que você quer não significa que esse alguém não o ame com todas as forças, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, e que algumas vezes, você tem que aprender a perdoar a si mesmo.

E que, com a mesma severidade com que julga, em algum momento será condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára, para que você junte seus cacos.

Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende realmente que pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais.

E que realmente a vida tem valor diante da vida !!!"


Shakespeare, William.

* Pic by Carmem L Vilanova

Bom fim de semana a todos, com muitos beijos, flores e sorrisos!

Wednesday, July 18, 2007

E a culpa é do piloto...

Vejam só... uma vez mais o Brasil é notícia mundial... má notícia, claro, como de costume...

Desta vez foi mais um acidente aéreo de proporçoes "espetaculares"... 186 vítimas fatais (até agora), mas segundo informes oficiais pode chegar a 200... 200 vidas interrompidas inesperadamente por uma série de fatores absolutamente previsíveis (e evitáveis)...

Vejamos:
- Aeroporto mal localizado, no centro da maior capital brasileira, rodeado de avenidas, residencias e comércio...
- Pista de pouso e decolagem, datada de 1919, com menos de 2 km de extensao...
- Pista cuja recapagem do asfalto foi recém finalizada no mes de Junho passado, sem ter sido submetida a uma inspeçao e complemento do trabalho para escoamento do excesso de água das chuvas, tendo sido transformada em uma pista escorregadia e sem capacidade de operaçao para grandes avioes...
- Obra de recapagem da pista realizada fora de época (no inverno chuvoso), pelo Governo Federal, que decidiu faze-la as pressas para nao seguir sofrendo críticas dos oponentes...
- Controladores de voo que decidiram se dedicar a ser desatentos quanto a vida humana e a fazer greves intermináveis desde o mes de Setembro de 2006, transformando o tráfego aéreo brasileiro em um verdadeiro caos...

Resultado? A culpa é do piloto... sim, do piloto que sabendo de todos estes agravantes que estavam "más allá" de suas responsabilidades, nao foi suficientemente responsável para evitar "milagrosamente" tamanha tragédia... claro, afinal a culpa sempre é da vítima... ou pelo menos é sempre nisso que nos fazem crer...

200 vidas interrompidas na velocidade de um raio... causa mortis? acidente aéreo... um mal que já vem se tornando em algo tao corriqueiro neste meu querido Brasil...

E o pior? O pior é que para este mal ainda nao há vacina! Haverá um dia????

++++++++++++++

A todos os familiares, amigos e conhecidos das vítimas, meus sinceros sentimentos...
Mesmo na dor, deixo a todos flores, beijos e sorrisos, na esperança de transformar este mundo em algo melhor, pois disto eu nao desisto...

Friday, July 13, 2007

O Verbo AM(O)R...

Esta semana eu li um pequeno texto onde dizia o seguinte:

Amor é um verbo. Amor nao é um lugar onde encontrarás um dia de sol. Amor nao é uma coisa que possas manter ou jogar fora. Amor nao é uma pessoa que irá transformar teus sonhos em realidade. Amor nao é algo que possas encontrar… É algo que realizas…

Este pequeno texto me chamou a atençao, pois apesar de sua simplicidade, de sua pequenez, conseguiu transmitir uma grande realidade…

Quantas vezes esperamos pelo Amor… por alguém que fará com que nossos dias sejam sempre manhas de domingo ensolaradas…

Quantas vezes esperamos que, por milagre, o Amor chegue a nossa porta e se apresente sem que nos tenhamos esforçado, simplesmente assim, de graça…

Eu, particularmente, nao acredito no Amor que seja somente flores, sorrisos, cara bonita…

Acredito sim, no Amor açao, no Amor verbo… aquele que vem por merecimento de nossas atitudes, pois estas já serao a própria confirmaçao de sua existencia…

Am(o)r nao é ficar de braços cruzados…
é antes agir em favor do próximo, mesmo que nao tao próximo assim…
é ajudar nao somente ao que necesita, mas a todos aqueles que cruzem nosso camino…
é desejar o bem a todo instante, nao importando a quem…
é perdoar os erros daqueles os quais esperávamos tanto, mas que nos deram tao pouco, pelo motivo único de que o pouco que nos deram, era o máximo que podiam, mas nao soubemos compreender…

é mais... muitas vezes o Amor está nas palavras ditas de forma rude pela mae que está a ver o filho a fazer o que nao deve e o tenta convencer do seu erro, porque pelo simples fato de ser mae, a mulher, dotada de Amor sublime, consegue identificar o bem e o mal com muito mais facilidade...
é deixar de fazer algo que se deseja com todo coraçao, simplesmente porque aquela atitude iria prejudicar a outrem, ainda que sem intençao...
é calar quando nao há nada verdadeiramente útil ou sábio a dizer...
é agir... sempre...

Vale a pena pensar nisso...
Vale a pena agir nisso...
e tu, que pensas sobre o Verbo Am(o)r?

* Pic. by Carmem L Vilanova

Tuesday, July 10, 2007

Cara nova...

Cara nova sim, porque mesmice nao é comigo!!! ... :o)

Aliás, eu só sirvo mesmo para ter o mesmo pai, a mesma mae, o mesmo esposo, os mesmos filhos, o mesmo irmao e sobrinha, meus amigos... essas pessoas eu nao troco por nada neste mundo, nem a minha cara, tampouco (risos)... mas no demais, mesmice nao é comigo!!!

Gosto de novos ares, novas cores, novos sabores...

Novas aventuras, novas experiencias, novas culturas...

O novo me fascina... Todo recomeço... Todo novo amanhecer cheio de novidades ainda por viver...

E é por esse motivo que uma vez mais estou mudando a cara do Eu Sei Que Vou Te Amar... :o)

Quem já vem me acompanhando nestes quase 3 anos de blogosfera sabe o quanto este blog já mudou de aparencia, mas acho que isso chega a ser interessante, porque determina, em muito, o meu estado de espírito... mais alegre, mais sereno, mais criativo, mais carinhoso, mais sério, mais compenetrado, mas nunca sombrio... :o)

Aos que me acompanham desde muito... é um prazer te-los sempre aqui comigo nesta partilha tao saudável... minha vida sem vós nao teria o mesmo sabor, a mesma alegria...

Aos que vem aqui pela primeira vez... sejam bem-vindos... espero que gostem e que voltem sempre e que possam fazer parte daqueles que sao infinitamente importantes em minha vida...

A todos, muitos beijos, flores e sorrisos, como de costume! :o)

Thursday, July 05, 2007

Página 161...

Uma flor de formosura chamada Lualil, do Traduzir-se me repassou uma missão bem interessante... a de pegar o livro mais próximo (nao necessariamente o que estao a ler no momento), buscar nele a página 161 e nesta página, a 5ª frase completa... feito isso, publicar a frase no seu blog ou como comentário no meu...

Nao vale buscar o melhor livro que tenha... melhor usar o primeiro que encontrar (desde que tenha 161 páginas, claro!)

Devido ao fato de ter repassado muitas destas correntes recentemente aos blogs queridos, hoje decidi que irei publicar a minha frase, mas nao irei repassar o desafio... fica, no entanto, a critério de cada um dos que por aqui passem, de fazer o mesmo em seus blogs... ou nao... :o)

Vale a diversao!

Livro:
Kitchen Table Wisdom (Stories that heal), de Rachel Naomi Remen.
Editora – The Berkley Publishing Group, 1996.

Frase: _ Meaning is strength.

Comentário: Uma realidade que dispensa muitos comentários... afinal alguém tem alguma dúvida de que o propósito com que se fazem as coisas, a intençao, o sentimento colocado em cada açao, que ali esteja a força de cada ser humano? Para mim é uma pura realidade... :o)

Muitos beijos, flores e milhares de sorrisos... a todos! :o)

Friday, June 29, 2007

7 Maravilhas da Blogosfera



Imaginem voces que mais uma vez um dos meus queridos amigos da blogosfera me nomeou para algo que eu nem sabia que merecia... :o)

Meu querido Fernando do Nothing and All me nomeou como uma das 7 Maravilhas da Blogosfera... que responsabilidade a minha agora... :o)

Eu, de minha parte, só tenho a agradecer do fundo do coraçao por tamanha demonstraçao de carinho...

De minha parte agora, devo elegir outros 7 que considero como minhas 7 Maravilhas da Blogosfera... o problema é somente que nem todos os que considero como minhas maravilhas gostam de receber este tipo de "corrente", "meme", ou coisas do genero, o que faz com que a situaçao se complique um pouco, mas eu os entendo, logicamente! :o)

Assim que nao me resta outra se nao eleger 7 dos tantos que eu gostaria de nomear...

Aí vao:

* Só da minha amiga Marta, sao tres (porque realmente valem a pena):
Minha Página
Escrever com Amor
Marcos, eu e outros

* Da minha querida Micas:
A Casa da Micas, pelo carinho que lhe tenho...

* De outra querida, Isabel:
Alma de Poeta, porque sua alma é realmente um lindo poema...

* Da minha linda Estrelinh@:
Clave de Lua II, porque ela é um doce de pessoa...

* Desta Nordestina cheia de garra, como deve ser... muito querida, Lualil:
Traduzir-se, porque seu coraçao é ouro puro...

Muitos beijos, flores e sorrisos para todos!

Wednesday, June 13, 2007

Nova etapa...

Segunda-feira, 11 de junho de 2007...
Dia em que meu querido Luquinha, meu menino grande, terminou mais uma etapa de sua vida para começar uma nova, cheia de novas esperanças, alegrias e emoçoes...

Pic from Family Album

Há 12 anos, aproximadamente ele teve a sua primeira formatura... a Formatura de ABC, fase importantíssima, onde deixava de ser o bebezinho da mamae, e se tornava no garoto que já sabia ler as primeira palavrinhas... que alegria, que emoçao...
Desde entao começaram anos de luta e de estudo para conseguir alcançar metas, objetivos, sonhos, enfim...

Pic from Family Album

Hoje, 12 anos depois, nova etapa... a etapa mais difícil para mim, mae... a etapa em que vejo que meu menino grande deixa de ser tao somente o "meu" menino para ser um jovem adulto, cheio das responsabilidades que a idade já começa a impor... mas eu sei que ele tem toda a competencia/capacidade necessária para seguir adiante, sendo o filho querido, responsavel, amável e cheio de garra que foi até hoje, ou até mais...

Pic from Family Album

Parabéns, Luquinha, por mais esta etapa vencida...
Vá em busca dos seus sonhos, agora... pois sem eles, a Vida nao é nada...
Luta pelos seus objetivos, e, ao alcançá-los... nunca se esqueça de agradecer a tudo e a todos os que de alguma forma lhe ajudaram a chegar onde sei que voce vai chegar...
Sem gratidao a Vida também nao é de muita valia...
Caminha sem nunca ter que olhar para trás, no entanto, sem nunca esquecer de todos os que voce conheceu em seu caminho e que foram importantes em seu trajeto, em sua busca pela Felicidade...

Pic from Family Album

Que voce seja sempre esse menino bonito...
Que voce seja sempre o "meu" menino...
Que voce seja sempre este Ser Humano digno de ser chamado assim...
Que Deus lhe abençoe...

Thursday, May 24, 2007

Cançoes de Ninar

Essa eu recebi por email... Gostei muito... Estou publicando... :o)

Pic by Carmem L Vilanova

"Eu, um Brasileiro morando nos Estados Unidos da América, para ajudar no orçamento, estou fazendo "bico" de babá e estudante.

Ao cuidar de uma das meninas de quem eu "teoricamente" tomo conta, uma vez cantei "Boi da cara preta" para ela, antes dela dormir. Ela adorou e essa passou a ser a música que ela sempre pede para eu cantar ao colocá-la para dormir.

Antes de adotarmos o "boi, boi, boi" como canção de ninar, a canção que cantávamos (em Inglês) dizia algo como:

Boa noite, linda menina, durma bem.
Sonhos doces venham para você,
Sonhos doces por toda noite"...
(Que lindo, né mesmo!?)

Eis que um dia Mary Helen me pergunta o que as palavras em português da música "Boi da cara preta" queriam dizer em Inglês:

"Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa menina que tem medo de careta..." (???)

Como eu ia explicar para ela e dizer que, na verdade, a música "boi da cara preta" era uma ameaça, era algo como "dorme logo, cacete , senão o boi vem te comer"?

Como explicar que eu estava tentando fazer com que ela dormisse com uma música que incita um bovino de cor negra a pegar uma cândida menina?

Claro que menti para ela, mas comecei a pensar em outras canções infantis, pois não me sentiria bem ameaçando aquela menina com um temível boi toda noite...

Que tal! "nana neném que a cuca vai pegar..."?Caramba... outra ameaça! Agora com um ser ainda mais maligno que um boi preto!

Depois de uma frustrante busca por uma canção infantil do folclore brasileiro que fosse positiva e de uma longa reflexão, eu descobri toda a origem dos problemas do Brasil. O problema do Brasil é que a sua população em geral tem uma auto-estima muito baixa. Isso faz com que os brasileiros se sintam sempre inferiores e ameaçados, passivos o suficiente para aceitar qualquer tipo de extorsão e exploração, seja interna ou externa. Por que isso acontece? Trauma de infância! Trauma causado pelas canções da infância. Vou explicar:

Nós somos ameaçados, amedrontados e encaramos tragédias desde o berço! Por isso levamos tanta porrada da vida e ficamos quietos. Exemplificarei minha tese:

Atirei o pau no gato-to-to
Mas o gato-to-to não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca-ca admirou-se-se
Do berrô, do berrô que o gato deu
Miaaau!

Para começar, esse clássico do cancioneiro infantil é uma demonstração clara de falta de respeito aos animais (pobre gato) e crueldade. Por que atirar o pau no gato, essa criatura tão indefesa? E para acentuar a gravidade, ainda relata o sadismo dessa mulher sob a alcunha de "D. Chica". Uma vergonha!

Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré de si.

Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si.

Colocar a realidade tão vergonhosa da desigualdade social em versos tão doces!! É impossível não lembrar do seu amiguinho rico da infância com um carrinho cabuloso, de controle remoto, e você brincando com seu carrinho de plástico... Fala sério!!!!

Vem cá, Bitu!
vem cá, Bitu!
Vem cá, meu bem,
vem cá!

Não vou lá!
Não vou lá,
Não vou lá!
Tenho medo de apanhar.

Quem foi o adulto sádico que criou essa rima? No mínimo ele espancava o pobre Bitú...

Marcha soldado,
cabeça de papel!
Quem não marchar direito,
Vai preso pro quartel.

De novo: ameaça. Ou obedece ou você vai se fu... não é à toa que brasileiro admite tudo de cabeça baixa...

A canoa virou,
Vou deixar ela virar,
Foi por causa da (fulaninha)
Que não soube remar.

Ao invés de incentivar o trabalho de equipe e o apoio mútuo, as crianças brasileiras são ensinadas a dedurar o dedo e condenar um semelhante. Bate nele, mãe!!

Samba-lelê tá doente,
Tá com a cabeça quebrada.
Samba-lelê precisava
É de umas boas palmadas.

A pessoa, conhecida como Samba-lelê, encontra-se com a saúde debilitada, necessita de cuidados médicos mas, ao invés de compaixão e apoio, a música diz que ela precisa de palmadas! Acho que o Samba-lelê deve ser irmão do Bitú...

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou...

Como crescer e acreditar no amor e no casamento depois de ouvir essa passagem anos a fio?

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada;
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.

O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar;
O cravo teve um desmaio,
A rosa pôs-se a chorar.

Desgraça, desgraça, desgraça!!! E ainda incita a violência conjugal (releia a primeira estrofe). Precisamos lutar contra essas lembranças, meus amigos!!!

Nossos filhos merecem um futuro melhor!!!! "

(Não foi enviado o nome do autor)

Wednesday, May 16, 2007

"Meme"

Minha linda amiga Marta me passou este "Meme", ao qual dou resposta, da forma como mais entende o meu coraçao...

"A que soa um sentimento?"

Soa a saudade, vontade de estar junto, carinhos, sorrisos, afagos, querer bem...
Soa a alegria, a paz, Amor no sentido mais amplo...
Soa a pensamentos, atos e palavras...
Soa a saudade, como a que sinto hoje...

E por este motivo, para responde-la da melhor forma possível deixo aqui esta Cançao do Exílio que, nao houvesse sido escrita, certamente eu o faria... :o)

Pic by Carmem L Vilanova

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847)
Gonçalves Dias


E agora vem a responsabilidade maior... a de eleger outros 6 blogs para dar seguimento a este "Meme" da melhor forma como entenderem e o sentirem...

Meus eleitos sao:
Nothing and All, do meu amigo Fernando.. :o)
Encanto, da Elisabete Cunha
A Casa da Micas da Micas
Alma de Poeta da minha querida Isabel
A Praia do Destino da Lia
Kitanda, do amigo Cacusso

Para todos, muitos beijos, flores e sorrisos eternos... :o)

Thursday, May 10, 2007

Profissão: Mãe...

Pic by Carmem L Vilanova

Profissão Mãe

Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista.
Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão.

Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho", exclamou.

"Sou mãe".
"Nós não consideramos 'mãe' um trabalho."

"Vou colocar 'Dona de casa'", disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica.
A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação, perguntou:
- "Qual é a sua ocupação?"

Não sei o que me fez dizer isto, as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora:
- "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas."

A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.

Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.

-"Posso perguntar", disse-me ela com novo interesse, "o que faz exatamente?"

Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:

-"Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda???), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas)."

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e, pessoalmente me abriu a porta.

Quando cheguei em casa, com o título da minha carteira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebê de seis meses), testando uma nova tonalidade de voz.

Senti-me triunfante!

Maternidade... que carreira gloriosa!

Assim, as avós deviam ser chamadas
"Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".

As bisavós:
"Doutora- Executiva- Sênior".

E as tias:
"Doutora - Assistente".

Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas,
companheiras.

Doutoras na Arte de fazer a vida melhor !!!

(Desconheço o autor)

++++++++++++++++++++

A todas as maes, avós, tias, enfim, todas as mulheres que já puderam apreciar o milagre da maternidade, deixo aqui o meu profundo carinho e respeito, muitas flores, beijos e sorrisos...

A todas aquelas que ainda nao tiveram a felicidade de ser mae, deixo aqui esta mensagem de esperança e o conselho...

"Ser Mae vale a pena"...

++++++++++++++++++++
Uma pequena homenagem a minha mae, Otávia, que está no Brasil e a quem nao vejo há 4 anos... A saudade é grande... e como dói... (para ver o vídeo, primeiro desabilite o som da página)


Friday, May 04, 2007

A Arte de Nao Adoecer

Pic by Carmem L Vilanova

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para poder ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão.
Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.
Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz.
Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser "eu mesmo" é o núcleo de uma vida saudável.
Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.
Sem confiança, não há relacionamento.
A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa.
A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

"O bom humor nos salva das mãos do doutor".

Alegria é saúde e terapia!

(Desconheço o autor)

++++++++++++++++++++

Um bom fim de semana cheio de muita Paz, Amor e muita Alegria!
Beijos, flores e sorrisos para todos! :o)

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br