Wednesday, December 12, 2007

Peru - II - Império Inca


O Império Inca foi o maior das Américas. Surgiu no final do século XII e em seu momento de maior exito chegou a abarcar territórios desde o sul da Colombia e Equador, passando pelos Andes, pelo próprio Peru e Bolívia e chegando até o norte do Chile e noroeste da Argentina.


O Império Inca também era chamado de Tahuantinsuyo (do idioma Quechua, "as quatro regioes") e era dividido em: Chinchaysuyo (ao norte), Collasuyo (ao sul), Antisuyo (a leste) e Contisuyo (a oeste). A capital do Império era a cidade de Cusco, Cuzco, Qusqu ou Qosqo ("umbigo do mundo", em Quechua).



Ainda existem muitas dúvidas sobre a origem dos Incas, mas, segundo lendas orais que tentam explicar este Império fantástico, sabe-se que duas sao as lendas principais: o Mito dos Irmaos Ayar e a Lenda de Manco Capác e Mama Ocllo (mais aceita e mais conhecida). Estes últimos teriam sido filhos do próprio Deus Sol, que vendo a situaçao em que se encontravam os homens no mundo, teve piedade e enviou os próprios filhos (que saíram do Lago Titicaca), para juntos, civilizarem aos homens e contruírem o Império.


Deixando a lenda um pouco de lado, a partir de dados arqueológicos pode-se saber o verdadeiro processo de ocupaçao de Cusco e, por senso comum, os estudiosos dizem que a partir do colapso do reinado de Taypiqala foi produzida uma migraçao do seu povo e este grupo, de aproximadamente 500 homens havia-se estabelecido pouco a pouco no vale do Rio Huatanay e que este processo teria culminado com a fundaçao da cidade de Cusco.

Posteriormente os reis cusquenhos foram formando alianças e conquistando outros reinados e ao final do seculo XV, governavam sobre as zonas altas e médias do vale do Vilcanota e viviam em constante atrito com os demais estados.


Os principais Imperadores do Império Inca foram: Pachacútec, Túpac Yupanqui, Huayna Capác, Huáscar e Atahualpa.



O governo imperial era do tipo monárquico teocrático e a autoridade máxima era do Imperador, que era aconselhado pelo Conselho Imperial e o governo de cada distrito estava a cargo de um tucuyrucuy, que atuava como Vice-Rei.


As classes sociais do Império Incaico se dividiam da seguinte forma: o Inca; os Representantes Inca, que eram os chefes das tribos incaicas; a Realeza, que abrangia El Auqui (o filho do Inca), La Coya (a esposa do Inca), e o chamados Pañacas Reales que eram a primeira geraçao; a Nobreza de Sangue, que eram o membros restantes; Nobreza de Privilégio, que eram as pessoas que se destacavam por seus serviços, além dos Sacerdotes e Altos Chefes; os Hatun Runa, que era o povo em geral (os camponeses); os Mitimaes, que eram grupos que eram enviados a outras regioes ensinando aos povos os novos costumes; e, por último os Yanacondas, que eram os servidores do Inca e do Império, sendo que muitos deles eram prisioneiros.

A base da economia do Império Inca era a Agricultura e as terras eram comum a todos. Cada família tinha terras para cultivar e alimentar-se. As famílias mais numerosas recebiam maior quantidade de terras e a forma de trabalho nas terras era a "minka" (se ajudavam nas tarefas agrícolas em forma comunitária).

A principal fonte de alimentaçao dos incas era a batata e o milho (como até hoje), complementada com carne de llama e alpaca. Ainda hoje, nas zonas altas dos Andes se cultivam até 200 espécies de batatas que se diferenciam pela cor e pelo tamanho. Na época do Império Inca, tanto quanto nos dias atuais, a dieta da regiao era complementada com outros vegetais, a exemplo do tomate, do feijao, da abóbora, do amendoim, da quínoa e de frutas.


Os Incas cultivavam os terrenos planos, da mesma forma que os inclinados, usando um sistema de cultivo nas ladeiras das serras. Esta técnica consistia em formar terraços, chamados "andenes", com terra vegetal contidas por muros de pedras. Nestas terras, além dos alimentos, costumavam cultivar o algodao para a confecçao de suas vestimentas e nas terras correspondentes a selva alta, semeavam a "hoja sagrada": a coca.

Os Incas foram grandes engenheiros hidráulicos, o que lhes permitiu manter a quantidade de terras cultivadas, e muitos dos canais de irrigaçao da serra funcionam perfeitamente até os dias de hoje.


Eles também criavam patos e galinhas, pescavam uma variedade de peixes muito diversificada e caçavam aves silvestres.

Eram politeístas e muito supersticiosos. A superstiçao era uma constante em tudo o acreditavam e em tudo o que faziam. Os principais Deuses Incas eram: Viracocha, que era considerado como o Mestre dos Deuses que surgiu das águas e criou o céu e a terra; Inti, o Deus Sol e servo de Viracocha e que exercia a soberania no plano divino (HananPacha), além de ser a divindade mais popular do Império Inca; Mama Quilla, Mae-Lua e esposa do Deus Sol, cultuada pelas sacerdotisas; Pacha Mama, também chamada de Mae-Terra, encarregada de propiciar a fertilidade nos campos; Pachacamac, uma reediçao de Viracocha, venerado na Costa Central do Império, também conhecido como Deus dos Tremores; Mama Sara, a Mae-do-Milho e do alimento, Mama Cocha, Mae-do-Mar, a quem se rendia culto para acalmar as águas e para boa pesca.

A principal festividade incaica (ainda nos dias atuais) era 0 Inti Raymi (Festa do Sol - dedicada ao Deus Sol), realizada exatamente no dia 24 de Junho junto ao Solistício de Inverno no Hemisfério Sul.


A arquitetura no Império Inca se caracterizava pela simplicidade das formas, pela solidez das contruçoes, pela simetria e pela busca da harmonia com a paisagem. O principal material utilizado foi a pedra e as construçoes mais simples era feita, inclusive, sem a necessidade de talhar a pedra. Os construtures incas desenvolveram técnicas para levantar muros enormes, verdadeiros mosaicos formados por blocos de pedra talhada que encaixavam perfeitamente, sem que entre elas pudesse passar um alfinete sequer.

O sítio arqueológico mais importante do Império está localizado no atual Valle Sagrados de los Incas, onde se encontra a cidade de Machu Picchu, cujo primeiro aspecto chama a atençao dada a localizaçao, em cima de uma serra coberta de vegetaçao e de difícil acesso. Este isolamento fez com que fosse possível o seu desconhecimento por centenas de anos, até o ano 1911.


A arte textil do Império se caracteriza por desenhos geométricos e pela fineza de sua técnica. Os Incas se destacaram por seus mantos de plumas, com extraordinário sentido simétrico, com repetiçao de figuras estilizadas dispostas de forma extremamente organizada. Para os Incas a importancia desta arte foi religiosa, social e política. Muitas vezes, os desenhos geométricos serviam para identificar aos incas e suas famílias.

Na música, os Incas contaram com vários instrumentos de sopro e percussao, sendo a mais conhecida a zampoña, um tipo de flauta feita de bambus que identifica a música regional.

(... continua com "Os Andes"...)



Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

(Fonte: wikipedia.org)
Pic from internet:
- Mapa do Império Incaico
- Ofrenda del Inca
- Machu Picchu
- Inca en la Fiesta del Sol
- Andenes em Machu Picchu
- Inti Raymi (Festa do Sol)
- Poncho Incaico

5 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

augustoM

Boa lição da história dos Incas.
Um beijo. Augusto

O Profeta

Fascinante lição de história...


Convido-te a sentir a magia da minha Errante Nota

Oceano de mil contradições
Amar é uma batalha da emoção
Roubada ao sortilégio do vento
No gesto mágico de uma mão

Bom fim de semana


Doce beijo

Estrela do mar

...amiga, passei para te dar as Boas Festas....


Beijinhosssssss

augustoM

Hoje estou aqui para com um grande beijo desejar as Boas Festas a ti e toda a família.
Augusto

Desambientado

Há brilho nos pinheiros,
Como candeeiros,
Para imitar as estrelas,
As cores não são delas:
São escapadelas,
Fugazes e belas.
Que tragam:
Um Feliz Natal
Descomunal…

Félix

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br