Wednesday, December 30, 2009

CARIOCA, CARIOQUÊS E CARIOCANDO

Meu novo amigo Paulo Tamburro, do HUMOR EM TEXTOS, inspirado no texto do "Cabrunco Bom e Querido" que publiquei outro dia, escreveu esta crônica que hoje publico com sua devida autorização a qual agradeço com muito carinho.

O Brasil é um país de diversidades e embora falemos o mesmo idioma teoricamente, na prática o regionalismo da fala é impressionante e muitas vezes, embora estando em um mesmo país, entender o que se fala torna-se um verdadeiro "quebra-cabeças". E é por isso que o Brasil é tão lindo e tão único e especial!

Beijos, flores e muitos sorrisos... sempre!



CARIOCA, CARIOQUÊS E CARIOCANDO.

Carioca é aquele cara que, mesmo no enterro da mãe do amigo consegue perguntar, naturalmente:

- “Tá tudo bem?”, “Tudo legal, né mano?” Mesmo vendo aquele corpo imenso em decúbito dorsal cercado de coroas, velas e abelhas.

Mas é uma espécie em extinção. Com a maciça migração interna o carioca, hoje é minoria. Mas, sejam bem vindos os cearocas, mineirocas, pernanbocas, enfim, clientes ou não, do programa bolsa-família. O carioca está esperando mesmo, é o programa Ticket Ferrari faz tempo! Cristo Redentor de braços abertos recebe a todos sem preconceitos.

Agora, que aqui está ficando apertado pra cassete, tá! Solução encontrada: Nego tá subindo, pelos morros, taludes, escadas, paredes e, qualquer dia vai faltar encosta, para o pessoal encostar.

Mas, afinal quem é este animal carnavalesco, dono de invulgar domínio do chamado samba no pé, que o resto do Brasil diz que não trabalha, mas, já as “quatro horas da manhã, sai de casa Zé marmita, pendurado na porta do trem, Zé marmita vai e vem”, como diz o sambinha carioca.

No Rio, as gírias são, até para quem nasceu e vive aqui difícil "descolar" o sentido exato da fala dos nossos nativos. E, como contribuição à cultura nacional (êta sujeitinho mais convencido ) vamos tentar esclarecer algumas das dúvidas, mais encrencadas deste idioma carioquês. Verdadeiros fios desencapados do idioma pátrio, como:

- Cara, tu é um tremendo péla-saco: Tradução - Chato.

Arroz: além da comida favorita dos fenícios e japoneses, por aqui o cara que só acompanha, não pega ninguém. Arame liso, porque cerca, mas não “machuca” ou mestre-sala, pois só fica dançando em volta, apresenta para todo mundo, mas, não encosta, e nem deixa encostar. Ou ainda, mosca de padaria, está sempre sobrevoando o doce, mas só toma tapa. Todo carioca fala assim? Lógico que não. O malandro carioca, sim. Aquele que acorda quatro horas da manhã, não. Nem tem tempo pra falar!

Mais em geral de todos os brasileiros, o carioca é o que fala mais gíria. Saca esta frase:

- Ih, coé mermão? Mó, otário.Aê!

Tradução - Coé, aglutinação de qual é;

mermão: aglutinação de meu irmão;

Mó aglutinação de maior.

Aê é o de tradução mais complicada, pois pode ser advérbio de lugar: Ex: A mina (mulher) está por aê (aí), ou ainda pode ser usado como vocativo genérico; Ex: aê (aí) tu viu aquela mina?Coisas extraordinárias que só tem sentido na boca do malandro carioca!

Mané - vacilão, sujeito que pisa na bola. Maluco é igual à cara. Aqui foi criada, também, uma unidade monetária sem plural é o conto.

O cara fala, por exemplo:

-Paguei dez conto no rádio de pilha!. Mulher gostosa é filet, mais serve para carro, casa, enfim qualquer coisa considerada boa! É muito usado no diminutivo. Aliás, o carioca é o rei do diminutivo, tipo:

-“Hei amorzinho, apanha uma cervejinha geladinha bem rapidinho, e chega pra cá, pra gente fazer, um amorzinho?”.

Alguns termos são impagáveis, como aquele que qualifica um malandro após ter bebido todas, diz-se que está na mão do palhaço! Tal qual aquela baiana, arretada, a carioca é dez “quando ela passa tão cheia de graça, no doce balanço a caminho do mar”, Aí, é correr para o abraço da arquibancada.


(Paulo Tamburro)

-------------------------------
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

15 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

EDUARDO POISL

Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas...
Mas nada seria suficiente...

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes...
e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!

Abraços com todo meu carinho
FELIZ 2010

Jorge

Carmem,

Muito legal este texto.
O Brasil é realmente único nas suas diversidades.

Valeu!!!
Carmem, muita alegria neste 2010 e repleto de realizações!!

Um beijo,
Jorge

Chica

Linda crônica. Paulo foi muito feliz nela! beijos e feliz 2010 aos dois,chica

Eliana

BOM DIA, Carmem

Vou aproveitar o seu texto para definir o que eu quis dizer lá na Caridade em pagar "o pato".

Pagar o pato é quando o outro nos faz de "bobo" e o patrão nos cobra.

O patrão que age assim, faz com que o funcionário fique cada vez mais atento e assim vai aprendendo a lidar com os "oportunistas".

Aqui no RJ o que mais tem são pessoas que gostam de tirar proveito de tudo que for possível.
Os que não fazem, passam a fazer, porque, infelizmente, o caminho mais fácil e que não precisa gastar dinheiro, é sempre o mais copiado, mesmo que não seja o mais correto.

Até Deus me colocou nesta situação de Evangelizar e fazer Caridade pela Internet, por ser, em todos os sentidos, mais benéfico, para mim, e para todos que irão viver da FÉ.

UM FELIZ 2010 recheado de bênçãos e é Ele Quem irá beneficiar, cada um, pois só Ele Sabe o que cada um realmente necessita para não se prejudicar e se desviar do caminho d'Ele.

Fiquem com Deus,
Beijos,

sam rock

Ola Carmen:

Escribo en galego, que caseque é portugués o brasileiro. Se non me confundo carioca é o natural de Río de Janeiro, a cidade máis internacional do Brasil, sen menospreciar outras dunha longa lista Salvador, Porto Alegre, Sao Paulo...Por certo, aquí cerca donde vivo hai un Cristo igoal que o do Corcovado de Río. O fixo un emigrante que estivo moitos anos por esas terras. A ver se un día lle fago unha foto e envíocha.

Que sexas moi feliz en compañía dos teus seres queridos, e que o ano 2010 chegue con moita ledicia, salud e amor. E que sigas cos teus inesquecibles consellos desde Eu sei que vou te amar.

Unha fortísima aperta e tamén beijos, flores e moitos sorrisos!

Cacusso

Feliz Ano Novo, querida amiga.
Que ele traga toda a felicidade do mundo para vc e toda a família.

Beijos

Manoel José de Santana(Manoel Limoeiro)

Obrigado querida amiga por sua visita ao Blog. Seu blog é muito interesssante. Sempre estarei ti visitando. Ti desejo a vc e família, "Um Feliz ano novo. Que 2010 traga tudo de bom vc e todos nossos leitores dos Blogs. Um abraço de: Manoel Limoeiro de Roda de Fogo. Recife-PE.

Manoel José de Santana(Manoel Limoeiro)

Obrigado querida amiga por sua visita ao Blog. Seu blog é muito interesssante. Sempre estarei ti visitando. Ti desejo a vc e família, "Um Feliz ano novo. Que 2010 traga tudo de bom vc e todos nossos leitores dos Blogs. Um abraço de: Manoel Limoeiro de Roda de Fogo. Recife-PE.

Norma Villares

Carmém amiga da alma e do coração,
É a nossa consciência que se plenifica quando estamos ligado com o Divino.
Que a Divina Luz imanente em nós ilumine seus caminhos neste ano de 2010.
Muita paz e harmonia!
Sublimes abraços

Marta

Olá, Carmem..Gostei de ler esta crónica, muito interessante e divertida...
Obrigada pela visita e desejo que em 2010 seja possivel realizar, se não todos, alguns dos nossos sonhos..
Feliz 2010...
Beijos e abraços
Marta

RESILIÊNCIA

Carmen

Eu desejo que sua alma renove a cada instante...
Que possa renascer todas as manhas cheias de beleza e vida.
E que tudo isso seja eterno...
Um grande abraço

Luis F

Vim agradecer e retribuir os VOTOS DE UM EXCELENTE 2010

Tudo de bom para ti e para os teus

Luis

Elcio Tuiribepi

Muito legal o texto, me identifiquei coma primeira frase, vivo fazendo isso em velório..putz...rs
Ah...tem humor lá também no verseiro...
Carmem...faça como no poema...

SONHAR


SONHAR É QUALQUER COISA DE BOM
DÁ COR AO QUE VOCÊ DESEJA E QUE AINDA NÃO PODE
DÁ UM TOM DE REALIDADE AO SENTIMENTO
ENGANA A DESESPERANÇA COM UM TERNO OLHAR DE
QUEM JÁ TEVE
DÁ AO CORAÇÃO UM SOPRO DE VIDA
UMA QUASE VENTANIA
UMA IDÉIA FIXA DE QUE É POSSÍVEL
MESMO QUANDO TUDO TE MOSTRA O CONTRÁRIO
AÍ A GENTE DÁ FÉRIAS PRA TRISTEZA,
E COLOCA A FELICIDADE PRA TRABALHAR.

ELCIO TUIRIBEPI

Que assim seja no decorrer de seu Ano Novo...coloque sempre a felicidade para trabalhar, se for preciso, que ela faça hora extra...rs
Um abraço na alma...Feliz Ano Novo...bjo

Silvana Nunes .'.

ESPERANÇA

"Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenes
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
- ó delicioso vôo!
Será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança ...
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA ...."

(Mário Quintana)

FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está aqui para desejar para você um ano de 2010 de muita LUZ. Que nele você consiga realizar alguns de seus mais importantes propósitos.
E que DEUS ÑANDE RU continue nos anemçoando COM A SUA ETERNA GRAÇA pelo resto de nossas vidas. Agradeço sua presença em meu blog durante o ano de 2009 com seus comentários sempre muito carinhosos e relevantes. E como já é tradição em nossa cultura trago algimas simpatias para entrar o ano de bem com ele. BOA SORTE.
QUE SEJAMOS FELIZES.
FELIZ ANO NOVO ! QUE OS BONS VENTOS SOPREM SEMPRE A SEU FAVOR EM 2010 !
Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com

Waleska Frota Catunda.

A todosssss os cariocassssss,
um abraço cearense.

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br