CABRUNCO Bom e Querido!
CABRUNCO
Para quem é Nordestino, especialmente Sergipano e para quem se interessa pela lingua portuguesa, segue a 1a. Aula.
O que é CABRUNCO?
Cabrunco, para o Sergipano, vem do verbo COISAR. Ou seja, substitui qualquer palavra com maestria.
É uma palavra mágica que serve pra tudo:
Superlativa qualquer coisa. ('Eitcha caminhão do Cabrunco!')
- Substitui a exclamação em finais de frases. ('Aconteceu isso? Ô Cabrunco!')
- Compõe frases interrogativas dando sentido a elas. ('Não é o Cabrunco mesmo?')
- Adota muita gente. ('Fio do Cabrunco')
- Abriga muita gente também. ('Vá pra casa do Cabrunco')
- Define um ser. ('Ô cabrunco feio')
- Designa situações substituindo o termo balacobaco. ('Ô mulher do cabrunco')
- Serve como simples apelido: bruto e carinhoso. ('Esse cabrunco é gente ruim' ou 'O hômi é o cabrunco de gente boa') obs.: Aqui vale a interpretação.
- Nomina objetos. ('Pegue esse cabrunco aí em cima')
- Qualifica as pessoas. ('O cara é o cabrunco na guitarra')
- Dá emoção ao diálogo. ('Pra quê cabrunco você fez isso?')
- Designa pessoas das quais não sabemos o nome. É importante colocar o 'esse' antes. ('Esse cabrunco é doido')
- Dá agilidade as frases e ações ('Me dê o cabrunco dessa caneta')
- Aleja ('Fio do cabrunco do caraio da peste')
Enfim! O esse cabrunco serve pra tudo.
Pode ser usado por plebeus e príncipes!
OBS: SE FOR EM ITABAIANA SUBSTITUIR O 'CABRUNCO' POR 'CANSO' – TEM A MESMA VALIDADE, SÓ QUE COM UM TOQUE ESPECIAL DAQUELA CAMBADA DE FIO DO CANSO DE ITABAIANA!!!
---------------------------------------
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar
14 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:
Querida Carmen
Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.
beijos
Julimar
Essas expressões são muito legais e interessantes! beijos,lindo dia!chica
...aqui usamos muito pega
esta "bagaça" quando estamos
com preguiça de pronunciar
certinho qqr coisa.
vícios regionais, né linda?
bjs, querida!
Carmen
Que 2010, sua alma possa voar livre pelos caminhos da existência... sempre acompanhada de flores e borboletas.um grande abraço
Vim desejar um 'CABRUNCO' maravilhoso para vocês todos em 2010.
Fiquem com Deus,
Beijos,
Carmem querida. Natal para mim é o que escreveu no Arca. Palavras doces, meigas, carinhosas, amiga, mostrando-me a sua experiência, dor e saudade de seu pai, concomitantemente com a fé inabalável nos desígnios de Deus. Este é o espírito de Natal, que deveria ser incentivado, dia a dia, em nossas vidas. Obrigada pela amizade e tenho certeza, que estaremos mais ainda unidas em 2010. Beijos.
CARMEM,
OBRIGADO PELA GENEROSIDADE DA SUA ATENÇÃO E APROVEITO PARA ENVIAR-LHE UMA CRÔNICA QYE ESCREVÍ INSPIRADO NO SEU TEXTO , SOBRE AS GÍRIAS DO CARIOCA.
CARIOCA, CARIOQUÊS E CARIOCANDO.
Carioca é aquele cara que, mesmo no enterro da mãe amigo, consegue perguntar, naturalmente:
- “Tá tudo bem?”, “Tudo legal, né mano?” Mesmo vendo aquele corpo imenso em decúbito dorsal cercado de coroas , velas e abelhas.
Mas é uma espécie em extinção. Com a maciça migração interna o carioca, hoje é minoria. Mas, sejam bem vindos os cearocas, mineirocas, pernanbocas, enfim, clientes ou não, do programa bolsa-família. O carioca está esperando mesmo, é o programa Ticket Ferrari faz tempo! Cristo Redentor de braços abertos recebe a todos sem preconceitos.
Agora, que aqui está ficando apertado pra cassete, tá! Solução encontrada: Nego tá subindo, pelos morros, taludes, escadas, paredes e, qualquer dia vai faltar encosta, para o pessoal encostar.
Mas, afinal quem é este animal carnavalesco, dono de invulgar domínio do chamado samba no pé, que o resto do Brasil diz que não trabalha, mas, já as “quatro horas da manhã, sai de casa Zé marmita, pendurado na porta do trem, Zé marmita vai e vem”, como diz o sambinha carioca.
No Rio, as gírias são, até para quem nasceu e vive aqui difícil "descolar" o sentido exato da fala dos nossos nativos. E, como contribuição à cultura nacional (êta sujeitinho mais convencido ) vamos tentar esclarecer algumas das dúvidas, mais encrencadas deste idioma carioquês. Verdadeiros fios desencapados do idioma pátrio, como:
- Cara, tu é um tremendo péla-saco: Tradução - Chato.
Arroz: além da comida favorita dos fenícios e japoneses, por aqui o cara que só acompanha, não pega ninguém. Arame liso, porque cerca, mas não “machuca” ou mestre-sala, pois só fica dançando em volta, apresenta para todo mundo, mas, não encosta, e nem deixa encostar. Ou ainda, mosca de padaria, está sempre sobrevoando o doce, mas só toma tapa. Todo carioca fala assim? Lógico que não. O malandro carioca, sim. Aquele que acorda quatro horas da manhã, não. Nem tem tempo pra falar!
Mais em geral de todos os brasileiros, o carioca é o que fala mais gíria. Saca esta frase:-
Ih, coé mermão? Mó, otário.Aê!
Tradução - Coé, aglutinação de qual é;
mermão: aglutinação de meu irmão;
Mó aglutinação de maior.
Aê é o de tradução mais complicada, pois pode ser advérbio de lugar: Ex: A mina (mulher) está por aê (aí), ou ainda pode ser usado como vocativo genérico; Ex: aê (aí) tu viu aquela mina?Coisas extraordinárias que só tem sentido na boca do malandro carioca!
Mané - vacilão, sujeito que pisa na bola. Maluco é igual à cara. Aqui foi criada, também, uma unidade monetária sem plural é o conto.
O cara fala, por exemplo:
-Paguei dez conto no rádio de pilha!. Mulher gostosa é filet, mais serve para carro, casa, enfim qualquer coisa considerada boa! É muito usado no diminutivo. Aliás, o carioca é o rei do diminutivo, tipo:
-“Hei amorzinho, apanha uma cervejinha geladinha bem rapidinho, e chega pra cá, pra gente fazer, um amorzinho?”.
Alguns termos são impagáveis, como aquele que qualifica um malandro após ter bebido todas, diz-se que está na mão do palhaço! Tal qual aquela baiana, arretada, a carioca é dez “quando ela passa tão cheia de graça, no doce balanço a caminho do mar”, Aí , é correr para o abraço da arquibancada.
CARMEM,UM ABRAÇÃO CARIOCA E FIQUE COM DEUS.
Carmem, "êita, esse blog é cabrunco". kkk! Adorei a aula de português que a gente nem conhece. Nossa língua e nosso povo tem uma riqueza ímpar. Muito legal a sua idéia. Beijos, flores e seus sorrisos. Manoel.
Amiga na realidade ti desejo. "Um Feliz 2010, que esse ano, nos traga muita paz, saúde e felicidades, em nossos lares, a vc e toda sua maravilhosa familia, que Deus abençoei a todos. Um abraço de: Manoel Limoeiro de Recife-PE.
Amiga na realidade ti desejo. "Um Feliz 2010, que esse ano, nos traga muita paz, saúde e felicidades, em nossos lares, a vc e toda sua maravilhosa familia, que Deus abençoei a todos. Um abraço de: Manoel Limoeiro de Recife-PE.
Um grande 2010 para ti... e que o novo ano seja realmente diferente para melhor.
Wow... Será que posso fazer votos para que esse Cabrunco de 365 dias que vem aí seja do melhor? ehehehee
hahahaha!
Aprecio muito aprender essas coisas! Numa única palavra, veja só quanto coisa acrescentou no meu vocabulário! rsrs
Acho que "cabrunco" realmente entra na categoria da uso mineiro da palavra "trem" ou do verbo "coisar".
Valeu!
Obrigado!
Bem curioso! Gostei!
Post a Comment