Tuesday, October 31, 2006

Samhain

Pic by Carmem L Vilanova

Samhain (pronunciado "sou-en"), também chamado de Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita.
Samhain é um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marca o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta). O fim do verão é considerado como ano novo para os celtas, sendo pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideram que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) se torna mais ténue.
O Samhain é comemorado por volta do dia 1 de Novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.
Samhain é também o início da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. É o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.
A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos, observado pela Igreja Católica Apostólica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.
Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.
Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.
Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos morros em honra aos antigos deuses e deusas, e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes.
Era no Samhain que os druidas marcavam o seu gado e acasalavam as ovelhas para a Primavera seguinte. O excesso da criação era sacrificado às deidades da fertilidade, e queimavam-se efígies de vime de pessoas e cavalos, como oferendas sacrificiais. Diz-se que acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixá-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte; entretanto, de acordo com uma lenda antiga, a má sorte cairá sobre todo aquele que fizer pão nesse dia ou viajar após o pôr-do-sol.
(fonte Wikipédia.com)

8 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

o alquimista

Tocou fundo o teu sentir...senti-o como a brisa em suave entardecer...tens magia...sente-se...!

Doce e terno beijo

MARTA

Linda a lenda, Carmen - gostei muito do texto.
Obrigada pela visita - espero que estejas a recuperar bem.
Um xi grande
Marta

Unicus

Sabes, gostaria de reunir todas as lendas. Esta é particularmente bonita.
Beijo e bom resto de dia

mfc

Aqui o Dia das Bruxas não tem muita tradição.
A malta mais nova é que se diverte com isso.Mas a generaliddae das pessoas nem festeja.

Lúcia

Interessante o texto. Tem dias pra tudo, até mesmo para os bruxos, risos... Obrigada pela sua visita, volte sempre. Beijos...

augustoM

Gostei de ler e também fiquei a saber mais sobre os Celtas. Também tenho prepado dois textos sobre os Celtas que vou publicar a seguir à saga sobre a origem da vida.
Um beijo. Augusto

looking4good

De passagem apenas para desejar um feliz fim de semana com descanso, muita alegria, flores, sorrisos e beijos.

betty boop

Adorei este "cantinho" e esta lenda! Faz 1 ano que o dia 31 de Outubro marcou a minha vida para sempre. Reencontrei-me nessa noite mágica...

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br