Showing posts with label halloween. Show all posts
Showing posts with label halloween. Show all posts

Saturday, October 27, 2007

Trick or Treat?!

(...continuacao do post anterior)

"Trick or treat!!!"... é o que se ouve nas noites de 31 de outubro, quando as crianças se vestem com fantasias a visitar as casas e bater de porta em porta a pedir por "gostosuras" sempre oferecidas pelos visitados...

Esta é uma atividade predominantemente infantil nas noites de Halloween, sendo a sua maior tradiçao nos dias de hoje e todos sabem que quem vive pela vizinhança e que tenha crianças em casa, principalmente, deve comprar para distrubuir com os demais uma quantidade variada de doces, guloseimas, chocolates e tudo o que seja considerado uma verdadeira "gostosura" para os pequenos...

A atividade é bastante popular em países como Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Canadá e, recentemente, entre crianças da Austrália e Nova Zelandia, além de parte da Europa e Oriente Médio.

A prática de se fantasias na noite de Halloween e sair de porta em porta pedindo por "gostosuras" remonta a Idade Média e está relacionada a uma prática medieval conhecida por "souling", quando os camponeses pobres saiam de porta em porta recebendo comida para poder retornar a suas preces no Dia de Todos os Santos (All Hallows' Eve).

Fantasiar-se tornou-se popular nas festividades de Halloween no começo de 1900, tanto para adultos como para crianças, enquanto a prática do "trick-or-treat" popularizou-se por volta de 1930.

As crianças costumam sair acompanhadas sempre de um adulto a tocar as portas e pedir por doces e, acreditem, há as que no final da noite de brincadeira, conseguem reunir mais de 200 tipos de "gostosuras" dos mais variados tipos, tamanhos e sabores... é, sem sombra de dúvida, uma prática esperada durante todo o ano por milhoes de crianças, que consideram (nos países onde se celebra Halloween) o melhor feriado de todo o ano, comparando-se, unicamente, ao Dia de Açao de Graças (Thanksgiving) e Natal.

Happy Halloween para todos!

(Fonte www.wikipedia.org)

* Pic by Carmem L Vilanova

Thursday, October 25, 2007

Halloween... uma tradiçao americana?


Nao há sombra de dúvidas que os americanos, da mesma forma que acreditam ser os donos do mundo, acreditam também que todas as tradiçoes mais conhecidas por estes mundos de cá também sao criaçao sua unicamente, o que está absoluta e completamente avesso a realidade, diga-se de passagem...

No próximo dia 31 de outubro, nos países anglo-saxonicos e já em muitos países do mundo, comemora-se Halloween, mas muitos ainda nao conhecem bem onde, como e porque começou esta tradiçao...

A origem do Halloween remonta as tradiçoes dos povos Celtas, habitantes da Gália e ilhas da Gra-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C.

Inicialmente a comemoraçao nao tinha relaçao com as bruxas, "gostosuras ou travessuras" (Trick or Treat) tao conhecidos nos dias atuais. Na época, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o final do verao no Hemisfério Norte. O próprio nome da celebraçao, "Samhain", significa, na língua celta, "fim do verao".

Para os celtas, o final do verao era considerado como um "ano novo", e, consequentemente, uma data sagrada, vez que durante este período os celtas consideravam que o "véu" entre os mundos material, o dos mortos (ancestrais) e o dos deuses (divino) ficava mais tenue.

O festival de Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro (como o nosso Dia de Todos os Santos, nos países católicos), com muita alegria e homenagem aos seres queridos que já haviam partido, tanto quanto aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram considerados seus ancestrais, sendo os primeiros de toda árvore genealógica.

Como a celebraçao normalmente ocorria entre o por-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, era chamada de a noite sagrada ("Hallow Evening") . Acredita-se que esse tenha sido a origem do nome que conhecemos nos dias atuais: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Por este motivo, o termo "Dia das Bruxas" nao é utilizado pelos países de língua inglesa, é senao uma designaçao única dos países de língua portuguesa e espanhola, países com maioria católica, que festejam nesta data o Dia de Todos os Santos, conhecidos nos países de idioma ingles como All Hallow's Eve.

A relaçao da comemoraçao desta data com as bruxas propriamente ditas começou na Idade Media, com a perseguiçao dos lídres políticos e religiosos contra os pagaos, conduzidos a julgamento pela "Santa Inquisiçao", com o intuito de condenar homens e mulheres que atuassem de forma distinta ao que pregava a Igreja Católica, tais como curandeiros e pagaos. Os que nao estivessem dentro das normas proclamadas pela Igreja eram considerados bruxos e bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, sendo julgados pelo Santo Ofício e queimados vivos em fogueiras.

Nos dias atuais, além das práticas de pedir doces ou vestir roupas de fantasias que se popularizou na maioria dos países que comemoram Halloween, ainda é possível encontrar pessoas que celbram a moda celta, como os praticantes do druidismo (druidas eram os sacerdotes celtas) ou da wicca (uma forma de bruxaria moderna).

Para os que ainda comemoram desta forma, um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela em uma das janelas da casa, em homenagem aos ancestrais. Muitos grupos ainda se reúnem para metidar em volta de fogueiras, honrando seus mortos e seus deuses, com oferendas de frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança.

(... continua com "Trick or Treat" - "Travessuras ou Gostosuras"... aguardem)

* Fonte www.wikipedia.com

* Pic by Carmem L Vilanova

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br