Trick or Treat?!
(...continuacao do post anterior)
"Trick or treat!!!"... é o que se ouve nas noites de 31 de outubro, quando as crianças se vestem com fantasias a visitar as casas e bater de porta em porta a pedir por "gostosuras" sempre oferecidas pelos visitados...
Esta é uma atividade predominantemente infantil nas noites de Halloween, sendo a sua maior tradiçao nos dias de hoje e todos sabem que quem vive pela vizinhança e que tenha crianças em casa, principalmente, deve comprar para distrubuir com os demais uma quantidade variada de doces, guloseimas, chocolates e tudo o que seja considerado uma verdadeira "gostosura" para os pequenos...
A atividade é bastante popular em países como Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Canadá e, recentemente, entre crianças da Austrália e Nova Zelandia, além de parte da Europa e Oriente Médio.
A prática de se fantasias na noite de Halloween e sair de porta em porta pedindo por "gostosuras" remonta a Idade Média e está relacionada a uma prática medieval conhecida por "souling", quando os camponeses pobres saiam de porta em porta recebendo comida para poder retornar a suas preces no Dia de Todos os Santos (All Hallows' Eve).
Fantasiar-se tornou-se popular nas festividades de Halloween no começo de 1900, tanto para adultos como para crianças, enquanto a prática do "trick-or-treat" popularizou-se por volta de 1930.
As crianças costumam sair acompanhadas sempre de um adulto a tocar as portas e pedir por doces e, acreditem, há as que no final da noite de brincadeira, conseguem reunir mais de 200 tipos de "gostosuras" dos mais variados tipos, tamanhos e sabores... é, sem sombra de dúvida, uma prática esperada durante todo o ano por milhoes de crianças, que consideram (nos países onde se celebra Halloween) o melhor feriado de todo o ano, comparando-se, unicamente, ao Dia de Açao de Graças (Thanksgiving) e Natal.
Happy Halloween para todos!
* Pic by Carmem L Vilanova