Banho vs. Personalidade/Inconsciente
Uma dessas semanas passadas li um artigo que me chamou a atençao pela curiosidade do tema e pela sua possivel veracidade, afinal, quando comecei a pensar e me lembrar das pessoas que conheço e que nao sao muito amantes do banho, reconheci (na maioria delas) algo de insegurança e/ou depressao (sem generalizar, claro!).
O texto, publicado no site da Rede Globo brasileira e do qual desconheço o autor, fala que o ritual do banho está intrissecamente relacionado ao descanso e limpeza da mente e evitar este “ritual” seria uma forma de fugir da intimidade consigo mesmo... Interessante!
Ali diz que, segundo a autora Katherine Ashenburg, em seu livro “Passando a Limpo”, cada ser humano pode revelar características de sua personalidade pelo simples hábito de tomar (ou nao) banho. A autora diz que a sensibilidade aos odores, a necessidade de sentir-se limpo, por exemplo, está ligada a aspectos culturais e do inconsciente e personalidade de cada pessoa em particular.
A limpeza corporal pode refletir uma necessidade imediata de limpeza da alma e mente do indivíduo, já que neste momento íntimo cada ser humano pode relaxar, descansar e, porque nao dizer, livrar-se do meio social ao qual pertence; afinal este é um momento único: o momento de intimar consigo mesmo, com seu próprio eu e com seu corpo, um momento do qual nao há fugas, o que está ali é a sua realidade e, muitas vezes isso assusta... e como!!!
Visto dessa forma, a falta de vontade de tomar banho poderá significar, ainda que de maneira inconsciente, um temor a estar sozinho, de enfrentar-se de maneira tao íntima, vez que historicamente o ato de tocar-se em um momento de intimidade era altamente reprimido pela sociedade (e ainda o é em determinadas regioes).
Bom, sendo assim entao, nao há dúvidas que o banho tem uma grande importancia na vida de cada indivíduo, mais inclusive do que eu jamais imaginei... Um momento para estar só, desnudo de corpo e alma, um momento de reflexao que vai mais além do simples fato de estar limpo, um momento de enfrentar-se a si mesmo e de se descobrir por inteiro...
Beijos, flores e muuuuuuuuuuuuuuitos sorrisos para todos! E muitos banhos, claro!!! :o)
********************************************
Professional Counseling - 24 hours / 7 days a week - English, Español, Portugues
********************************************
5 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:
Uma teoria bem gira!
Muito interessante o teu espaço.
Parabens
Beijinhos
O acaso me trouxe aqui.
Gostei do teu blog.
A "explicação psicológica" do banho faz sentido.
Abraços, flores, estrelas..
.minha querida amiga Carmem
.cheguei!!!_______das minhas férias:)
obrigada pela visita.e pelo carinho da leitura.e.da.palavra
.agora é só mesmo um___olá!
volto mais tarde para ler e comentar
beijO_____C_____carinhO
e
_____________flores.muitas:)
Acredito que sim... mas diz-me uma coisa tomar banho de manhã ou à noite também diz algo sobre a personalidade?
Retribuo com amizade os beijo, flores e sorrisos e como sempre junto ...poesia :)
Post a Comment