Monday, December 24, 2007
Wednesday, December 12, 2007
Peru - II - Império Inca
A base da economia do Império Inca era a Agricultura e as terras eram comum a todos. Cada família tinha terras para cultivar e alimentar-se. As famílias mais numerosas recebiam maior quantidade de terras e a forma de trabalho nas terras era a "minka" (se ajudavam nas tarefas agrícolas em forma comunitária).
A principal fonte de alimentaçao dos incas era a batata e o milho (como até hoje), complementada com carne de llama e alpaca. Ainda hoje, nas zonas altas dos Andes se cultivam até 200 espécies de batatas que se diferenciam pela cor e pelo tamanho. Na época do Império Inca, tanto quanto nos dias atuais, a dieta da regiao era complementada com outros vegetais, a exemplo do tomate, do feijao, da abóbora, do amendoim, da quínoa e de frutas.
Os Incas cultivavam os terrenos planos, da mesma forma que os inclinados, usando um sistema de cultivo nas ladeiras das serras. Esta técnica consistia em formar terraços, chamados "andenes", com terra vegetal contidas por muros de pedras. Nestas terras, além dos alimentos, costumavam cultivar o algodao para a confecçao de suas vestimentas e nas terras correspondentes a selva alta, semeavam a "hoja sagrada": a coca.
Os Incas foram grandes engenheiros hidráulicos, o que lhes permitiu manter a quantidade de terras cultivadas, e muitos dos canais de irrigaçao da serra funcionam perfeitamente até os dias de hoje.
Eles também criavam patos e galinhas, pescavam uma variedade de peixes muito diversificada e caçavam aves silvestres.
Eram politeístas e muito supersticiosos. A superstiçao era uma constante em tudo o acreditavam e em tudo o que faziam. Os principais Deuses Incas eram: Viracocha, que era considerado como o Mestre dos Deuses que surgiu das águas e criou o céu e a terra; Inti, o Deus Sol e servo de Viracocha e que exercia a soberania no plano divino (HananPacha), além de ser a divindade mais popular do Império Inca; Mama Quilla, Mae-Lua e esposa do Deus Sol, cultuada pelas sacerdotisas; Pacha Mama, também chamada de Mae-Terra, encarregada de propiciar a fertilidade nos campos; Pachacamac, uma reediçao de Viracocha, venerado na Costa Central do Império, também conhecido como Deus dos Tremores; Mama Sara, a Mae-do-Milho e do alimento, Mama Cocha, Mae-do-Mar, a quem se rendia culto para acalmar as águas e para boa pesca.
A principal festividade incaica (ainda nos dias atuais) era 0 Inti Raymi (Festa do Sol - dedicada ao Deus Sol), realizada exatamente no dia 24 de Junho junto ao Solistício de Inverno no Hemisfério Sul.
A arquitetura no Império Inca se caracterizava pela simplicidade das formas, pela solidez das contruçoes, pela simetria e pela busca da harmonia com a paisagem. O principal material utilizado foi a pedra e as construçoes mais simples era feita, inclusive, sem a necessidade de talhar a pedra. Os construtures incas desenvolveram técnicas para levantar muros enormes, verdadeiros mosaicos formados por blocos de pedra talhada que encaixavam perfeitamente, sem que entre elas pudesse passar um alfinete sequer.
O sítio arqueológico mais importante do Império está localizado no atual Valle Sagrados de los Incas, onde se encontra a cidade de Machu Picchu, cujo primeiro aspecto chama a atençao dada a localizaçao, em cima de uma serra coberta de vegetaçao e de difícil acesso. Este isolamento fez com que fosse possível o seu desconhecimento por centenas de anos, até o ano 1911.
A arte textil do Império se caracteriza por desenhos geométricos e pela fineza de sua técnica. Os Incas se destacaram por seus mantos de plumas, com extraordinário sentido simétrico, com repetiçao de figuras estilizadas dispostas de forma extremamente organizada. Para os Incas a importancia desta arte foi religiosa, social e política. Muitas vezes, os desenhos geométricos serviam para identificar aos incas e suas famílias.
Na música, os Incas contaram com vários instrumentos de sopro e percussao, sendo a mais conhecida a zampoña, um tipo de flauta feita de bambus que identifica a música regional.
(... continua com "Os Andes"...)
Por Unknown at 1:28 PM 5 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor
Onde buscar: Império Inca, Peru