Monday, December 20, 2010

Então é Natal...

Então é Natal... E como é Natal, eu gostaria de compartilhar com vocês da história de Ana Beatriz.

Vocês sabem quem é Ana Beatriz? Não?! Pois eu sei e vou contar a história dela para vocês, aproveitando que é Natal e essa história tem muito a ver com o que deveria ser revisto e reflexionado por nós, inicialmente dentro do espírito natalino, e de aí, por toda uma vida.

Eu já a havia visto muitas vezes nas aulas de atletismo do clube onde levo minha filha também para o atletismo e natação.

Além das aulas de atletismo normais como as de Carmencita, o clube também oferece aulas para pessoas com incapacidades físicas ou mentais, com um professor especializado e é lindo ver como Ana Beatriz corre, faz estiramentos, salta, tenta cruzar barreiras, obviamente dentro de suas limitações.

Juntamente a Ana Beatriz, estão Carlitos, Luciana, Andrés, Mariita e Júlia, sendo que Ana Beatriz é a única dentre eles que não é portadora de Síndrome de Down. Então, se não tem Síndrome de Down, qual seria o problema de Ana Beatriz, uma menina de olhar penetrante, sorriso lindo e uma alegria contagiante?

Vejam só... somente há poucos dias soube que Ana Beatriz foi gerada com muita alegria, dentro de uma gravidez absolutamente normal, em uma família rica, muito esperada e desejada por seus pais.

Até aí a história não tem nada de diferente da maioria das histórias que conhecemos. As diferenças, no entanto, começam a partir do momento do seu nascimento. Por complicações que não saberia dizer quais foram, há 20 anos, na hora em que Ana Beatriz nasceu, ela, que era "normal" até aquele instante, sofreu alguma complicação séria e pela demora na atenção médica, sofreu uma paralisia cerebral em 90%, de caráter irreversível.

A partir daquele momento, Ana Beatriz que tinha tudo para viver um conto de fadas em sua vida, teve seu destino traçado da forma mais triste para um ser humano: o desprezo e o abandono.

Ao vê-la "deficiente mental" o pai, um homem de alta sociedade para quem o padrão de "beleza e normalidade" é o que há de mais importante na vida, revelou, imediatamente, o seu desejo em se divorciar da mãe de Ana Beatriz, que não pode dar-lhe uma filha saudável.

Embora nunca tenha deixado, durante estes 20 anos, de ajudar a Ana Beatriz financeiramente, o pai nunca voltou a vê-la, nem sequer deseja saber como está. Triste, não? Pois é! Mas o pior ainda estava por vir.

Junto com o desprezo do pai, veio o desprezo da família paterna, que igualmente nunca voltou a ver esta menina tão linda, dona do sorriso mais lindo que já tive a oportunidade de ver em toda minha vida. E com isso Ana Beatriz se criou ao lado da mãe e um irmão dois anos mais velho que ela.

Tudo na vida de Ana Beatriz ia supostamente bem, dentro de suas limitações, até que há 6 anos a mãe foi diagnosticada com câncer, já em estado avançado. Chamaram para cuidá-la a Maria, uma enfermeira que, coincidentemente (aliás, coincidências deste tipo não existem na realidade) era especialista não somente no cuidado de adultos, mas também, e principalmente, no cuidado de crianças com necessidades especiais.

Maria cuidou da mãe de Ana Beatriz durante um ano e para a tristeza de todos, um ano depois a mãe de Ana Beatriz não pode suportar e lutar contra a doença e faleceu. Não antes de pedir a Maria que "por amor a Deus" nunca abandonasse a sua filha.

Com a morte da mãe, o pai se responsabilizou pela criação do irmão mais velho de Ana Beatriz (já que este filho era normal), afastando-o de uma vez por todas da vida deste ser humano que desde seu nascimento conheceu unicamente o abandono por parte dos que a deveriam amar. Também com a ausência da mãe, veio a ausência (desta vez definitiva) da família materna.

A família, símbolo principal de união. A família, criada por Deus para ser o apoio em nossas vidas, nosso pilar e nosso norte. Essa mesma família, foi a responsável pela maior tristeza na vida de um ser humano que nada fez para ser tão desprezado, a não ser o fato de não estar dentro dos padrões de "normalidade" impostos pela sociedade.

E é assim que desde os 15 anos, essa pobre menina rica vive, por assim dizer, sozinha no mundo. Abandonada pelo pai, pelo irmão e pela família, afastada de sua mãe pelas mãos do Criador, vivendo em uma casa bonita, mobiliada exclusivamente para suas necessidades, uma conta bancária invejável; no entanto, acompanhada unicamente de Maria, a enfermeira a quem ela ama como se fosse sua própria mãe, a profissional que deixou de sê-lo para se transformar na companhia inseparável de Ana Beatriz, chorando com suas tristezas, sorrindo com suas alegrias, dedicando-se a ela como a uma verdadeira filha, dando a Ana Beatriz o que todo o seu dinheiro nunca conseguiu comprar, AMOR.

Essa é Ana Beatriz. Deficiente mental, 20 anos (e idade mental de 4), linda (por dentro e por fora), alegre, ladra de corações (sim, porque temos nosso coração roubado por seu carinho no momento imediato a conhecê-la), rica e solitária.

E essa é Maria. Enfermeira, solteira, 45 anos, sem filhos biológicos, expressão máxima do AMOR INCONDICIONAL. Um exemplo de vida e amor ao próximo!

Então, como é Natal, época dedicada ao AMOR, deixo esta mensagem para que possamos refletir no que realmente deve ter valor em nossas vidas.

Essa é uma história verídica, vivida e ouvida por mim, Carmem L Vilanova, que as conheço e por quem tenho um carinho e um respeito imenso.

Que o espírito de AMOR de D. Maria seja o que impere em nossas vidas a partir de hoje e que a alegria e vontade de viver de Ana Beatriz sejam nossas companheiras inseparáveis.

FELIZ NATAL A TODOS!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

PS: Esta postagem é parte do Concurso Literário: "Então é Natal", promovido pelo nosso querido Espaço Aberto, do qual participo com enorme carinho e gratidão.



-------------------------------
-------------------------------
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

30 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

Adriana Souza

Cá, é a coisa mais linda que eu já li.... to arrepiada.... Faz um favor pra mim??? Dá um bjo na Ana, e um abraço muuuito apertado nesse outro ANJO com nome de Maria.... por essas eu ainda acredito no ser humano.... nossa espécie tem nos dado muitas vergonhas e desapontamentos, mas lendo histórias assim é a maior prova que o Papai do Céu envia ANJOS na Terra para nos mostrar q precisamos lutar por todos os nossos irmãos.... lindo Cá, vc sempre me surpreendendo!!!!

Mônica

Carmem
Que história mais linda!
E espero que Maria condiga fazer a menina feliz!

O Natal além do Nascimento de Jesus é a renovação de nossos sonhos.
Uberlandia estava quente mas com o acrescimo da palabra amor e ternura e da esperança de uma nova vida que vai chegar em fevereiro na casa de minha prima.
com carinho Monica

Jorge

Carmem,

maravilhosa história de Amor incondicional e de renúncia.
Uma justa homenagem a estas duas guerreiras.
Obrigado por compartilhar esta história. Crei, minha amiga, A Ana e a Maria estão em nossos corações!!

Que o Natal seja muito doce de Amor de Jesus em seu coração e do da família.

Beijo!

Gislene

Olá, Carmem!

Lindo seu blog!
Te sigo com alegria!

Desejo à você, um lindo Natal!
E um Ano Novo que se inicia, repleto de Paz, Alegrias e Novas Esperanças!

Beijo.
Com carinho,

Gislene.

Pelos caminhos da vida.

Uma linda história amiga.

Amigos de Fé!

Nosso caminho está planejado para passos juntos seguir.
Somos perfeitos de compreensão, e nossa virtude de fidelidade está guardada por nossa fé.
Estamos num mesmo segredo, em que nossa amizade não deixa em vão nossas alegrias.
Acatamos nossos defeitos, e homenageamos nossas qualidades para vencermos.
Somos o porém da coragem.
O por que da invencível força...
Somos as razões para continuar caminhando.
O companheirismo sagrado, que lá de cima recebe a benção de Deus...
Somos amigos fiéis, juntos a tristeza é desenganada, e os sorrisos são os presentes da vida.
Somos assim, a perfeita magia da amizade, que suporta vendavais e furacões.
E mesmo com tempestades continua seu trajeto de fidelidade.
Somos a benção dos Anjos.Que estão a guardar o segredo da nossa felicidade.
Somos a luz da mais linda estrela, que transborda de sinceridade.
Somos o que todos no mundo sonham em ser.
Somos, AMIGOS FIÉIS!!!

(Fabiana Thais Oliveira).

Um Feliz Natal para vc amiga e que em 2011 possamos estar juntas novamente Pelos Caminhos da Vida.

Um gdeeeeee abraço.

beijooo.

Isadora

Carmem que história de doação da Maria e que felicidade para a menina tê-la ao seu lado, quando os de sangue lhe faltam.
Um grande beijo e Feliz Natal!

Pena

Preciosa Amiga Linda:
"...A partir daquele momento, Ana Beatriz que tinha tudo para viver um conto de fadas em sua vida, teve seu destino traçado da forma mais triste para um ser humano: o desprezo e o abandono..."

Uma história real que faz reflectir na enormidade de gente que sofre injustamente.
Fiquei enternececido e maravilhado pelo que concebe de defesa íntegra e exemplar dos valores humanos.
É linda.
Parabéns.
Para toda a gente Feliz Natal.
Para si e para a sua menina, em especial.
Deslumbra e maravilha neste texto tão carinhoso e repleta de solidariedade e ternura.
É maravilhosa.
Boas Festas em família.
Abraço amigo de respeito pela pureza do que faz com encanto.
Sempre a estimá-la e a admirá-la

pena

É um ser perfeito. Que luta pela dignidades das pessoas.
Os meus sinceros parabéns.
Bem-Haja, pela visita de sonho que adorei.
Excelnte post, repleto de dignidade e beleza.
Parabéns.
MUITO OBRIGADO pela sua amizade.
É uma honra, acredite?

Anne Lieri

Carmem,que comovente e triste essa história!Como o ser humano se deixa levar pelas aparencias!Um texto muito lindo que reflete o quanto ainda precisamos aprender em questões de amor!Um feliz Natal com muita paz a vc e sua familia!Bjs,

orvalho do ceu

Olá, querida
Que fantástico voltar-se para o especial!!!
Como é uma época única, não poderia ter tido lembrança melhor...
Bjs festivos

By Me

EU TAMBÉM VOU DEIXAR AQUI AS MINHAS PALAVRAS DE AMOR...

HÁ HISTÓRIAS DE VIDA QUE DARIAM UM ROMANCE, QUE DE BANAL NADA TÊM... INFELIZMENTE MARIAS DESSAS EXISTEM POUCASO QUE É UMA PENA E ANAS ABANDONADAS EXISTEM MUITAS.
LAMENTAVELMENTE O PRECONCEITO AINDA SUBSISTE CONTRA QUEM É FRÁGIL E APENAS PRECISA DE APOIO E CARINHO...PORQUE NÓS NÃO SABEMOS SE NUMA DADA ALTURA DA VIDA VAMOS NOS CONFRONTAR COM UMA SITUAÇÃO ANÁLOGA, EM VIRTUDE DE UM ACIDENTE,DE UMA QUEDA...SABE-SE LÁ...

DEIXO AQUI SORRISOS,FLORES E BEIJINHOS NATALÍCIOS

Maria José Rezende de Lacerda

Carmem. Obrigada por suas delicadas palavras deixadas no Arca. Sabe que é uma amiga especial. Que o seu Natal seja abençoada e que essa bênção se estenda em todos os dias de sua vida, para você e todos os seus. Beijos.

Marta Vinhais

Uma verdadeira história de amor....
Porque é o que está dentro de nós que conta....
Obrigada pela visita e pelo poema...
E cá estaremos em 2011 para viver, brincar, por entre choros e risos, porque a vida é isso mesmo....
Um grande abraço...
Feliz Natal e Bom Ano 2011.
Marta

Cris

Um natal de muita luz e paz pra vc!
Que o espírito dessa noite perdure por doze meses.
Um beijo
Cris Animal

Mari Amorim

Carmem,
parabéns!

Desejo a você um Natal feliz e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
Boas energias,os 365 dias de 2011
Mari

Paulo Tamburro

OLÁ CARMEM.

TUDO DE BOM PARA VOCÊ , NO NATAL E EM 2011.

COMO ME ORGULHO DE SER SEU AMIGO VIRTUAL.

ACHO QUE SÃO AMIZADES COMO A SUA QUE AINDA ME MANTÊM , NOS BLOGS.

SINCERAMENTE !!!

QUE DEUS A ILUMINE INTENSAMENTE!


UM ABRAÇÃO CARIOCA!!!

Luciana

Oi Amiga

Uma mensagem.


Feliz natal meu AMIGO!

Amigo,
Meu camarada,
Irmão de Fé,
Todos os dias deste ano,
Você esteve presente.
Fazendo-me sorrir quando eu mais queria chorar.

Todas suas palavras confortaram
Meu coração quando eu mais precisei.
E é com todo carinho que desejo
Tudo de bom na sua vida,
Um Natal repleto de alegrias.

E que todos seus sonhos se tornem realidade neste
E em todos os Natais que ainda virão.
Um forte abraço.
E um Feliz Natal de seu GRANDE Amigo!

Bjs

Marcia

Carmem!! Que bom te rever, ter notícias suas, e ter a honra da sua carinhosa visita!! Muito nobre o seu conto de Natal! Também estou tentando participar do concurso...
Que no Natal juntamente com a sua família reine a paz, a harmonia, alegria, esperanca e muita saúde, finalmente que o verdadeiro Espírito do Natal esteja com todos.
Feliz Natal!!!
Beijos.

Anonymous

Querida Amiga...
Ficamos muito felizes com a sua participação!

Seu link já foi criado como comprovante de sua inscrição no concurso.


Um abraço carinhoso e boas festas!!!

Vivian

...você sempre linda!!

A Ana Beatriz com certeza
veio a este plano usando
seus pais biológicos como
simples veículos, pois sabia
que por aqui existiria um anjo
chamado MARIA, esta sim,
que lhe guiaria nas dificuldades
pelos caminhos da vida.

beijo grande às duas lindas!

Carmem, minha doce amiga,

Há uma grande diferença
entre imaginação e
Autorrealização.

Através da imaginação, você
pode ter diariamente sonhos
subconscientes e visões
do Cristo.

Mas essas experiências não
significam que você está
verdadeiramente em
contato com Ele.

A verdadeira visita de Jesus é
a comunhão com a Consciência
Crística.

Se você está em sintonia com
esse Cristo, toda a sua
vida mudará.

Paramahansa Yogananda

...desejo que sua sintonia com
Cristo seja permanente não só
nesta data natalícia, e sim
por todos os dias do seu viver!

e hoje, excepcionalmente,
deixo meu beijos com desejos
de que tenhas um Feliz Natal
junto à todos que você ama!

lobices

...minha querida Amiga Carmem:
...obrigado pela tua visita ao meu covil e pelas palavras bonitas lá escritas
...obrigado pelos votos
...que agradeço e retribuo com o coração
...um Feliz Natal para ti e todos os teus
...tudo de bom e muita Luz, Paz e Harmonia
quim

Kelly Kobor Dias

Essa história roubou meu coração, linda demais!!! Bela participação, parabéns beijos

José

Olá Carmem!
Obrigada pela sua visita, e pelas suas bonitas e simpáticas palavra.
Pode crer que fiquei sensibilizado
com o seu post,e fiquei feliz por saber que há pessoas que se preocupam com outras pessoas.
Obrigada por ter estado comigo ao longo deste ano, espero continuar a merecer a sua atenção e o seu carinho.
Desejo-lhe um feliz Natal,e um ano novo cheio de coisas boas, especialmente muita saúde,junto de
todos os seus.

Um beijinho,
José.

ALUISIO CAVALCANTE JR

Querida amiga

Há palavras tão inundadas
de verdades,
que só nos resta sentí-las,
para aprender suas lições.

Natal é tempo
de reencontro,
de esperança,
de solidariedade.
Tempo de reencontrarmos
com a nossa essência,
de inspirar e construir
o ser feliz.

Que as luzes da esperança
brilhem sempre em ti.

JoeFather

Infelizmente alguns entre nós não sabem ver, sentir e amar como verdadeiramente, a meu ver, deveriam!

Mas eis que O Pai Tira, mas Dá em dobro e amor, creio eu, jamais lhe faltará!

Coisa que o dinheiro jamais há de comprar...

Parabéns pela sua maravilhosa e emocionante participação!

Abraços renovados e boas festas!

VELOSO

CARMEM um Feliz Natal e um 2011 DEZ para você e sua Família! FICA COM DEUS. Obrigado por sua amizade e carinho!

VELOSO

CARMEM um Feliz Natal e um 2011 DEZ para você e sua Família! FICA COM DEUS. Obrigado por sua amizade e carinho!

Elcio Tuiribepi

OLÁ, ESTOU PASSANDO E COLHENDO A EMOÇÃO CONTIDA EM SEU TEXTO PARA PODER ESCOLHER A MELHOR ENTRE AS TANTAS PARTICIPAÇÕES QUE NOS TOCA O CORAÇÃO
TO ARREPIADO AMIGA, POIS ESTA HISTÓRIA ME LEMBRA UMA OUTRA DAQUI, PORÉM COM PROTAGONISTAS POBRES...UMA HISTÓRIA TRISTE QUE CONHECI POR ÉPOCA DO NASCIMENTO DA MINHA SEGUNDA FILHA EM QUE A ENFERMEIRA CHEFE DA PEDIATRIA FAZIA O MESMO POR UMA NENÉM CARMEM, NÃO SEI SE ELA AINDA VIVE, DONA ANITA JÁ TINHA UMA CERTA IDADE, E A MENINA SE AINDA ESTIVER VIVA, POIS TINHA SÉRIOS PROBLEMAS, POIS O PAI A JOGOU CONTRA A PAREDE VÁRIAS VEZES E AS SEQUELAS FORAM MUITAS...DEVE TER UNS 19 ANS...É...EMOCIONEI AMIGA...
OBRIGADO POR PARTICIPAR...BOA SORTE
UM ABRAÇO NA ALMA
BOAS FESTAS
BEIJO

JoeFather

Amiga, venho felicitar-lhe novamente pela belíssima participação!

Parabéns e abraços renovados por mais 365 dias!

Idalina

Parabens aos dois anginhos.Obrigada meu DEUS e SENHOR pelos anginhos. Tudo o que eu poderia dizer já foi dito por todos.Mas ainda digo uma coisa é que conheci um caso idêntico e ao fim de tentarem várias vezes o contacto com os pais conseguiram. Afinal os pais ao fim de algum tempo Admitiram que estam muito felizes e que o seu problema era vergonha de voltar atras.Por isso a reconciliação tardia.
hoje dizem que valeu a pena a vergonha de voltar atras.

Idalina

Por isso vale a pena tentarem a reconciliação várias vezes se necessário. Sempre discretamente.Podem começar a frequentar os mesmos sitios e meter conversa com eles, depois é só continuar...

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br