Sunday, September 12, 2010

Ensinando um cavalo a cantar

"De acordo com uma antiga lenda, um homem sentenciado à forca por ofender a um sultão decidiu fazer um trato com a corte: se eles lhe dessem um ano, ele poderia ensinar o cavalo do sultão a cantar, ganhando assim, sua liberdade; no entanto, se ele falhasse, aceitaria ser enforcado sem reclamações.

Quando ele retornou para sua cela, um outro prisioneiro disse: "Você está louco?" Ao que o homem respondeu: "Sei que ao longo de um ano muita coisa pode acontecer. Talvez o sultão morra; e o novo sultão me perdoe. Talvez eu morra; e neste caso eu não perderia nada. Talvez o cavalo morra; e aí eu posso ser libertado. E, quem sabe... eu posso até ensinar o cavalo a cantar!"

Esta encantadora história fala, definitivamente, sobre a esperança. Fala da crença na impermanência das situações e não acreditar em conclusões desesperadas. Ultrapassa a ilusão de que podemos prever o futuro e colocar em nós um bom sentido de humildade. Reflete total otimismo, que é totalmente diferente da falta de habilidade em ter esperança.

Para mim, esta história é uma parábola de ciência, criatividade e ingenuidade. Coisas que parecem más agora poderemos encontrar uma forma de resolver mais adiante. Usando a mesma ciência, criatividade e ingenuidade que nos destrói. Será que podemos ter confiança em nós mesmos para encontrar uma solução para nossos problemas? Se prestarmos suficiente atenção ao que acontece ao nosso redor, poderemos incrementar nossa capacidade de encontrar soluções.

A prudência nos ajuda a discernir o que é o pensamento desejável do que é o pensamento fundamentado em possibilidades. A prudência nos ajuda a prevenir uma reação desesperada quando as circunstâncias não se realizam de acordo com o planejado para um determinado momento. O momento seguinte, a próxima respiração pode nos oferecer uma resposta. As coisas podem ser vistas diferentemente após uma boa noite de sono ou a passagem de um ano.

Enquanto isso o processo de ensinar um cavalo a cantar pode ter seu próprio valor. Podemos aprender sobre nós mesmos e a nos apreciar ao longo deste tempo. É melhor tentar do que se render ao desespero. Então, aproveite para ensinar o cavalo a cantar. Quem sabe você terá sucesso!!!

(Adaptação do texto de  Steven Pinker)
-------------------------------

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

8 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

Chris... ჱ-;--

Lindo post!
Esperança é vida...

Um final de semana de muitas paz e amor.

Bjos mil..

eder ribeiro

Parabéns pela análise da parábola. A esperança é que move o homem, e mais ainda agora. Bjos.

Gilmar

Mais que a esperança, Carmem, a metáfora convida a exercitar a crença em si mesmo. Acreditar nas próprias potencialidades; a confiar na vida; a atirar-se no imponderável, ousar o risco e não abdicar da hipótese (as respostas não são conhecidas, é preciso buscá-las).

Andamos precisando mesmo a ensinar a cavalos a cantar, nas relações que travamos e no exercício da cidadania. Abdicar da esperança é sujeitar-se aos descaminhos e desencontros. É submeter-se, definitivamente, à própria fragilidade humana.

Bom tê-la de volta. E com saúde!

Meu carinhoso abraço!

✿ Regiane ✿

Linda postagem.
A esperança é essência da vida.
Beijos carinhosos da Lady

Marta Vinhais

Um bom texto para meditar...
Temos que gostar de nós, nunca perder a esperança em nós, acreditar no possível e no impossível....
Podemos ou não conseguir, mas nunca o saberemos se não o tentarmos.....
Obrigada....
Beijos e abraços
Marta

Mônica

Carmem
Otima lição para colocar em pratica.
Com carinho MOnica
Tenha uma otima recuperação

Ives

Olá, Interessante o seu blog hein, se me permitir estarei sempre por aqui, abraços

Isadora

Carmem interessantíssima a história. E no fundo uma alternativa maravilhosa encontrada para um momento que poderia ser findado logo. Esperança de que com o passar do tempo haja mudança, e com ela novos desbobramentos para uma história.
Um grande beijo

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br