Wednesday, June 02, 2010

Os três pecados...

Primeiro pecado na educação dos filhos: lavar as mãos. Quem acha que está poupando os filhos de uma educação moralista pode estar fazendo pior: passando valores de que nem tem consciência ou abrindo espaço para que outros façam isso.

O segundo pecado é tentar impor o pacote todo. Na marra também é pouco provável que isso aconteça, embora muitas vezes também seja necessário. (...) Mas na complexidade do relacionamento cotidiano, relações baseadas apenas na autoridade rapidamente se desgastam. Afinal, se o espírito do jovem é, desde que o mundo é mundo, transgredir, conquistar e "ser grande", passar por cima de regras vira esporte.

Daí que é hora de levar a sério um ditado antigo: "Não há ladainha que sobreviva a um mau exemplo". Esse é o terceiro pecado da má educação. Professores que cobram disciplina, mas chegam atrasados e não cumprem acordos; pais que cobram posturas cidadãs, mas levam a vida com "jeitinhos", ou bem mais comum, que fazem promessas e não as cumprem, todos eles abrem caminho para a formação de pessoas que dão mais valor à imagem que à palavra.

Então, antes de sairmos buscando normas de conduta para os pequenos, que tal olhar para o próprio umbigo?

(Paulo Camargo - A Moral da História)

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana -------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

22 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

Isadora

Lu, excelente o seu post. Cabe a nós darmos os exemplos, pois será a partir deles que nosso discurso ganha textura e coerência.
Um beijo

angela

Um bom texto reflexivo.
beijos

Ava

Carmem, concordo inteiramente com o teu post. Hoje em dias os pais acham que a educação é uma obrigação da escola e dos professores, e o resultado é a falta de educação e de civismo das gentes mais novas. A educação parte de casa pelos pais e pela família, somos nós que temos essa responsabilidade e esse dever e não os professores e educadores.

Adorei o seu cantinho e virei visita-la mais vezes.

Beijinhos doces, Ava.

chica

Lindo e nada melhor doque o exemplo, o BOM! beijos,chica

Jorge

Carmem

tem um selinho prá você no meu blog, tá bom?
Beijo!

Deia

Distraída, ao ler o primeiro parágrafo, fiquei me perguntado: mas porque não devemos ensinar aos nossos filhos a lavarem as mãos? O cansaço é, sobretudo, uma neblina em nossas mentes. Continuando a ler o texto, pude perceber que o assunto em voga é outro - o do mundo subliminar, e não o concreto.

Sim, é verdade absoluta que nossos filhos aprendem pelos nossos atos, desatos, ações, inações. Devemos cuidar, todavia, para que repensamos, a todo instante, nossos próprios valores, para que não nos coloquemos em uma armadilha, e, de reboque, levemos nossos filhos pela mesma estrada.

E, o que mais me encanta, é saber se desculpar. Reconhecermos onde erramos e mostrarmos aos nossos filhos que certas atitudes tem sim consequencias ruins. "Filho, eu errei". Estamos longe de ser perfeitos, mas, admití-lo é um exemplo e tanto para aqueles que estamos auxiliando na formação de caráter. Um beijo, Deia

Jr Vilanova

Vilanova,

Adorei o texto. Não tenho filhos, mas se tivesse, acredito que não erraria, pelo menos não por essas três questões! Baseado na educação que tive, procuro me policiar e analisar atos potencialmente erroneos!

Um abraço.
Jr.

S.O.S. Mãe Solteira

Vivo dizendo isso (embora não saiba ainda se coloco em atos):
o que posso ser é um bom exemplo para meu filho.

Beijos

orvalho do ceu

Olá,
É bem verdadeiro o que nos fala: os pequeninos são o nosso reflexo... uns nos dão serenidade... outros nos questionam...
Abraços fraternos

orvalho do ceu

Mais uma vez estou passando... dessa vez para perguntar-lhe se vai aderir à BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL nessw dia 6... fará imenso bem pra todos.
Aguardo seu link, querida.
Paz!

ღEterna aprendizღ

Fiquei encantada com seu blog e muito lindo parabens tambem espero vOcê la no meu cantinho beijosss

Micas

Sem qualquer dúvida que o exemplo vem sempre de "cima"! Bom post Carmen.
Beijinho e bom fim de semana

Anonymous

Oi amiga...to com a Déia, o mais legal é saber reconhecer quando erramos, pedir desculpas e além de tudo tocarmos o barco e não ficarmos nos cobrando pelos nossos erros, reconhece-los é importante, assim como colocarmos uma pedra sobre ele e mudarmos nossas atitudes a partir deste momento
O texto da Danuza Leão é muito bom...tirando o Richard Gere...rs
Garçom...ode colocar oito bolas de sorvetes..rs
Agora vamos a parte colada...rs
Quando puder, venha conhecer um pouco mais sobre a arte de fotografar, com o nosso amigo e convidado Miguel Almeida.
Uma pessoa de um talento incrível que sentimos muito orgulho em poder apresentar a todos vocês.
Um abraço no coração e na alma...

Espaço Aberto

Sergio

Olá...!

Sabes...? O meu blog conta já com um ano...! E para a ocasião escrevi algo que também é para ti... e, de passagem, podes ver que há um selo que podes levar, se assim o quiseres... Pois, como o seu nome indica, serve para "selar" este vínculo que nos uniu neste tempo transcorrido..., isso me encantaria..., e faria completo este festejo e a minha alegria...!
Ou se não..., ofereço-te uma flor de Ceibo que é a flor do meu país: Argentina.

Obrigado pela tua presença...!

Cumprimentos,

SERGIO.

Gilmar

Carmem,

O exemplo é a maior exigência e o mais difícil desafio na congruência. Não dá prá dizer algo e fazer o oposto. Há uma frase de Confúcio que ratifica tudo isso: "Conte-me e eu vou esquecer, mostre-me e eu vou lembrar, envolva-me e eu vou entender". Educar, é antes demais nada, dialogar. Cultivar valores humanos exige disposição para acertar mais. Longe da perfeição, é bem verdade, até mesmo os equívocos devem ser dialógicos.

eder ribeiro

No quesito educação, minha filha é o melhor exemplo de que o exemplo é a melhor maneira de educar, pois de tanto ver eu ler, eu não precisei dizer a ela que lesse, fez isso por vontade própria. Gosto de vir sempre aqui para aprender. Bjos.

Sandra

Olá, Carmensita!
Vim aqui te desejar bom domingo e te deixar um beijo!

Muuuaaaaaaaahhhh!

Anonymous

É com muita alegria que nós, do Espaço Aberto, viemos te convidar a participar do nosso primeiro Concurso Literário, a ser realizado no dia 12 de Junho, próximo sábado. Os interessados deverão fazer, nesse dia, um post em seus blogs, escrevendo sobre o tema: “Meu jeito de dizer que te amo” e o título do post deve ser esse mesmo. Mas ATENÇÃO: desta vez não haverá prazos, o concurso é válido SOMENTE para o dia 12 de JUNHO.
Assim que postar o seu texto, visite-nos no Espaço Aberto e deixe lá o seu link para que possa participar do concurso.

Contamos com a sua participação!
Até sábado!

Todas as informações sobre o concurso poderão ser encontradas e as dúvidas tiradas nos seguintes blogs:

http://bomruim.blogspot.com/
http://jardimdasan.blogspot.com/
http://lienemarcia.blogspot.com/
http://lienemarcia.blogspot.com/
http://frutosdoverseiro.blogspot.com/

Isadora

Oi Lu passando apenas para deixar um beijo

Mônica

E a mais pura verdfade. Suas palavras.
Meus pais além de grandes inteligencias, criaram a escola de pais de Varginha.
Por isso ninguem teve grandes problemas.
com carinho MOnica

Rosana

Olá moça do sorriso presente, como vai você? Saudade do seu sorriso no meu cantinho, quando puder apareça, quanto aos erros que cometemos tentando educar? Nossa, são muitos, mas ainda bem que cometemos erros, ainda bem que paramos refletimos e tentamos fazer o nosso melhor, como nesse momento lendo seu post, quantos questionamentos não me fiz, desses 22 aninhos que sou mãe, obrigada por mais esse presente, um grande beijo em seu coração, lindo final de semana a vc e aoos seus.


Rosana Morena!

Pena

Estimada e Brilhante Amiga:
Um texto magistral de "boas maneiras" de acção educativa e formativa.
Possui um Don: MARAVILHA!
Ainda bem que há pessoas assim, preocupadas com o bem-estar, tranquilidade e sossego emocionais das pessoas.
Adorei.
Bem-Haja, pelo seu encanto e ternura no que faz e faz de forma divinal e sublime.
"Potes" de Beijinhos amigos de respeito, estima e consideração.
Sempre a admirá-la

pena

Excelente instante de Pedagogia e Educação.
Cumprimentos ao seu marido.

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br