Friday, January 01, 2010

Feliz 2010 para todos!


click for more

Um pouco da história do reveillon.

Diferentes culturas sempre comemoraram a passagem do ano como um ritual festivo de representação do início de um novo ciclo de vida, novos acontecimentos, transformações e simbologia de renascimento. As primeiras comemorações tiveram início há cerca de 2 mil anos antes da era cristã, quando os antigos babilônios festejavam o recomeço do ciclo anual, época que coincidia, não casualmente, com o início da primavera no hemisfério norte e a plantação de novas safras.

Portanto, o ritual de comemoração do Ano Novo teve uma origem intimamente ligada à natureza, aos ciclos celestes e lunares e à agricultura -daí a idéia de recomeço, preservada até os dias atuais. A comemoração do povo da Babilônia durava vários dias e equivaleria, hoje, ao dia 23 de março. Foram os romanos que, em 1582, determinaram a mudança da data para o dia 1° de janeiro, período no qual as nações cristãs adotaram ao calendário criado pelo Papa Gregório VIII.

Com o passar do tempo, o calendário gregoriano tornou-se quase universal e foi introduzido em países como a França, Itália, Espanha e Portugal. As inevitáveis promessas feitas em toda passagem de ano - tão comuns quanto não cumpridas - também fazem parte de uma antiga tradição babilônica: ao invés de prometerem levar uma dieta a sério, arrumar namorado ou parar de fumar, eles juravam devolver os equipamentos de agricultura emprestados de amigos.

Os gregos utilizavam um bebê como tradição simbólica do Ano Novo, desfilando com ele em homenagem a Dionísius, o deus do vinho. O ritual representava o espírito da fertilidade pelo renascimento anual desse deus. Foi só em 1885, na França, que se criou a palavra hoje popularizada “Reveillon”. Foi lá também que utilizou-se pela primeira vez a expressão “fim de século”.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o contexto histórico de surgimento desta grande data comemorativa de nosso calendário, aproveitamos para desejar a todos um ótimo fim de ano e um feliz Ano Novo! Seja entre amigos ou familiares, com ceia ou sem ceia, na praia, pulando as sete ondas, de roupa branca e calcinha colorida, comendo lentilha ou semente de romã... não importa o tipo de comemoração, o importante é viver.


(recebido por email, desconheço origem)

Feliz 2010 para todos!

Beijos, flores e muitos sorrisos... sempre!
-------------------------------------------

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar

9 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

edson marques

Carmem,

Gostei da história do Réveillon!

Seja escandalosamente feliz em 2010!

Abraços, flores, estrelas...



O haloscan funciona até dia 02, sem $!

chica

muito legal lembrar essa história do reveillon...beijos,lindo 2010!chica

Jorge

Obrigado pela aula. Valeu mesmo!!!

Um excelente 2010!!
beijo,
Jorge

Anonymous

Carmem, muito bacana a história da comemoração do ano novo. Aproveitando o ensejo, um maravilhoso 2010 para você e todos os seus. 2010 beijos, decoração de flores e a naturalidade dos sorrisos seus. Manoel.

Jose Ramon Santana Vazquez

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE:
CARMEN LUCIA


DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRANABLES OS DESEO FELIZ AÑO NUEVO 2010 Y ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

José
ramón...

Nilson Barcelli

Querida amiga, ando com imensa falta de tempo. Mas, ainda que um pouco tarde, não poderia deixar de passar por aqui para te desejar um excelente 2010.
Beijos.

Roque Soto

Meiga Carmen, aínda que a neve por riba de min anuncie friaxe, eu fundo a xeada e envíoche unha quente aperta desde esta terra que tamén, de seguro, ten algo que ver cos teus devanceiros.

Bicos para ti e os teus seres queridos.

mfc

Tudo... mas tudo de bom neste ano que entrou!

Marcia

Querida Carmem, passei para te desejar um 2010 muito feliz, muita saúde e prosperidade!
Obrigada pela sua visita! Gostei demais de saber da história da comemoracao do ano novo.
Um grande beijo!

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br