Monday, November 09, 2009

Há 20 anos caia o Muro de Berlim

No dia 9 de Novembro de ano de 1989, há exatos 20 anos, e após quase 40 de sofrimento, o Muro de Berlim foi derrubado. Foi, sem sombra de dúvidas, um momento inesquecível, não somente para a Alemanha, mas também para todo o mundo, por marcar o fim do Comunismo Europeu.

Em 13 de Agosto de 1961 as famílias de Berlim acordaram e encontraram parte de suas vidas separadas por completo por uma cerca eletrificada que viria a ser o começo da construção do Muro que por sua vez, traria tanto sofrimento a tanta gente por tantos anos, o Muro de Berlim.

Na data de hoje, há exatos 20 anos o Muro, símbolo maior da Guerra Fria foi derrubado, derrubando consigo o Comunismo Europeu, junto ao Portão de Brandenburg. Alemães do Leste e do Oeste puderam cruzar as fronteiras livremente e dançar nas ruas.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a parte oeste de Berlim foi dividida entre zonas Francesas, Americanas e Inglesas, enquanto a parte leste foi ocupada pelos Soviéticos. A partir de então, a Alemanha foi dividida em duas partes, a Ocidental e a Oriental. Os Aliados ocuparam zonas, incluindo Berlim Ocidental, que se transformaram na República Federal da Alemanha. Já a zona Soviética se tornou em República Democrática Alemã, cuja capital passou a ser Berlim Oriental.


Os Estados Unidos ajudaram financeiramente a Alemanha Ocidental e encorajaram os especialistas em inovações e engenharia, liderando a Alemanha Ocidental a um "boom" econômico o que a transformaria em um dos países-estados mais poderosos da Europa. Enquanto isso, na Alemanha Oriental os Soviéticos massacraram a população fazendo-os pagar as reparações massivas do pós guerra.

Este novo estado, Oriental, lutava para fazer-se viável a uma população de aproximadamente 18 milhões de cidadãos, que, em busca de uma vida melhor, imigravam para a parte mais próspera, a Alemanha Ocidental para nunca mais voltar.

Em 1961 a Alemanha Oriental, liderada por Walter Ulbricht e o lider russo Nikita Khrushchev concordaram na construção de um muro ao redor da Alemanha Ocidental para evitar que as pessoas continuassem abandonando a parte mais pobre e menos vantajosa da Alemanha, da mesma forma a evitar o fácil acesso dos ocidentais ao lado oriental. O muro acabou dividindo fisicamente famílias e dificultando as comunicações e provocando muitos sofrimentos.

Os guardas que vigilavam o Muro estavam sempre armados e os que se atreviam a tentar ultrapassá-lo não sabiam o que lhes podia acontecer. Haviam filas e muita espera e muitas vezes os passaportes eram confiscados para a checagem de cada detalhe, além das checagens agressivas aos carros, deixando claro que os que tentavam ultrapassar o muro eram indesejados como visitantes. Uma atmosfera absolutamente negativa.

Para os que nasceram sob estas condições, a vida parecia normal. As casas pareciam um pouco descuidadas, pobres, mas vivia-se normalmente. No entanto, crescer na Alemanha Oriental significava não ter difeito a saúde pública, medicina ou educação. E embora as creches fossem gratuitas e as mulheres tivessem controle sobre seus corpos decidindo ou não por evitar filhos, a "liberdade" não era completa. Sabia-se através das autoridades o que era ou não permitido e a partir daí, tomavam-se decisões quanto a vida diária.


Em 1989, o líder soviético Mikhail Gorbachev decidiu pôr fim a tudo isso, com demonstrações que, mais do que reunificação eram, na realidade uma reforma do sistema existente. Foi entao que no dia 9 de novembro daquele ano, milhares de alemães orientais invadiram as estradas para ter a chance de visitar a Alemanha Ocidental. O muro foi derrubado e eles puderam passar diretamente por ali.

Naquele dia, carros invadiram a Alemanha Ocidental buzinando, com pessoas acenando e buscando, de alguma forma, reencontrar os amigos, familiares e conhecidos "perdidos", estando tão próximos e tão distantes ao mesmo tempo. As pessoas dançavam nas ruas, comemorando, rindo, pulando. O povo delirava.

Ficou claro que a reunificação seria inevitável e foi em 1990 que as duas Alemanhas se transformaram na República Federal da Alemanha, hoje um dos países mais importantes da União Européia, sendo o primeiro a conseguir livrar-se a recessão mundial, dado a força do seu povo para seguir sempre adiante.

Parabéns Alemanha!

*****************************

Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
-------------------------------
Viver Integral - Saúde, Alimentação e Bem Estar
Para viver bem e melhor... não deixe de visitar...

2 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

Norma Villares

Que Beleza de POST, excelente lembrança. E ainda cantavam de tanta alegria.
Abraços ricos de luz

Norma Villares

Dei a notícia também, remetendo para seu blog.
Abraços

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br