Wednesday, January 23, 2008

Peru - IV - Cusco e Machu Picchu

Do Quechua Qosqo ou Qusqu, "Umbigo do Mundo", Cusco - antiga capital do Império Inca, é uma das cidades turísticas mais importantes do Peru, tendo sido declarada Patrimonio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1983.

Suas ruas empredradas decobrem edifícios da construçao inca, como o Koricancha e o Palacio de Inca Roca, junto a construçoes coloniais de estilo barroco andino, tal como a Catedral e a Igreja da Companhia.

A dez minutos da cidade se encontram as gigantescas muralhas da fortaleza de Sacsayhuamán e a alguns quilometros mais distantes se encontram sítios arqueológicos como Qenko, Pakapukara e Tambomachay, construçoes incas edificadas totalmente em pedra.

A data exata de sua fundaçao ainda é desconhecida, mas graças a vestígios e dados arqueológicos, sabe-se que a cidade já era habitada há 3 mil anos.

Cusco foi capital e sede de governo do Reino dos Incas, transformando-se na cidade mais importante dos Andes, o que a transformou no principal foco cultura e eixo de cultos religiosos.

A cidade se expande pelo vale que forma o rio Huatanay e pelas serras. O clima é geralmente seco e temperado, com duas estaçoes definidas: uma seca, entre abril e outubro, com dias ensolarados, noites frias e temperatura média de 13ºC; e outra chuvosa, de novembro a março, com temperatura média de 12ºC.

Ao largo do Vale Sagrado dos Incas, a uma hora de Cusco, podem ser encontrados os povoados de Pisac, Maras, Chinchero e Ollantaytambo, de onde se pode tomar um trem a Machu Picchu.

Outra forma de chegar a Machu Picchu é seguindo o Caminho Inca, uma espetacular rede de caminhos que passam por montanhas nevadas, rios e paisagens incríveis.

O enigmático complexo de Machu Picchu é o mais importante e belo legado dos antigos peruanos, sendo parte do Santuário Históorico de mesmo nome, o qual é um dos poucos lugares da América declarados Patrimonio tanto Cultural como Natural da Humanidade pela UNESCO e encontra-se encravado no cume de uma montanha, harmonizando-se com a exuberante natureza do que rodeia, criando um lugar único no mundo.

Do Quechua Machu, "velho" e Picchu "cume, ou seja "Cume Velho", Machu Picchu está localizado na vertente oriental dos Andes Centrais, ao sul do Peru.

Segundo documentos de mediados do séc. XVI, Machu Picchu teria sido uma das residencias de Pachacútec, o Inca Yupanqui (o maior imperador inca, 1438-1470). No entanto, o caráter de sua contruçao, demonstra que teria sido utilizado como santuário religioso.

Machu Picchu é considerada ao mesmo tempo uma obra mestre de arquitetura e da engenharia. Suas características peculiares, arquitetonicas e paisagísticas, e o véu de mistério que foi tecido ao redor de boa parte da literatura publicada sobre o lugar, transformaram Machu Picchu em um dos destinos turísticos mais populares do planeta, e, recentemente tendo sido eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.


http://www.peru.info/s_ftociudades.asp?pdr=651&jrq=3.7&ic=1&ids=1291


Pics from internet:
- Piedra de Doce Angulos
- Calle del Medio, Cusco
- Catedral de Cusco
- LLama y Machu Picchu
- Machu Picchu

Tuesday, January 15, 2008

Aprendendo a Viver

Pic by Carmem L Vilanova


Pela passagem dos meus 40 anos de vida, minha mae me enviou um livrinho bastante simples mas que fala muito daquilo em que creio, com mensagens de otimismo e incentivo.

Hoje dou uma pausa nas minhas publicaçoes sobre o Peru (que com certeza continuarao), para deixar aqui uma mensagem de otimismo retirada do livrinho "Aprendendo a Viver", de Legrand e espero que possa ser útil a todos aqueles que necessitem de uma palavra positiva.

Afinal, como diz o próprio Legrand "A vida é uma dádiva divina. Saber viver com sabedoria e equilíbrio é uma questao de opçao".

Por isso hoje deixo aqui o seguinte:

"Eu aprendi que...

... eu sou a prápria fonte de minha felicidade...

... buscar felicidade na riqueza ou no sucesso é apenas uma forma de confundir desejo com necessidade...

... as grandes realizaçoes só se tornaram possíveis quando alguém tentou o impossível...

... a dor do sofrimento é apenas o esterco onde, em breve, germina uma boa semente..."


Um lindo restante de semana para todos...

Muitos beijos, flores e meus eternos sorrisos!

Wednesday, January 02, 2008

Peru - III - Os Andes



Os Andes sao a mais longa cadeia de montanhas da América do Sul, com mais de 7 mil quilometros de extensao e em algumas partes chega a 500 km de largura, além de uma altitude média de 4 mil metros.


A Cordilheira dos Andes é dividida em Cordilheira Oriental, Cordilheira Central e Cordilheira Ocidental, separadas por uma grande depressao, onde surgem outras cadeias de menor importancia, a exemplo da Cordilheira da Costa, no Chile.


As montanhas se extendem por 7 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Venezuela e Peru.


Nao se sabe ao certo a origem do nome "Andes", mas acredita-se que seja de origem do Quechua "anti" que significaria "topo mais alto". Uma outra teoria é de que o nome deriva do Espanhol "andén", que significa terraço, referindo-se aos terraços de cultivo usados pelos Incas e povos relacionados.


O pico mais alto da Cordilheira dos Andes é o Monte do Aconcagua, na Argentina, com 6.962 metros acima do nível do mar, e o Monte Chimborazo nos Andes Equatorianos é o ponto em que a superfície da Terra está mais distante do seu centro.

Os Andes tem vários vulcoes ativos, incluindo o Cotopaxi, no Equador, um dos mais altos vulcoes ativos do Planeta.



O clima varia a depender do local, altitude e proximidade com o mar. A parte sul é chuvosa e fria, enquanto nos Andes central o clima é seco. O nordeste dos Andes é tipicamente chuvoso e as temperaturas se aproximam aos 18ºC, na Colombia.


A parte nevada está localizada nas altitudes entre 4.500 - 4.800 na zona do Equador, Colombia, Venezuela e Peru; entre 4.800 - 5.200 m nas montanhas secas do sul peruano e norte chileno e desde o Aconcagua até a Terra do Fogo, no sul da Argentina.

Os Andes sao ricos em fauna e flora, com um estimado de mais de 30 mil espécies de plantas, mais de 1 mil espécies de anfibios, 600 espécies de mamíferos, 1.700 espécies de pássaros, mais de 600 espécies de répteis e quase 400 espécies de peixes.




A vicuña e o guanaco podem viver no Altiplano, enquanto as llamas e as aplacas costumam ser domesticadas para fornecer carne e lâ. O condor andino, o maior pássaro da espécie no Hemisfério Oeste pode ser visto por toda Cordilheira, principalmente nas regioes de baixa densidade.


Várias cidades grandes estao na regiao dos Andes, como Bogotá, Quito, La Paz e Cusco. A maioria das cidades sao, nos dias atuais, conectadas por asfalto, mas em épocas passadas, o transporte na regiao só era possível a partir da utilizaçao de llamas.

Povos antigos, tal como os Incas, tinham técnicas de irrigaçao que funcionam até os dias atuais. Por causa das montanhas, as "terraças" eram a prática mais comum, embora esta técnica tenha sido usada de forma mais extensiva após a expansao do Império Incaico.



Também a mineraçao é próspera nos Andes, com grande quantidade de ferro, prata e cobre, como principais minerais. Os Andes têm, incluse, a reputaçao de ser o mais importante produtor destes minerais em todo o mundo.





(... continua com "Cusco e Machu Picchu...)


Beijos, flores e muitos sorrisos... sempre!





fonte: wikipedia.org






* Pics from internet:

- Vista aérea dos Andes

- Vulcao no Chile

- Alpamayo, Peru

- Tunki Tumpupata (ave originária da regiao andina)

- Llama

- Punta Arenas, Chile

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br