Thursday, October 25, 2007

Halloween... uma tradiçao americana?


Nao há sombra de dúvidas que os americanos, da mesma forma que acreditam ser os donos do mundo, acreditam também que todas as tradiçoes mais conhecidas por estes mundos de cá também sao criaçao sua unicamente, o que está absoluta e completamente avesso a realidade, diga-se de passagem...

No próximo dia 31 de outubro, nos países anglo-saxonicos e já em muitos países do mundo, comemora-se Halloween, mas muitos ainda nao conhecem bem onde, como e porque começou esta tradiçao...

A origem do Halloween remonta as tradiçoes dos povos Celtas, habitantes da Gália e ilhas da Gra-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C.

Inicialmente a comemoraçao nao tinha relaçao com as bruxas, "gostosuras ou travessuras" (Trick or Treat) tao conhecidos nos dias atuais. Na época, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o final do verao no Hemisfério Norte. O próprio nome da celebraçao, "Samhain", significa, na língua celta, "fim do verao".

Para os celtas, o final do verao era considerado como um "ano novo", e, consequentemente, uma data sagrada, vez que durante este período os celtas consideravam que o "véu" entre os mundos material, o dos mortos (ancestrais) e o dos deuses (divino) ficava mais tenue.

O festival de Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro (como o nosso Dia de Todos os Santos, nos países católicos), com muita alegria e homenagem aos seres queridos que já haviam partido, tanto quanto aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram considerados seus ancestrais, sendo os primeiros de toda árvore genealógica.

Como a celebraçao normalmente ocorria entre o por-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, era chamada de a noite sagrada ("Hallow Evening") . Acredita-se que esse tenha sido a origem do nome que conhecemos nos dias atuais: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Por este motivo, o termo "Dia das Bruxas" nao é utilizado pelos países de língua inglesa, é senao uma designaçao única dos países de língua portuguesa e espanhola, países com maioria católica, que festejam nesta data o Dia de Todos os Santos, conhecidos nos países de idioma ingles como All Hallow's Eve.

A relaçao da comemoraçao desta data com as bruxas propriamente ditas começou na Idade Media, com a perseguiçao dos lídres políticos e religiosos contra os pagaos, conduzidos a julgamento pela "Santa Inquisiçao", com o intuito de condenar homens e mulheres que atuassem de forma distinta ao que pregava a Igreja Católica, tais como curandeiros e pagaos. Os que nao estivessem dentro das normas proclamadas pela Igreja eram considerados bruxos e bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, sendo julgados pelo Santo Ofício e queimados vivos em fogueiras.

Nos dias atuais, além das práticas de pedir doces ou vestir roupas de fantasias que se popularizou na maioria dos países que comemoram Halloween, ainda é possível encontrar pessoas que celbram a moda celta, como os praticantes do druidismo (druidas eram os sacerdotes celtas) ou da wicca (uma forma de bruxaria moderna).

Para os que ainda comemoram desta forma, um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela em uma das janelas da casa, em homenagem aos ancestrais. Muitos grupos ainda se reúnem para metidar em volta de fogueiras, honrando seus mortos e seus deuses, com oferendas de frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança.

(... continua com "Trick or Treat" - "Travessuras ou Gostosuras"... aguardem)

* Fonte www.wikipedia.com

* Pic by Carmem L Vilanova

3 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

Eremit@

como me interesso pela cultura Celta e seus costumes e mitos sabia qual a origem, mas soube bem reler. Também porque acho lamentável a apropriação indevida e a deturpação de sentido de costumes. Foi óptimo ter colocado este post.
Entretanto vim dizer-lhe que tem um "prémio" a receber lá no Eremitério.
Fraterno abraço

Estrela do mar

...olá minha querida, desculpa a ausência, mas ultimamente ando muito virada para os trabalhitos que posto no meu outro blog...e depois o tempo não dá para tudo:(...mas olha, adorei a explicação que deste aqui sobre o Halloween...eu também já o tinha feito um ano no Clave de Lua, e fiquei mais ou menos com a ideia do que significa...e como saber não ocupa lugar...obrigada por voltares a relembrar...



Beijinho grande no teu coração

Anonymous

Sie irren sich. Geben Sie wir werden besprechen. levitra generika levitra preisvergleich [url=http//t7-isis.org]levitra ohne rezept[/url]

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br