Wednesday, September 14, 2005

Valerao menos?

A recente historia dos Estados Unidos esta' recheada de acontecimentos que eu diria, absurdos e discutiveis...

Ha aproximadamente 15 dias, fomos testemunhas de um dos maiores desastres naturais no pais nos ultimos anos, que resultou em milhares de mortos e outros tantos desabrigados e necessitados de tudo... tudo, absolutamente tudo... comida, remedios, agua potavel, roupa limpa, atencao e carinho... tudo o que 'e realmente preciso para que um ser humano consiga sobreviver em uma situacao de emergencia, tal como a que se apresentou.

A minha indignacao comecou ja no momento mesmo da tragedia, por seu carater gigantesco, mas piorou no momento em que soube que tal desastre natural havia sido previsto, com, no minimo, uma semana de antecipacao por um especialista alemao, contratado por uma Fundacao responsavel por fazer com que a coisa funcione em um momento de necessidade, uma tal de FEMA (Federal Emergency Management Agency), e que este mesmo especialista nao havia sido levado a serio, quando o assunto era realmente serio, por ignorancia, por hostilidade, por soberba, por que nao dizer, pela xenofobia fora do comum que assola o mundo de ca...

O que se sabe 'e que este especialista entrou em contato com a FEMA e anunciou o que havia descoberto dizendo que a Fundacao deveria comprar tal quantidade de barracas de acampamento, para uma situacao de emergencia, bem como itens para manter vidas (vivas) por alguns dias, ate que a situacao se normalizasse naturalmente... Ao advertir a Fundacao, ouviu como resposta que "americano nao 'e povo que durma em barracas de acampamento"... claro que nao, sao gente "perfeita", sao gente "superior" aos outros, e como tal, sofreriam tal humilhacao? claro que nao...

Mas a coisa nao para por ai'... Outros dois especialistas tambem chegaram a advertir as autoridades sobre a catastrofe, mas como os Estados Unidos, de unido so' tem mesmo o nome, pois tudo aqui funciona de forma regional e individual, antes de que se perturbassem as sagradas ferias do Presidente, notificou-se ao Governador do Estado, que por sua vez, disse que "fez o que podia", para evitar tremenda perda de vidas, notificando ao Presidente, somente dois dias depois que tudo ja havia acontecido... afinal, "Deus" estava descansando e nao podia ser perturbado com algo tao insignificante...

Insignificante sim, ou pelo menos 'e o que parece, porque um pais que gasta bilhoes de dolares diariamente na fabricacao de armamento e envio de tropas ao Iraque, nao tinha, naquele momento, dinheiro suficiente para ajudar aos necessitados... Ora, 'e claro que nao... se todo o dinheiro do pais vai para combater os terroristas que povoam as noites de insonia do Senhor Bush, quer existam na realidade, quer nao, o fato 'e que diariamente os "herois nacionais" vao matar gente inocente em terras distantes, como "pago justo" pelos mortos do 11 de setembro... o problema so' esta' de que o verdadeiro culpado nunca 'e encontrado, nem combatido, isso para nao dizer que ele nao 'e, sequer, procurado... essa 'e a verdade...

Bom, mas para nao ficar com a consciencia muito culpada pelo ocorrido, o dignissimo Presidente resolveu mandar tropas do exercicio para a area afetada pelo Furacao Katrina, como forma de auxiliar os necessitados... auxiliar evitando a entrada e/ou saida da imprensa, para que ninguem pudesse saber o que de fato estava acontecendo por ali, como por exemplo, milhares de criancas morrendo de fome, sede e frio, idosos morrendo por falta de remedios para diabetes e pressao alta, seres humanos morrendo por falta de atencao...

Nao foram enviadas tropas de medicos, de enfermeiros, de assistentes, de bombeiros ou algo semelhante... Nao... foram enviados tropas do exercito, com armas em punho, apontando as vitimas, como se elas fossem responsaveis por seus destinos, como se elas fossem responsaveis por estarem na situacao em que se encontravam...

O pecado cometido por estas pessoas? Dois... Dois "pecados mortais"... o de serem Negros e Pobres, e para tais "pecados", nao receberam perdao... receberam a sentenca de valerem menos que os demais, receberam a sentenca de morte... uma morte lenta e sofrida, que so' de pensar nela, enche-me o peito de amargura e as lagrimas me caem facilmente porque ali estavam seres humanos, que valiam tanto ou mais do que os que nada fizeram por eles...

O mundo precisava destas pessoas que se foram... mas nao creio que o mundo necessite das que ficaram e que nada fizeram... o mundo necessita de gente que faca amor, nao a guerra... o mundo necessita de paz e amor entre os homens, nao de satisfacao de caprichos de mentes enfermas...



Eu tenho cabelos castanhos claros, olhos quase verdes, tenho a pele branca como a neve... no entanto, sou neta de negros, meu pai era bem moreno e minha mae morena clara de olhos castanhos... embora aparentemente "branca legitima", para os conceitos deste pais, posso ser considerada negra... e me orgulho de ser mestica... sera' que por isso "Valerei menos tambem?"

Hoje deixo flores para os que se foram... Beijos para os que amam a humanidade... Mas infelizmente hoje o sorriso nao me sai tao facilmente... talvez amanha!

PS: Perdoem-me a falta de acentos e cedilhas... nao estou conseguindo configurar o teclado adequadamente...

14 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

Mitsou

O teu texto, belíssimo ainda que sobre um tema que nos entristece e envergonha, como parte desta Humanidade tão desumana, deixou-me com um nó na garganta. De raiva e emoção. Daqui te mando o meu abraço apertado, amiga, e um beijinho muito doce.

Å®t Øf £övë

Amiga,
Adorei ler a forma como escreveste esta tua reflexão sobre a verdadeira realidade desta situação.
Concordo inteiramente com tudo o que aqui dizes.
Confesso-te que estou farto da prepotência dos Americanos...
Eles acham-se os donos do mundo.
Mas uma coisa é verdade.... tudo que se passa nos EUA é sempre em grande.... quer seja para o bem, quer seja para o mal.
Bjs.

"Sonhos Sonhados" e "Os Filmes da Minha Vida!"

kerida Carmem

um texto muito bom
e uma óptima crítica.

como estás?
e os teus amores?

um beijo de Portugal
cheiinho de carinho
e
muito perfumado.

beijux létinha.

Marta Vinhais

Tens toda a razão!
Há coisas que não conseguimos compreender. Posso falar dos incêndios aqui em Portugal, pois afectou-me emocionalmente.
Todos os anos, o Governo diz que é preciso limpar as matas, mas como um Presidente da Câmara de uma freguesia cercada pelas chamas disse, e com toda a razão, o Governo não pode falar quando não limpa as suas próprias matas.
Confirma a impressão que sempre tive acerca dos políticos - a única coisa que querem é serem protagonistas, aparecerem nas capas das revistas e nos jornais.
Os desgraçados somos nós, que trabalhamos por um sálario miserável, podemos ficar desempregados a qualquer momento, porque o nosso País não sabe aproveitar as oportunidades e investir nas pessoas e nos negócios certos.
O problema não será tão grande como na América, mas a base é a mesma.
De qualquer forma, acho que devemos votar, pois é a única forma que temos de lhes mostrar que estamos descontentes.
Adorei o teu texto e desculpa o desabafo. Afinal, estamos todos no mesmo barco - seja um navio ou uma canoa!
Um xi
Marta

augustoM

Carmem gostei muito de ler o teu texto de abordagem à tragédia do Katrina, na perspectiva da crítica ao governo americano. Gostava de te convidar a ler o meu texto sobre o assunto "Nem Tudo Que Luze É Ouro" que publiquei há dias.
Um beijo. Augusto

Micas

Este texto está excelente, no fundo o povo americano é o maior culpado, já que teve a oportunidade que escolher um outro presidente mas optou por desperdiçar essa mesma oportunidade. Beijo grande

Fragmentos Betty Martins

Olá Querida Carmem

Não haja dúvida que a América está a ser avassalada por catástrofes naturais e actos terroristas, o povo americano está a viver um dos piores momentos. As noticias que temos são horríveis. Mas contra a força da natureza, o homem pouco ou nada pode fazer. No entanto um país como U.S.A teria que estar bem mais organizado para estas situações, muito embora esta tivesse sido devastadora. Que Deus proteja os que precisam de ajuda e que devem ser muitos. E que o Buch não vá para o Texas jogar golfe, deixando a protecção da América só nas mãos dos Deuses.

Beijos e um regaço de Rosas para ti minha querida amiga

Eclipse

Um texto verdadeiro e muito real.
Descreveste tudo com todo o sentimento que te vai pela alma. É realmente uma verdadeira Reflexâo da situacão

graziela

Carmen,
gostei mesmo muito do teu texto que deixa transparecer quem está por detrás dele: uma mulher sensível e humanista. O mundo precisa de mais gente como tu.
o que aconteceu nos EU foi um duro golpe para as populações sofredoras, mas foi também um duro golpe na arrogância e soberba do senhor Bush. o sonho americano vai-se diluindo cada vez mais.
obrigada pelos comentários que deixaste no meu blog antes de ir para férias. Foram umas férias excelentes.Obrigada.
um abraço
graziela

mfc

Um post magnífico onde expressas muito sentimento e onde te desnudas sem preconceitos.
Adorei ler-te.
Quanto ao desastre e à actuação da Administração... temos dito!!

Estrela do mar

hknmqrgz...@miga, venho-te dar a conhecer o meu outro blog, se quiseres passa por lá...


www.keres1dica.blogspot.com

Beijinhos.

Nilson Barcelli

Eu sei que não há nenhum país do mundo preparado para uma catástrofe dessas.
Mas, como muito bem disse, podia ter sido muitíssimo minimizada.
E ninguém é despedido? Para já não falar em cadeia, porque mesmo que não se tivessem tomado medidas preventivas sempre se podiam ter disponibilizado autocarros para aquela gente.
Beijinhos
PS: já voltei e trouxe 2 melros comigo...

Cacusso

Post brilhante!
Só quem não passa por aqui se pode admirar da qualidade, oportunidade e franqueza do que é escrito e da crítica que contém.

Beijos

ponto azul

Eu vi as noticias e pensei em ti...mas entretanto os dias foram passando e perdi a oportunidade de falar sobre o assunto...mas foi incrivel, pois deu mesmo a entender que por serem pessoas de cor "diferente" foram enviadas ajudas muito tarde!Dizeram que não se deram conta do tamanho da tragédia...tretas!Mas espero que tudo corra pelo melhor...Bjs :-)

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br