Thursday, March 24, 2005

O Significado da Páscoa

Amigos!
Hoje estou publicando algo diferente no meu blog... Nao é exatamente uma homenagem, nem um poema de amor, nem uma cançao romântica... mas é algo importante na vida de muitos, independente da religiao... A Páscoa.

Muitos comemoram todos os anos esta data importante do nosso calendário, mas muitas vezes comemoram por comemorar, sem sequer saber o seu significado, sua origem. E como o "Eu Sei Que Vou Te Amar" também é cultura (risos). Deixo-vos aqui, um texto interessante sobre a Páscoa, claro, aproveitando para desejar a todos que a passem muito feliz junto a todos aqueles a quem amam.

Muitos beijinhos!

++++++++++++++++++++++++++++++++++


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

"Feliz Páscoa" em diferentes idiomas:


(click na foto para aumentar)

A Páscoa no Mundo

Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.

· Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

· Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

· Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

· Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

· No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

13 Deixaram aqui suas Palavra(s) de Amor:

Cacusso

Passei por aqui para desejar-te, extensivo a todos quantos te amam, uma Páscoa muito Feliz.

Amita

Venho agradecer-te as doces palavras que sempre deixas no meu cantinho e desejar-te uma Páscoa cheia de Alegria junto dos teus que tanto amas. Linkei-te no meu outro blog, o www.brancoepreto.blogs.sapo.pt.Assim não te perco. Bjokas grandes Amiga

Estrela do mar

...desejo-te uma Páscoa muito feliz...e desde já agradeço as tuas sempre doces palavras deixadas no meu cantinho...
Um beijinho*.

SL

Feliz Páscoa Linda!
Obrigada pelas tuas bonitas palavras e pelo carinho.
Muitos jinhos.

Nothingandall

Ei-lo que entra contente nos casais;
E, com amor, visita as r�sticas choupanas.
� ele, esse que trouxe aos m�seros mortais
As grandes alegrias sobre-humanas.
L� vai, l� vai, por �ngremes caminhos!
Linda manh�, can��es de passarinhos!
(...)
A campainha toca: Aleluia! Aleluia! (...)
Velhos trabalhadores, por quem sofreu Jesus.
E m�es, acalentando os filhos no rega�o.
Esperam o COMPASSO...
E, ajoelhando com s�ria devo��o Beijam os p�s da Cruz.
Teixeira de Pascoaes
Com uma parte do poema "A P�scoa na minha Aldeia" agrade�o e retribuo, com todo o sentimento, os votos de Feliz P�scoa que me deixaste. Beijinhos de Portugal.

Anonymous

Expresso os meus votos de uma FELIZ PÁSCOA.

Abraço carinhoso :-)

Å®t Øf £övë

Amiga,
Passei para desejar uma Páscoa feliz.
Beijinhos.

Teresa

Carmem, desejo-te uma Páscoa muito, muito feliz...

Beijinhos

BlueShell

Não sabia...e fizeste alterações no Template!!!
As tuas palavras de incentivo foram e são preciosas. Beijo .

Uma Páscoa abençoada para ti e os teus. Beijo, BShell

Anonymous

Viva
Agradeço a tua visita e desejo-te uma Feliz Páscoa.
Um beijinho desta Ilha maravilhosa.
Christina

vf

Uma Feliz Páscoa para todos,

liliana miranda

Carmem querida!!
Em suma é mesmo a Páscoa, renovação, renascimento, libertação!
Sabes, adoro este teu cantinho tanto quanto a ti!
Vê-se o quanto especial és!!
beijos e beijos!!

Anonymous

Olá Sou um dos membros da Equipe Gazeta dos Blogueiros. Estou visitando todos os blogs que foram destaque no mês de Março! Gostaria de informar que o seu blog está fazendo parte do concurso 5 Blogs The Best. Venho por meio deste informar que vc só estará concorrendo se estiver o selo da Gazeta dos Blogueiros e/ou o Troféu de Destaque 2005, caso contrário providencie no site da Gazeta! È determinado este direito pois o seu blog caso seja um dos 5 melhores ficará publicado em nosso site (Gazeta dos Blogueiros) durante 1 mês para issu vc deve ficar atento no site da Gazeta dos Blogueiros www.jornalblog.cjb.net para saber se seu blog está na lista dos 5 Melhores Blogs do Mês de Março! Atenciosamente! Tiago Membro da Equipe Gazeta dos Blogueiros Tenha uma Ótima Semana!

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br